Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Matemática da UFPA

onde está a Educação Matemática Inclusiva?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.9311

Abstract

Esta investigação configura-se como pesquisa documental cujo objetivo é identificar e compreender como é organizada a formação matemática dos cursos da Universidade Federal do Pará (UFPA), do ponto de vista Educação Especial, na perspectiva inclusiva. Para a produção dos dados, optamos pelas informações contidas em oito Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de Licenciatura em Matemática da UFPA, ofertadas nos campi Belém, do Instituto de Educação Matemática e Científica (BELÉM/IEMCI),e do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (BELÉM/ICEN); dos campi de Abaetetuba; Bragança; Breves; Cametá; Castanhal e Salinópolis. Os resultados preliminares apontam que a maioria dos campi oferecem mais do que a disciplina Libras; no entanto, há necessidade de ampliar os espaços formativos, com vistas a garantir aos futuros professores um conjunto de conhecimentos e competências para desenvolver um trabalho pedagógico inclusivo no campo da Matemática.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Raissa de Sousa Cantão, Universidade Federal do Pará

Graduação em Matemática (UFPA).

Raquel Pinto Gonçalves, Universidade Federal do Pará

Graduação em Matemática (UFPA).

Cleyton Hércules Gontijo , Universidade de Brasília

Doutor em Psicologia. 

References

BORGES, F. A.; CYRINO, M. C. C. T.; NOGUEIRA, C. M. I. A formação do futuro professor de matemática para a atuação com estudantes com deficiência: uma análise a partir de projetos pedagógicos de cursos. Boletim GEPEM, v. 76, p. 134-155, 2020.

BRASIL. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. UNESCO, Jomtiem/Tailândia, 1990.

BRASIL. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, de 23.12.1996.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: CNE, 2002.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 2, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Brasília: Diário Oficial da União, 04 mar. 2002.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. NAAHS - Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação: documento orientador. MEC/SEESP. Brasília – DF, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC, 2008.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo Escolar da Educação Básica 2012: resumo técnico. Brasília: INEP, 2013.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: CNE, 2015.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Minuta de Diretriz específica para o atendimento de estudantes com altas habilidades ou superdotação. Brasília: CNE, 2022.

BRASIL. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: UNESCO, 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/ arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em: 09 maio. 2024.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BULLEN, J. C.; SWAIN LERRO, L.; ZAJIC, M.; MCINTYR, E. N.; MUNDY, P. A developmental study of mathematics in children with autism spectrum disorder, symptoms of attention deficit hyperactivity disorder, or typical development. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 50, p. 4463-4476, 2020.

CASTRO, M. R.; FERREIRA, G.; GONZALEZ, W. Metodologia da pesquisa em educação. 1. ed. Nova Iguaçu: Marsupial, 2013.

CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J.; DESLAURIERS, J.P.; GROULX, L.H.; LAPARRIÈRE, A.; MAYER, R.; PIRES, Á. (Org.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2012, p. 293-316.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.

FONTES, D. M. A criatividade em resolução de problemas de matemática: um estudo com alunos com altas habilidades/superdotação no NAAH/S de Rio Branco/AC. 2022. 114f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática), Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2022.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GATTI, B. A. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, São Paulo, nº 100, 2014.

GATTI, B.; ANDRÉ, M. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em educação no Brasil. In: WELLER, W.; PFAFF, N. (Org.). Metodologias de pesquisa qualitativa em educação. Petrópolis: Vozes, 2010, p. 29-38.

GHEDIN, E. Tendências e dimensões da formação na contemporaneidade. In: 4º 460 Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar - (CONPEF), 4., 2009. Londrina. Anais [...]. Londrina, UEL, 07-10 de jul. 2009.

GOODSON, I. F. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 2008.

INEP. Censo Escolar da Educação Básica 2023: Resumo Técnico (Versão Preliminar). Brasília: Inep, 2024.

LEAL, R. V. G.; NOGUEIRA, C. M. I.; BIRGES, F. A.; SIMONETTI, D. Educação especial e libras nos cursos de licenciatura em matemática: um saber profissional para uma formação docente inclusiva. Revista Eletrônica de Educação Matemática - REVEMAT, Florianópolis, v. 16, p. 01-20, jan./dez., 2021.

LEPREDA, A. S. R. A mobilização de ideias-base de função por estudantes autistas em uma perspectiva inclusiva. 2023. 206f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2023.

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5.ed. Revista e ampliada. Goiânia: Alternativa, 2004.

MIRANDA, C. J. A.; MIRANDA, T. L. O ensino de matemática para alunos surdos: quais os desafios que o professor enfrenta? Revemat – Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 06, n. 1, p.31-46, 2011.

MORAIS, P. C. G. A proposta de formação de professores contida nos projetos político-pedagógicos dos cursos de licenciatura: um estudo sobre currículo. 2018. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2018.

NOGUEIRA, C. M. I.; ROSA, F. M. C. D.; ESQUINCALHA, A. D. C.; BORGES, F. A.; SEGADAS-VIANNA, C. Um panorama das pesquisas brasileiras em educação matemática inclusiva: a constituição e atuação do GT13 da SBEM. Educação Matemática em Revista, v. 24, n. 64, 04-15, set./dez. 2019.

NOGUEIRA, C. M. I. Educação Matemática Inclusiva: do que, de quem e para quem fala? In: KALLEF, A. M. M. R.; PEREIRA, P. C. (Org.) Educação matemática: diferentes olhares e práticas. Curitiba: Appris, 2020, p. 109-132.

OLIVEIRA, R. R.; MARIANE, R. C. P. Organização curricular de cursos de formação de professores em nível superior: um mapeamento. ReBECEM, Cascavel, (PR), v.7, n.1, p. 14-39, abril 2023.

PÁDUA, E. M. M. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 10. ed. rev. e atual. Campinas, SP: Papirus, 2004.

SÁ-SILVA, J. R.; ALMEIDA, C. D.; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História e Ciências Sociais, São Leopoldo, RS, ano 1, n.1, jul. 2009.

SILVA, A. F. G.; PIETROPAOLO, R. C. Conceitos, teoria e prática do currículo e suas inovações. Revista Ensino, Educação e Ciências Humanas, Londrina, v. 21, n. 4, p. 371-375, 2020.

SILVA, M. D. Estudantes cegos interpretando gráficos: relações entre aspectos visuais e conceituais e adequações para o ensino. 2023. 237f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.

SILVA, N.; SILVA, G. H. G.; JULIO, R. S. Contribuições para a formação inicial de professores de matemática a partir de seu envolvimento em um projeto extensionista direcionado ao público idoso. Bolema, Rio Claro (SP), v. 35, n. 70, p. 766-793, ago. 2021.

SKOVSMOSE, O. Inclusões, encontros e cenários. Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 24, n. 64, p. 16-32, 2019. Disponível em: http://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/article/view/2154. Acesso em: 09 maio 2024.

SOUZA, D. C.; BRINGEL, M. F. Educação inclusiva: principais dificuldades no processo de ensino e aprendizagem no ambiente escolar. ID on Line Revista de Psicologia, Jaboatão dos Guararapes, v. 17, n. 68, p. 460-472, out. 2023.

SUARES, A. R. S. A aprendizagem matemática de alunos surdos: desafios, desconstruções e reconstruções. 2021. 119f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade do Estado de Mato Grosso, Barra do Bugres, 2021.

VEIGA, I. P. A. Educação básica e educação superior: Projeto Político Pedagógico. 1. ed. Campinas, SP: Papirus, 2004.

WEI, X.; CHRISTIANO, E. R. A.; YU, J. W.; BLACKORBY, J.; SHATTUCK, P.; NEWMAN, L. A. Postsecondary pathways and persistence for STEM versus non-STEM majors: Among college students with an autism spectrum disorder. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 44, n. 5, p. 1159-1167, 2014.

YAHATA, E. A.; FONSECA PINTO, G. M. Ensino de matemática, surdez, bilinguismo e inclusão. Boletim GEPEM, Seropédica, n. 76, p. 51-62, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/196. Acesso em: 16 maio 2024.

Published

2024-08-30

How to Cite

Cantão, R. de S., Gonçalves, R. P., Lima, R. F., & Gontijo , C. H. (2024). Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Matemática da UFPA: onde está a Educação Matemática Inclusiva?. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(31), 1–18. https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.9311

Issue

Section

Artigos Científicos