Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Matemática da UFPA

onde está a Educação Matemática Inclusiva?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.9311

Abstract

Esta investigação configura-se como pesquisa documental cujo objetivo é identificar e compreender como é organizada a formação matemática dos cursos da Universidade Federal do Pará (UFPA), do ponto de vista Educação Especial, na perspectiva inclusiva. Para a produção dos dados, optamos pelas informações contidas em oito Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de Licenciatura em Matemática da UFPA, ofertadas nos campi Belém, do Instituto de Educação Matemática e Científica (BELÉM/IEMCI),e do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (BELÉM/ICEN); dos campi de Abaetetuba; Bragança; Breves; Cametá; Castanhal e Salinópolis. Os resultados preliminares apontam que a maioria dos campi oferecem mais do que a disciplina Libras; no entanto, há necessidade de ampliar os espaços formativos, com vistas a garantir aos futuros professores um conjunto de conhecimentos e competências para desenvolver um trabalho pedagógico inclusivo no campo da Matemática.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Raissa de Sousa Cantão, Universidade Federal do Pará

Graduação em Matemática (UFPA).

Raquel Pinto Gonçalves, Universidade Federal do Pará

Graduação em Matemática (UFPA).

Cleyton Hércules Gontijo , Universidade de Brasília

Doutor em Psicologia. 

Published

2024-08-30

How to Cite

Cantão, R. de S., Gonçalves, R. P., Lima, R. F., & Gontijo , C. H. (2024). Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Matemática da UFPA: onde está a Educação Matemática Inclusiva?. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(31), 1–18. https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.9311

Issue

Section

Artigos Científicos