Evidências do Positivismo no Ensino de Cálculo Diferencial e Integral no século XIX no Brasil

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DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.9214

Resumen

O objetivo do trabalho foi identificar a influência do filósofo francês Auguste Comte (1798-1857) no ensino da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral nas instituições de ensino militares e de engenharia no século XIX no Brasil. Usando a metodologia bibliográfico-analítica, tomou-se como corpus documental livros de Comte, livros didáticos de Cálculo Diferencial e Integral, cadernos de ex-alunos do curso de engenharia da Escola Militar e Escola Politécnica, currículos, programas de Cálculo Diferencial do século XIX e questões de exames, os quais foram analisados segundo o modelo das estruturas semióticas desenvolvido por Richard (2004). Constatou-se que houve uma tênue apropriação das propostas de Comte no ensino de Cálculo Diferencial e Integral no Brasil.

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Biografía del autor/a

Circe Mary Silva da Silva, Universidade Federal de Pelotas

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AUTOR

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Publicado

2024-08-30

Cómo citar

Silva, C. M. S. da. (2024). Evidências do Positivismo no Ensino de Cálculo Diferencial e Integral no século XIX no Brasil. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(31), 1–23. https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.9214

Número

Sección

Artigos Científicos