Desenvolvimento de Competências Financeiras por meio da Modelagem Matemática
uma proposta curricular para a Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.8931Resumen
Este artigo tem como finalidade mostrar a importância do estudo, que vai além do ensino de Matemática Financeira como uma matéria básica do currículo escolar, ele busca conscientizar nossos estudantes sobre Educação Financeira por meio de modelos matemáticos e conceitos básicos. Atualmente, observa-se que grande parte da população brasileira está endividada e com problemas em suas finanças. Logo, ao possibilitar uma proposta de ensino curricular, que tem por objetivo investigar o impacto da Modelagem Matemática no ensino de competências financeiras na Educação Básica, analisando seu efeito no desenvolvimento das habilidades financeiras dos alunos, sua motivação para aprender Matemática e sua capacidade de aplicar os conceitos em situações do cotidiano, espera-se minimizar esses índices em um futuro próximo, tornando nossos estudantes cada vez mais conscientes de suas atitudes financeiras. Assim, o projeto é iniciado conhecendo a história da Matemática Financeira, seguida de uma análise sobre Educação Financeira. Logo após, ele mostra os contribuidores do uso da Modelagem Matemática em sala de aula. Por fim, apresenta alguns modelos matemáticos, que são: testes, reflexões, planilha de orçamento familiar e jogo dos investimentos, que aplicados no assunto em questão, trouxeram resultados a nossa pesquisa. Aprimorar as aulas de Matemática no Ensino Básico é um desafio que traz diversos efeitos positivos, pois percebe-se inúmeras contribuições significativas após a aplicação do projeto, como o desenvolvimento de uma compreensão mais profunda das questões financeiras. Portanto, essas atividades vão além da formação acadêmica, pois também contribuem para a formação cidadã dos alunos.
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