Desenvolvimento de Competências Financeiras por meio da Modelagem Matemática

uma proposta curricular para a Educação Básica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.8931

Resumen

Este artigo tem como finalidade mostrar a importância do estudo, que vai além do ensino de Matemática Financeira como uma matéria básica do currículo escolar, ele busca conscientizar nossos estudantes sobre Educação Financeira por meio de modelos matemáticos e conceitos básicos. Atualmente, observa-se que grande parte da população brasileira está endividada e com problemas em suas finanças. Logo, ao possibilitar uma proposta de ensino curricular, que tem por objetivo investigar o impacto da Modelagem Matemática no ensino de competências financeiras na Educação Básica, analisando seu efeito no desenvolvimento das habilidades financeiras dos alunos, sua motivação para aprender Matemática e sua capacidade de aplicar os conceitos em situações do cotidiano, espera-se minimizar esses índices em um futuro próximo, tornando nossos estudantes cada vez mais conscientes de suas atitudes financeiras. Assim, o projeto é iniciado conhecendo a história da Matemática Financeira, seguida de uma análise sobre Educação Financeira. Logo após, ele mostra os contribuidores do uso da Modelagem Matemática em sala de aula. Por fim, apresenta alguns modelos matemáticos, que são: testes, reflexões, planilha de orçamento familiar e jogo dos investimentos, que aplicados no assunto em questão, trouxeram resultados a nossa pesquisa. Aprimorar as aulas de Matemática no Ensino Básico é um desafio que traz diversos efeitos positivos, pois percebe-se inúmeras contribuições significativas após a aplicação do projeto, como o desenvolvimento de uma compreensão mais profunda das questões financeiras. Portanto, essas atividades vão além da formação acadêmica, pois também contribuem para a formação cidadã dos alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Guilherme Luiz de Oliveira Neto, Instituto Federal do Piauí

.

Lúcio João Leal Barros, Instituto Federal do Piauí

.

Citas

ALMEIDA, L. M. W.; DIAS, M. R. Um estudo sobre o uso da modelagem matemática como estratégia de ensino e aprendizagem. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, n. 22, p. 19-35, 2004.

AMADEU, J. R. A educação financeira e sua influência nas decisões de consumo e investimento: proposta de inserção da disciplina na matriz curricular. 2009. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – UNOESTE, Presidente Prudente, SP, 2009. Disponível em: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/820. Acesso em: janeiro 2024.

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2004.

BASSANEZI, R. C. Modelagem Matemática: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2015.

BORGES, P. A. P. e NEHRING, C. M. Modelagem matemática e sequências didáticas: uma relação de complementaridade. Bolema. Rio Claro, Ano 21, n.30, pp. 131-147, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: maio de 2023.

CAMARGO, R. C. Matemática Financeira e Educação Financeira no Ensino Básico: uma proposta para atividades em sala de aula. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Bauru 2022. Disponível em: https://sca.profmat-sbm.org.br/profmat_tcc.php?id1=6781&id2=171055322. Acesso em: 28 maio 2023.

COSTA, E. A. da S. Educação financeira uma experiência no ensino básico. Dissertação (Mestrado) - PROFMAT da UNIRIO, Rio de Janeiro 2019. Disponível em: https://sca.profmat-sbm.org.br/profmat_tcc.php?id1=4665&id2=150480797. Acesso em: maio 2023.

COSTA, F. de A. Ensino matemática por meio da Modelagem Matemática. Ensino da Matemática em Debate, [S. l.], v. 3, n. 1, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/29005. Acesso em: 2 fev. 2024.

CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Trad. de Magda Lopes. Porto Alegre: Artmed, 2010.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução Luciana de Oliveira da Rocha. - 2. ed. - Porto Alegre: Artmed,2007.

CUMBERLAND, N. 100 coisas que milionários fazem. São Paulo: Astral cultural, 2019.

D'AMBROSIO, U. Da Realidade à Ação. Reflexões sobre Educação e Matemática. Ed. Universidade Estadual de Campinas, São Paulo. 1986.

FOSS, A. P. Educação Financeira: uma sequência didática para o Ensino Médio. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande/RS, 2022. Disponível em: https://sca.profmat-sbm.org.br/profmat_tcc.php?id1=6875&id2=171056758. Acesso em: 28 maio 2023.

GONÇALVES, J. P. A história da matemática comercial e financeira. Disponível em: https://www.somatematica.com.br/historia/matfinanceira4.php. Acesso em: janeiro 2024.

GOODE, W. J.; HATT, P. K. Métodos em pesquisa social. 4a ed. São Paulo: Nacional, 1972.

GRANDO, R. C. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Tese. Doutorado. Universidade de Campinas. Campinas: Unicamp, 2000.

GRANDO, N. I.; SCHNEIDER, I. J. Matemática financeira: alguns elementos históricos e contemporâneos. Campinas-SP, Unicamp, 2010. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/download/8646693/13595/20786. Acesso em: janeiro 2024

IFRAH, G. História universal dos algarismos: a inteligência dos homens contada pelos números e pelo cálculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997. v. 1.

KISTEMANN JR., MARCO AURÉLIO; COUTINHO, C. Q. E. S. ; FIGUEIREDO, A. C. . Cenários e desafios da educação financeira com a Base Curricular Comum Nacional (BNCC): Professor, Livro Didático e Formação. Em teia – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/243981. Acesso em: maio 2023.

KIYOSAKI, R. LECHTER, S. L. Pai Rico e Pai Pobre, Tradução Maria Monteiro, Rio de Janeiro-RJ: Editora Alto Books, 2000.

LIMA, C. B.; SÁ, I. P. de. Matemática Financeira no Ensino Fundamental. Revista Eletrônica TECCEN, v. 3, n. 1, p. 34–43, 2010.

MINAYO, M. C. s. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2002.

OCDE. Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Brasil: Estratégia de Educação Financeira, 2005. Disponível em: https://www.vidaedinheiro.gov.br/educacao-financeira-no-brasil/?doing_wp_cron=1670172048.6857900619506835937500. Acesso em: janeiro 2024.

REINHEIMER, M. Educação Financeira na Escola Básica: um experimento com Modelagem Matemática. Revista Educar Mais. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/205520. Acesso em: janeiro 2024.

SADOVSKY, P. O ensino da Matemática hoje: enfoques, sentidos e desafios. São Paulo: Ática, 2010.

SCHIMIGUEL, J.; ROSETTI JUNIOR, H. Elementos Históricos da Matemática Financeira e Educação Matemática. CIAEM, 30 jun. 2011. Disponível em: https://xiii.ciaem-redumate.org/index.php/xiii_ciaem/xiii_ciaem/paper/viewFile/2420/413. Acesso em: 17 jan. 2024.

SKOVSMOSE, O. Cenários de investigação. Artigo Revista Bolema – Boletim de Educação Matemática, Rio Claro (SP), n. 14, 2000.

TEIXEIRA, S. de S. A Educação Financeira como tema transversal na educação básica. Dissertação (Mestrado) - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás, Goiânia 2020. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/10692/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Simone%20de%20Souza%20Teixeira%20-%202020.pdf]. Acesso em: maio 2023

VIDA E DINHEIRO. A Estratégia Nacional de Educação Financeira. 2017 AEF BRASIL. Disponível em: https://www.vidaedinheiro.gov.br/. Acesso em: maio 2023.

ZANETTI, M. D. T. Jogo dos Investimentos: a matemática financeira entrando na sala de aula do Ensino Médio sob a perspectiva do pensamento crítico e criativo. Dissertação (Mestrado) - PROFMAT da Universidade de Brasília, 2022. Disponível em: https://sca.profmat-sbm.org.br/profmat_tcc.php?id1=6860&id2=171054263. Acesso em: 28 maio 2023.

Publicado

2024-08-30

Cómo citar

Ribeiro, A. J., Neto, G. L. de O., & João Leal Barros, L. (2024). Desenvolvimento de Competências Financeiras por meio da Modelagem Matemática: uma proposta curricular para a Educação Básica. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(31), 1–24. https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.8931

Número

Sección

Artigos Científicos