Linguagem Matemática, a teoria dos Três Mundos da Matemática e a regra da cadeia
possíveis relações
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.8846Resumen
O artigo mostra uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi evidenciar a relação entre a Teoria dos Três Mundos da Matemática e a linguagem matemática presente em conceitos de Cálculo Diferencial e Integral, especificamente, na Regra da Cadeia. Para o desenvolvimento do estudo, realizou-se uma revisão bibliográfica em trabalhos selecionados no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Buscou-se por pesquisas de mestrado e doutorado acadêmico utilizando um recorte temporal de 2018 até 2023, com o descritor “três mundos da matemática”. A Teoria dos Três Mundos da Matemática oferece uma perspectiva intrigante sobre o papel da linguagem matemática na compreensão de conceitos complexos, como a Regra da Cadeia, que é uma ferramenta utilizada para encontrar a derivada de funções compostas. Em conclusão, a Teoria dos Três Mundos da Matemática destaca como a linguagem matemática desempenha um papel fundamental nos diferentes níveis de compreensão da Regra da Cadeia, desde as suas raízes, nas experiências perceptuais, até a sua formalização como um teorema matemático. Essa abordagem tende a oferecer subsídios para professores, pesquisadores e estudantes, destacando a importância do aprimoramento da linguagem matemática na construção do conhecimento e do pensamento.
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