Linguagem Matemática, a teoria dos Três Mundos da Matemática e a regra da cadeia

possíveis relações

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.8846

Abstract

O artigo mostra uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi evidenciar a relação entre a Teoria dos Três Mundos da Matemática e a linguagem matemática presente em conceitos de Cálculo Diferencial e Integral, especificamente, na Regra da Cadeia. Para o desenvolvimento do estudo, realizou-se uma revisão bibliográfica em trabalhos selecionados no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Buscou-se por pesquisas de mestrado e doutorado acadêmico utilizando um recorte temporal de 2018 até 2023, com o descritor “três mundos da matemática”. A Teoria dos Três Mundos da Matemática oferece uma perspectiva intrigante sobre o papel da linguagem matemática na compreensão de conceitos complexos, como a Regra da Cadeia, que é uma ferramenta utilizada para encontrar a derivada de funções compostas. Em conclusão, a Teoria dos Três Mundos da Matemática destaca como a linguagem matemática desempenha um papel fundamental nos diferentes níveis de compreensão da Regra da Cadeia, desde as suas raízes, nas experiências perceptuais, até a sua formalização como um teorema matemático. Essa abordagem tende a oferecer subsídios para professores, pesquisadores e estudantes, destacando a importância do aprimoramento da linguagem matemática na construção do conhecimento e do pensamento.

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Author Biography

Gabriel Ribeiro Padilha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em Matemática–Ênfase Matemática Purapela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrando em Ensino de Matemática no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

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Published

2024-08-30

How to Cite

Ribeiro Padilha, G. (2024). Linguagem Matemática, a teoria dos Três Mundos da Matemática e a regra da cadeia: possíveis relações. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(31), 1–19. https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.8846

Issue

Section

Artigos Científicos