Linguagem Matemática, a teoria dos Três Mundos da Matemática e a regra da cadeia

possíveis relações

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.8846

Abstract

O artigo mostra uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi evidenciar a relação entre a Teoria dos Três Mundos da Matemática e a linguagem matemática presente em conceitos de Cálculo Diferencial e Integral, especificamente, na Regra da Cadeia. Para o desenvolvimento do estudo, realizou-se uma revisão bibliográfica em trabalhos selecionados no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Buscou-se por pesquisas de mestrado e doutorado acadêmico utilizando um recorte temporal de 2018 até 2023, com o descritor “três mundos da matemática”. A Teoria dos Três Mundos da Matemática oferece uma perspectiva intrigante sobre o papel da linguagem matemática na compreensão de conceitos complexos, como a Regra da Cadeia, que é uma ferramenta utilizada para encontrar a derivada de funções compostas. Em conclusão, a Teoria dos Três Mundos da Matemática destaca como a linguagem matemática desempenha um papel fundamental nos diferentes níveis de compreensão da Regra da Cadeia, desde as suas raízes, nas experiências perceptuais, até a sua formalização como um teorema matemático. Essa abordagem tende a oferecer subsídios para professores, pesquisadores e estudantes, destacando a importância do aprimoramento da linguagem matemática na construção do conhecimento e do pensamento.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Gabriel Ribeiro Padilha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em Matemática–Ênfase Matemática Purapela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrando em Ensino de Matemática no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

References

ABRANTES, W. G. B. Navegando pelos mundos da matemática: um contexto para o ensino de vetores. 2021. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Centro Universitário Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2021.

ANTON, H., BIVENS, I. e DAVIS, S. Cálculo, Volume 1. 10ª ed. Bookman, Porto Alegre, 2014.

BUENO, R. W. S.; VIALI, L. O Cálculo e Os Três Mundos Da Matemática: Um estado do conhecimento. Revista Dynamis, Blumenau, v. 25, n. 2, p. 39-55, 2019.

BUENO, R. W. S. A construção do conceito de integral: uma viagem pelos três mundos da matemática. 2021. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.

DELFINO, J. A. Uma Análise sobre a Imagem de Conceito de Integral de Alunos de Engenharia na Perspectiva dos Três Mundos da Matemática. 2019. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Centro Universitário Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2019.

DICIONÁRIO MICHAELIS. Michaelis Online, 2023. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/LINGUAGEM/. Acesso em 12 dez. 2023.

FLORES, J. B. Monitoria de cálculo e processo de aprendizagem: Perspectivas à luz da sociointeratividade e da teoria dos Três mundos da matemática. 2018. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

FLORES, M. V. Construção dos números racionais na licenciatura: um estudo desenvolvido à luz dos três mundos da matemática. 2020. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Franciscana, Santa Maria, 2020.

GEARY, D. C.; BOW-THOMAS, C. C.; LIU, F.; SIEGLER, R. S.W. S. Development of arithmetical competencies in Chinese and American children: influence of age, language, and schooling. Child development, v. 67, n. 5, 1996.

IMAFUKU, R. S. B. O uso dos softwares GeoGebra e SimCalc para enriquecimento da imagem de conceito de derivada. 2018. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Centro Universitário Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2018.

LIMA, R. N. Equações algébricas no ensino médio: uma jornada por diferentes mundos da matemática. 2007. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

MORAIS FILHO, D. C. Um convite à matemática: fundamentos-lógicos, com técnicas de demonstração, notas históricas e curiosidades, EDUFCG, Campina Grande, 2007.

POLEGATTI, G. A. Jornadas Pelos Três Mundos da Matemática Sob Perspectiva da Etnomatemática na Licenciatura Intercultural Indígena. 2020. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática). Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2020.

SILVA, D. P. Interações entre Cognição e Afetividade na Aprendizagem da Matemática. 2019. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática). Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2019.

SOARES, G. O. O conceito de limite na formação inicial de professores de matemática: um estudo à luz dos três mundos da matemática. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Franciscana, Santa Maria, 2018.

TALL, D. How Humans Learn to Think Mathematically: Exploring the Three Worlds of Mathematics (Learning in Doing: Social, Cognitive and Computational Perspectives). Edition: Illustrated, September 2, 2013.

THURSTON, W. P. On the Proof and Progress in Mathematics. Bulletin of the American Mathematical Society, v. 30, n. 2, p. 161-177, 1994.

VISINTAINER, M. Significados de Cônicas à luz dos Três Mundos da Matemática. 2019. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Centro Universitário Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2019.

Published

2024-08-30

How to Cite

Ribeiro Padilha, G. (2024). Linguagem Matemática, a teoria dos Três Mundos da Matemática e a regra da cadeia: possíveis relações. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(31), 1–19. https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.8846

Issue

Section

Artigos Científicos