Professores Iniciantes que Ensinam Matemática e seus dizeres sobre a Docência
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.75-92Resumen
Este artigo problematiza os dizeres sobre a docência dos professores iniciantes que ensinam Matemática, egressos de um curso de licenciatura em Matemática. A materialidade da pesquisa é constituída dos dados produzidos em um questionário organizado no Google Forms, respondido por catorze professores em início da docência. Os ditos descrevem sobre os desafios, as dificuldades, os sentimentos e as possibilidades do exercício profissional no ensino presencial e no ensino remoto, no que tange a (in)disciplina dos estudantes e interesse pela aprendizagem; os modos de comunicação produzidos na pandemia; a insatisfação, as preocupações e a esperança, que ultrapassam as dimensões do conhecimento, nos modos de ser e de se conduzir diante do contexto escolar, dos alunos e das aulas. Considera-se a impossibilidade de separação entre o professor e a pessoa, para que se produza movimentos de pensamento e compromisso com a docência.
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