Professores Iniciantes que Ensinam Matemática e seus dizeres sobre a Docência

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.75-92

Abstract

This article problematizes the sayings about the teaching of beginning teachers who teach Mathematics, graduates of a degree course in Mathematics.  The materiality of the research is constituted by the data produced in a questionnaire organized in Google Forms, answered by fourteen teachers at the beginning of their teaching. The sayings describe the challenges, difficulties, feelings and possibilities of professional practice in face-to-face and remote teaching, with regard to students' (in)discipline and interest in learning; the modes of communication produced in the pandemic; dissatisfaction, worries and hope, which go beyond the dimensions of knowledge, in the ways of being and conducting oneself in the school context, in the students and in the classrooms. The impossibility of separating the teacher from the person is considered, so that movements of thought and commitment to teaching can be produced.

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Author Biographies

Marta Cristina Pozzobon, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Pós-
-doutoramento em Educação pela Universidade de Lisboa, Portugal. Professora dos cursos de Licenciatura em Matemática e Mestrado em Educação Matemática, do Programa de Pós-
-graduação em Educação Matemática, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Líder do Grupo de Pesquisa: Grupo de Docências, Formação e Educação Matemática (GDFEM). Realiza pesquisa em Educação Matemática, formação e docência(s) de professores que ensinam Matemática na Educação Básica.

Gabriela Dutra Rodrigues Conrado, Instituto Federal da Paraíba - IFPB

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática (PPGEDUM-PUCRS). Mestra em Educação Matemática pela PPGEMAT-UFPel. Graduada em Licenciatura em Ciências Exatas – ênfase em Matemática (UNIPAMPA). Participa do projeto de pesquisa sobre A constituição da docência do professor iniciante que ensina Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Atualmente é docente de Ensino Básico Técnico e Tecnológico do IFPB – Campus Sousa.

Letiane Oliveira da Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutoranda em Educação em Ciências (PPGEC-FURG) atuando na linha de pesquisa Discursos, Culturas e Subjetividades na Educação em Ciências, participa do grupo de estudos Sexualidade e Escola (GESE). Mestra em Educação Matemática (PPGEMAT-UFPel), atuou na linha de Pesquisa História, Currículo e Cultura na Educação Matemática. Professora de Educação Básica nos níveis Fundamental e Médio, atuando na rede municipal de Pelotas/RS.

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Published

2024-05-09

How to Cite

Pozzobon, M. C., Dutra Rodrigues Conrado, G., & Oliveira da Fonseca, L. (2024). Professores Iniciantes que Ensinam Matemática e seus dizeres sobre a Docência. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(30), 75–92. https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.75-92

Issue

Section

Artigos Científicos