Explorando novas dimensões na Educação

uma análise da validade do aplicativo Platonic Solid Viewer como Recurso Pedagógico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.8538

Resumen

Este trabalho apresenta uma oficina sobre a utilização do aplicativo Platonic Solid Viewer (PSV) na educação, focando na exploração dos sólidos platônicos em Realidade Aumentada (RA). O objetivo foi integrar teoria e prática para os acadêmicos e testar a eficácia do PSV no ensino de geometria. Destinado a professores e alunos, o PSV foi bem recebido, com percepções positivas sobre sua utilidade. A RA, destacada como uma ferramenta promissora, foi apresentada de maneira contextualizada, permitindo que os participantes visualizassem e interagissem com sólidos platônicos em 3D, utilizando tablets e smartphones Android. A sequência didática incluiu a construção física dos sólidos seguida pela visualização interativa via RA, culminando em discussões sobre as semelhanças e diferenças entre as construções físicas e virtuais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tainara Aparecida Lotoski Faria, Universidade Estadual do Centro Oeste

.

Clodogil Fabiano Ribeiro dos Santos, Universidade Estadual do Centro Oeste

 Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1990). Possui Especialização em Física para o Novo Ensino Médio pela Universidade Estadual de Londrina, Paraná (1999), Mestrado em Educação Para a Ciência, com ênfase em Ensino de Ciências, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Bauru, São Paulo (2002), e Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa.

Atualmente, é Professor de Ensino Superior no Estado do Paraná, lotado no Departamento de Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste (PR), Campus de Irati.  Sua experiência abrange a área de Educação, com foco em Educação Matemática e Ensino de Ciências.

Citas

AMBROSIO, A. C. S.. O diálogo em Paulo Freire: contribuições para o ensino de matemática em classes de recuperação intensiva . Colloquium Humanarum: Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, v. 10, n. Especial , p. 1072-1077, jul – dez, 2013. Disponível em: https://encurtador.com.br/coCY8. Acesso em: 08 dez. 2023.

COSTA, I. L; GONTIJO, C. H. Oficinas de criatividade: o desafio de inovar no ensino-aprendizagem da Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 12, n. 6, p. 1–21, 2021. DOI: 10.26843/rencima.v12n6a07. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/3256. Acesso em: 8 dez. 2023

KIRNER , C., TORI, R. Fundamentos de Realidade Aumentada. In: TORI, R., KIRNER, C., SISCOUTTO, R. ed. Fundamentos e Tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada, Porto Alegre, SBC, 2006, p. 2-21. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Romero-Tori/publication/216813069_Fundamentos_de_Realidade_Virtual/links/5d234774458515c11c1c5cdb/Fundamentos-de-Realidade-Virtual.pdf. Acesso em: 04 dez. 2023.

LOPES, L. M. D. et al. Inovações educacionais com o uso da realidade aumentada . Educação em Revista: EDUR, Belo Horizonte, v. 35. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/D8BG7VqVDPmYk3d5xmCJJyF/#. Acesso em: 04 dez. 2023.

LORENZATO, S. O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. 2ªed. Campinas – São Paulo: Autores associados, 2009

NASCIMENTO, J. L. G; BONFIM, A. O; CRUZ, W. C. S.. Breve histórico da realidade aumentada e sua importância na pesquisa científica. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS - CONAPESC, 6., 2021, Evento Online. Anais [...] . Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conapesc/2021/TRABALHO_EV161_MD1_SA102_ID1732_27082021170631.pdf. Acesso em: 04 dez. 2023.

MACEDO, A. C.; SILVA, J. A.; BURIOL, T. M. Usando Smartphone e Realidade aumentada para estudar Geometria espacia. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. Disponível em: https://core.ac.uk/reader/303973680. Acesso em: 08 dez. 2023.

OLIVEIRA, P. S. Procedimentos pedagógicos para o processo ensino aprendizagem de matemática no ensino médio: intervenção pela realidade aumentada. 2016. 175 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. Disponível em: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/436. Acesso em: 08 dez. 2023.

PRENSKY, M. Aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: SENAC São Paulo, 2012. 575 p.

TORRES, P. L. Laboratório on-line de aprendizagem: uma experiência de aprendizagem colaborativa por meio do ambiente virtual de aprendizagem eurek@kids. Cadernos CEDES, São Paulo, v. 27, n. 73, p. 335-352, set./dez. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/ckbm4n4pD9HyTTqj8f9c5xy/ Acesso em: 08 dez.2023

ZABALA, A. A prática educativa como ensinar. Tradução: Ernani F. da F. Rosa. Reimpressão 2010. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Publicado

2024-08-30

Cómo citar

Lotoski Faria, T. A., & Ribeiro dos Santos, C. F. (2024). Explorando novas dimensões na Educação: uma análise da validade do aplicativo Platonic Solid Viewer como Recurso Pedagógico. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(31), 1–20. https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.8538

Número

Sección

Relatos de Experiência