Explorando novas dimensões na Educação

uma análise da validade do aplicativo Platonic Solid Viewer como Recurso Pedagógico

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.8538

Abstract

Este artigo aborda um workshop sobre o uso do aplicativo Platonic Solid Viewer (PSV) na educação, explorando sólidos platônicos em Realidade Aumentada (AR). Voltado para acadêmicos de Matemática, o PSV foi testado, resultando em percepções positivas sobre sua eficácia no ensino de geometria. A Realidade Aumentada, destacada como ferramenta promissora, é apresentada aos participantes de forma contextualizada. Consequentemente, o aplicativo, desenvolvido para tablets e smartphones Android, permite a visualização e interação com sólidos platônicos em 3D. A sequência didática incluiu a construção física dos sólidos seguida de visualização interativa via AR, culminando em discussões sobre as semelhanças e diferenças entre as construções físicas e virtuais.

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Author Biographies

Tainara Aparecida Lotoski Faria, Universidade Estadual do Centro Oeste

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Clodogil Fabiano Ribeiro dos Santos, Universidade Estadual do Centro Oeste

 Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1990). Possui Especialização em Física para o Novo Ensino Médio pela Universidade Estadual de Londrina, Paraná (1999), Mestrado em Educação Para a Ciência, com ênfase em Ensino de Ciências, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Bauru, São Paulo (2002), e Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa.

Atualmente, é Professor de Ensino Superior no Estado do Paraná, lotado no Departamento de Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste (PR), Campus de Irati.  Sua experiência abrange a área de Educação, com foco em Educação Matemática e Ensino de Ciências.

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Published

2024-08-30

How to Cite

Lotoski Faria, T. A., & Ribeiro dos Santos, C. F. (2024). Explorando novas dimensões na Educação: uma análise da validade do aplicativo Platonic Solid Viewer como Recurso Pedagógico. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(31), 1–20. https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.8538

Issue

Section

Relatos de Experiência