Atividade Orientadora de Ensino na Educação de Jovens e Adultos: compreensões das professoras
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.396-415Resumen
O objetivo deste artigo é apresentar a experiência de professoras que lecionam na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos em uma escola do município de Piraquara-PR. A experiência demonstra como as professoras articularam em sua prática pedagógica os pressupostos teóricos e metodológicos da Atividade Orientadora de Ensino (AOE) em sala de aula. As interações aconteceram durante as reuniões na Oficina Pedagógica de Matemática (OPM), uma ação de extensão da universidade na escola, por meio de um processo formativo de professores cuja intenção é proporcionar interações que atribuam novo sentido à organização do ensino, problematizando os desafios e potencialidades da Atividade Orientadora de Ensino no contexto da Educação de Jovens e Adultos. O projeto possibilitou que as professoras se colocassem em um movimento que instiga a reflexão teórico e prática, sistematizando ações que envolvem conceitos matemáticos com função social, contribuindo para a aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos. As professoras discutiram e adaptaram uma Situação Desencadeadora de Aprendizagem elaborada na OPM considerando os estudantes jovens e adultos e a desenvolveram em sala de aula. A partir disso, se conscientizaram das mudanças que ocorreram em sua prática pedagógica pela mediação da AOE, o que gerou resultados positivos em suas ações e nas dos estudantes, sendo que esta forma de organizar o ensino se mostrou como uma proposta eficaz de ensinar e aprender os conceitos matemáticos.
Descargas
Citas
CEDRO, W. L. MORAES, S. P. G. ROSA, J. E. A atividade de ensino e o desenvolvimento do pensamento teórico em matemática. Ciência & Educação, v. 16, n. 2, p. 427-445, 2010.
FONSECA, M.da C. F. R. Educação matemática de jovens e adultos. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora. 2018.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 9. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1967.
GUIMARÃES JEZ, A. G., SOBRINHO, C., RIBAS , I., PANOSSIAN, M. L., TOCHA , N. N..
A Alta do Oryza Sativa. (2020). Disponível em: https://sites.google.com/view/opm-2019/.Acesso em: 17 de Agosto de 2022.
LEONTIEV, A. N. Atividade. Consciência. Personalidade. Tradução de Priscila Marques. Bauru, SP: Mireveja, 2021. 256 p.
MOURA, M. O. de. A Atividade de Ensino como Unidade Formadora. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 11, n. 12, p.1-43, 1996.
MOURA, M. O. de; et al. Atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem.
Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 10, n. 29, p.205-229, abr. 2010.
MOURA, M. O. de; SFORNI, M. S. de F.; ARAÚJO, E. S. Objetivação e apropriação de conhecimentos na Atividade Orientadora de Ensino. Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 14, n. 1, p.39-50, 2011.
MOURA, M. O de, Araújo, E. S., & Serrão, M. I. B. Atividade Orientadora de Ensino: fundamentos. Linhas Críticas, v. 24. 2019.
MOURA; A. R. L. de; ROCHA, C. H. S.; SILVA; S. S. Controle da variação de quantidades: Iniciação à linguagem numérica. Manoel Oriosvaldo de Moura (Organizador). São Paulo: FEUSP, 2023.
PANOSSIAN, M. L., SILVA, A. L. DA, PALLU, F., & OLIVEIRA, L. S. DE. (2018). A oficina
pedagógica de matemática como atividade. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 1(4), pp. 14–39.
PANOSSIAN, M. L.; TOCHA, N. N. (org.). Estabelecendo Parâmetros de Análise de Situações de Ensino de Conteúdo Matemático: aproximações a partir da Atividade Orientadora de Ensino. Curitiba, 2020.
VIGOTSKY, L. S. A Formação social da mente. Trad. Neto J. C. et al. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Paranaense de Educação Matemática
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.