Percepções sobre tarefas exploratórias no contexto de Lesson Study desenvolvido no programa Residência Pedagógica Matemática
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.29.350-367Resumen
O texto tem como objetivo analisar a relevância das tarefas exploratórias na aula de investigação de um Lesson Study, pela percepção de licenciandos participantes do Programa Residência Pedagógica Matemática (PRP) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tal Lesson Study faz parte de um projeto de pesquisa que tem como objetivo analisar contribuições de um Estudo de Aula, desenvolvido no contexto de aulas remotas, para a aprendizagem da docência de futuros professores de Matemática. O PRP Matemática envolveu vinte e cinco licenciandos do curso de Matemática, três professores da UFPR, três professores preceptores de escolas da rede estadual de ensino e alunos do Ensino Fundamental e Médio destas mesmas escolas. O Lesson Study, desenvolvido por meio de encontros semanais online, devido à pandemia do Covid-19, foi organizado em sete etapas e envolveu desde estudos relativos ao tema e à aula de investigação e às diretrizes curriculares, o preparo do planejamento, a docência e reflexão da aula planejada até a realização e reflexão dessa aula replanejada. Obteve-se os dados por meio de gravações e transcrições dos encontros, de diário de bordo das observações dos professores e relatórios reflexivos produzidos pelos licenciandos A aula planejada contemplou tarefas exploratórias relativas ao tema Educação Financeira. A elaboração das tarefas exploratórias, assim como o desenvolvimento delas junto aos alunos, se constituíram no foco das discussões a respeito do plano de aula e da aula realizada. As tarefas exploratórias propiciaram debates e reflexões entre os alunos que extrapolaram a aula de investigação planejada.
Descargas
Citas
BAPTISTA, M. et al, E. Aprendizagens profissionais de professores dos primeiros anos participantes num estudo de aula. Educação em Revista, v. 30, n. 4, p. 61-79, out./dez. 2014.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora, 1994.
BRASIL. Edital nº 1 de 3 de janeiro de 2020. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/06012020-edital-1-2020-residencia-pedagogica-pdf. Acesso em 11/09/2023.
CANAVARRO, A.; OLIVEIRA, H.; MENEZES, L. Práticas de Ensino exploratório: ações e intencões de uma professora. In: PONTE, J. P. Práticas profissionais de professores de matemática. U-Lisboa, 2014, p. 217-233.
FASOLIN, B. D. et al. Aplicação de atividade investigativa sobre educação financeira - uma inspiração na metodologia Lesson Study. In. ÁGORA MATEMÁTICA, 5., 2021, Campo Mourão. Anais [...] Campo Mourão: UNESPAR, 2021, p. 20-28, 2021. Disponível em https://drive.google.com/file/d/1WVDBpBkjqO60q0JsbX_stHTJtEkboXhL/view
FURTADO, J. G. et al. Atividade investigativa no contexto de um Lesson Study – uma experiência no ensino remoto. In. ÁGORA MATEMÁTICA, 5., 2021, Campo Mourão. Anais [...] Campo Mourão: UNESPAR, 2021, p. 94-105, 2021. Disponível em https://drive.google.com/file/d/1WVDBpBkjqO60q0JsbX_stHTJtEkboXhL/view
GÓMEZ, E. S. Lesson Study: nuevos espacios para recrear el conocimiento práctico en la formación inicial docente. In: RICHT, A.; PONTE, J.P.; GÓMEZ, E.S. Estudos de aula na formação inicial e continuada de professores. Livraria da Física, 2022, p. 197-232.
PONTE, J. P. Estudos de aula na formação inicial de professores de matemática. Revista Internacional para Estudos de Lições e Aprendizagem. v. 6, n. 2, p. 169–181, 2017.
FUJII, T. Lesson study and teaching mathematics through problem solving: The two wheels of a cart. In: QUARESMA, M.; WINSLØW, C.; CLIVAZ, S.; PONTE, J. P.; NÍ SHÚILLEABHÁIN, A.; TAKAHASHI, A. (Ed.). Mathematics lesson study around the world: Theoretical and methodological issues, ICME 13 Monographs. Springer, 2018.
LUVISON, N. A. F. et al. “Preciso estudar fora, e agora?” uma experiência com o segundo ano do Ensino Médio. In. ÁGORA MATEMÁTICA, 5., 2021, Campo Mourão. Anais [...] Campo Mourão: UNESPAR, 2021, p. 42-52, 2021. Disponível em https://drive.google.com/file/d/1WVDBpBkjqO60q0JsbX_stHTJtEkboXhL/view
MARCELO GARCÍA, C. Formação de professores: para uma mudança educativa. Tradução de Isabel Narciso. Porto/POR: Porto Editora, 1999.
MURATA, A. Introduction: Conceptual overview of lesson study. In: HART, L. C.; ALSTON, A.; MURATA, A. (Ed.). Lesson study research and practice in mathematics education: Learning together, Learning Together. Springer, 2011, p. 1-12.
NEVES, R.S.P; SILVS, A.D.R.M.; FIORENTINI, D.; SILVA, J.M. P. Uma experiência de Lesson Study no estágio curricular supervisionado em Matemática: construção e análise colaborativa de um plano de aula. In: RICHT, A.; PONTE, J.P.; GÓMEZ, E.S. Estudos de aula na formação inicial e continuada de professores. Livraria da Física, 2022, p. 267-306.
NÓVOA, A. Para uma formação de professors construída dentro da profissão. Revista de Educación, v. 350. p. 203-218, set-dez. 2009.
PÉREZ GÓMEZ, Á. I. et al. Lesson study. Cuadernos de pedagogía, n. 417, p. 64-67. 2011.
PONTE, J. P. et al. Exercícios, problemas e explorações: perspetivas de professoras num estudo de aula. Quadrante, v. 24, n. 2, p. 11-134, 2015.
PONTE, J. P. et al. O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de matemática. Bolema, v. 30, n. 56, p. 868-891, 2016
RICHT; A. PONTE, R. A colaboração profissional em estudos de aula na perspectiva de professores participantes. Bolema, n. 64, v.33, p. 937-962, 2019.
RICHT.A.; PONTE, J.P.; TOMKELSKI, M. L. Estudos de aula na formação de professores
de matemática do ensino médio. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 100, n. 254, p. 54-81, 2019.
RICHT.A. Desenvolvimento profissional de formadores de futuros professores de matemática em estudos de aula. In: RICHT, A.; PONTE, J. P.; GÓMEZ, E. S. Estudos de aula na formação inicial e continuada de professores. Livraria da Física, 2022, p.121-150.
SOTO GÓMEZ, E.; PÉREZ GOMEZ, A. Lessons Studies: un viaje de ida y vuelta recreando el aprendizaje comprensivo. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, v. 29.2, n. 83, p. 15-28, 2015.
STIGLER, J.; HIEBERT, J. The teaching gap: Best ideas from the world’s teachers for improving education in the classroom. New York: The Free Press. 1999.
TAKAHASHI, A. Current trends and issues in lesson study in Japan and the United States. Journal of Japan Society of Mathematical Education, v. 82, n. 12, p. 15–21, 2000.
TAKAHASHI, A., MCDOUGAL, T. Collaborative lesson research: maximizing the impact of lesson study. ZDM Mathematics Education, v. 48, p. 513–526, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Paranaense de Educação Matemática
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.