Contribuições do Lesson Study para a formação inicial do professor que ensina Matemática:

uma metanálise dos trabalhos apresentados no I SILSEM

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.29.250-271

Resumen

Este estudo teve o objetivo de identificar as contribuições do Lesson Study para a formação inicial do professor que ensina matemática. Para tanto, optou-se por realizar uma pesquisa do tipo metanálise, em que foram analisados oito resumos expandidos, resultantes de pesquisas concluídas e em desenvolvimento, publicadas nos Anais do I Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática (I SILSEM), realizado no Brasil em maio de 2021. O estudo indica que as pesquisas adotaram abordagem qualitativa e interpretativa e consideraram as principais etapas do Lesson Study: planejamento, ensino, observação e análise das aulas, sendo algumas realizadas durante o período da pandemia, o que reconfigurou a vivência das etapas com o apoio de recursos tecnológicos de comunicação, escrita compartilhada e registro da produção. Em termos de resultados, evidenciaram que os licenciandos, quando experimentam o trabalho colaborativo na elaboração de planos de aula, na seleção, criação e proposição de tarefas exploratórias, análise das orientações curriculares, estudo do conteúdo matemático, desenvolvimento, observação, avaliação de aulas e reflexão sobre todo o processo produzem conhecimentos essenciais a sua prática profissional. Esses resultados, registrados no I SILSEM, demarcam o potencial do Lesson Study para a formação inicial de professores, ao mesmo tempo em que reforçam a necessidade de mais pesquisas e práticas sobre esse tema.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AGRANIONIH N. T.; ZIMER T. T. B.; GUÉRIOS E. Estudos de aula no contexto de atividades remotas do programa residência pedagógica de matemática da UFPR. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LESSON STUDY NO ENSINO DE MATEMÁTICA - (SILSEM), 1. Anais [...]. Vitória: Edifes Parceria, 2022.

AGUIAR E. B. SILVA M. V. G. SILVA, A. D. M. Ensaio de lesson study: introdução ao conceito de ângulos por meio da resolução de problemas com materiais manipuláveis. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LESSON STUDY NO ENSINO DE MATEMÁTICA - (SILSEM), 1. Anais [...]. Vitória: Edifes Parceria, 2022.

ARTIGUE, M. Ingénierie Didactique. Recherches en Didactique des Mathématiques. La Pensée Sauvage-Éditions, Grenoble, v. 9, n. 3, p. 281-308, 1988.

BALDIN, Y, Y. O significado da introdução da metodologia japonesa de Lesson Study nos cursos de capacitação de professores de matemática no Brasil. In: SIMPÓSIO BRASIL-JAPÃO, 9. 2009, São Paulo. Anais [...]. São Paulo, 2009.

BALL, D. L.; COHEN, D. K. Developing Practice, Developing Practitioners: Toward a Practice-Based Theory of Professional Education. In: SYKES, G.; DARLING-HAMMOND, L. (Eds.). Teaching as the learning profession: Handbook of policy and practice. San Francisco, CA: Jossey Bass, 1999, p.3-32.

BARROS A. P. R.; FERRASSO M. T. O. Desdobramentos de uma experiência de lesson study híbrido em um curso de formação inicial. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LESSON STUDY NO ENSINO DE MATEMÁTICA - (SILSEM), 1. Anais [...]. Vitória: Edifes Parceria, 2022.

BAUMFIELD, V. et al. How lesson study is used in initial teacher education: an international review of literature, Teacher Development, [s. l.], v. 26, n.3, p. 356-372, 2022. DOI: 10.1080/13664530.2022.2063937

BEZERRA, R. C.; CAETANO, R. S.; PERON, L. D. C. Lesson Study na Formação Inicial de Professores: uma Experiência no Projeto Pibid/Matemática. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, [s. l.], v. 15, n. 2, p. 132–141, 2022.

BEZERRA, R. C. Aprendizagens e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental no contexto da lesson study. 210 f. Tese (Doutorado) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2017.

CAMPOS, J. S. K.; SOUZA, M. A. V. F. Formação de professores para aula de resolução de problemas a partir de um Lesson Study: contribuições, constrangimentos e desafio. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LESSON STUDY NO ENSINO DE MATEMÁTICA - (SILSEM), 1. Anais [...]. Vitória: Edifes Parceria, 2022.

CARDOSO, M. B.; FIALHO, L. M. F.; BARRETO, M. C. Lesson Study nas teses e dissertações brasileiras na área de Educação Matemática a partir de uma revisão sistemática de literatura. Revista Paranaense de Educação Matemática, [s. l.], v. 12, n. 28, p. 86–107, 2023.

CARRILLO, J. et al. Determining Specialized Knowledge For Mathematics Teaching. In: UBUZ, B.; HASER, C. et al. (Ed.). VIII Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME 8). 8. Antalya, Turkey: Middle East Technical University, Ankara, v., 2013. p. 2985-2994. Disponível em: http://cerme8.metu.edu.tr/wgpapers/WG17/Wg17_Climent.pdf.

CRECCI, V. M.; NACARATO, A. M.; FIORENTINI, D. Estudos do estado da arte da pesquisa sobre o professor que ensina matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 25, n. 1, p. 1–6, 2017.

CURI, E. Lesson Study: Contribuições para Formação de Professores que Ensinam Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, [s. l.], v. 14, n. 34, p. 1-19, 5 abr. 2021.

ESTRELLA, Soledad. Lesson Study en Chile:más de una década de avances y hallazgos. In: Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática - (SILSEM), 1. Anais [...]. Vitória: Edifes Parceria, 2022.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

FIORENTINI, D.; PASSOS, C. L. B.; LIMA, R. C. R. Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina matemática: período 2001 -2012. Campinas: FE/Unicamp, 2016.

FIORENTINI, Dario; RIBEIRO, Carlos Miguel; LOSANO, Ana Letícia; CRECCI, Vanessa Moreira; FERRASCO, Thais de Oliveira.; VIDAL, Carina Pauluci. Estudo de uma experiência de Lesson Study Híbrido na formação docente em matemática: contribuições de/para uma didática em ação. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 19. 2018, Salvador. Anais [...]. Salvador: Endipe, 2018, p. 1-38.

GUÉRIOS, E.; GONÇALVES, T. O. Um estudo acerca da pesquisa sobre formação inicial de professores que ensinam matemática nos anos iniciais de escolarização. Educar em Revista, Curitiba, v. 35, n. 78, p. 27-45, 2019.

ISODA, M.; OLFOS, R. A abordagem de resolução de problemas no ensino de matemática com base no estudo em sala de aula. Valparaíso: Edições Universitárias de Valparaíso, 2009

MURATA, A.; TAKAHASHI, A. District-level lesson study: How Japanese teachers improve their teaching of elementary mathematics. Paper presented at a research pre-session of the annual meeting of the National Council of Teachers of Mathematics, Las Vegas, NV, USA. 2002.

MURATA, A. Introduction: conceptual overview of lesson study. In: HART, L. C.; ALSTON, A. S.; MURATA, A. Lesson Study Research and Practice in Mathematics Education, Learning Together, Springer, 2011, p. 1-12.

NASCIMENTO, A. M P.; PINA NEVES, R. S.; MACEDO, A. D. R. A formação inicial do(a) professor(a) de matemática: compreensões a partir dos trabalhos apresentados no I Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática (SILSEM). In: CASTRO, Paula Almeida de; FREGNI LINS, Abigail. (Org.). CONEDU - Educação Matemática. 21ed.- Campina Grande-PB: Realize Eventos Científicos & Editora LTDA, 2022, v. 21, p. 1-225.

NASCIMENTO, A. M. P.; CARVALHO, E. F.; RAMOS, P. S. Estudo de aula na formação docente inicial em matemática: criação de um terceiro espaço formativo. Paradigma, [s. l.], v. 43, n. 1, p. 68-91, 2022.

OLIVEIRA, M. A.; MELO, G. F. A. Licenciandos(as) que vivenciaram lesson study a partir do conteúdo "a distância entre dois pontos": (re) significando saberes. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LESSON STUDY NO ENSINO DE MATEMÁTICA - (SILSEM), 1. Anais [...]. Vitória: Edifes Parceria, 2022.

PEREIRA M. A. S.; SILVA V. S.; SILVA A. D. R. M. Utilizando a metodologia lesson study no planejamento de um jogo para introduzir o conteúdo de razões trigonométricas. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LESSON STUDY NO ENSINO DE MATEMÁTICA - (SILSEM), 1. Anais [...]. Vitória: Edifes Parceria, 2022.

PINA NEVES, R. S.; FIORENTINI, D. Aprendizagens de futuros professores de Matemática em um Estágio Curricular Supervisionado em processo de Lesson Study. Perspectivas da Educação Matemática, INMA/UFMS, v. 14, n. 34, p. 1–30, 2021.

PINA NEVES, R. S.; FIORENTINI, D.; SILVA, J. M. P. Lesson Study presencial e o estágio curricular supervisionado em matemática: contribuições à aprendizagem docente. Paradigma, [s. l.], v. 43, n. 1, p. 409-442, 2022.

PONTE, J. P. (Org.). Práticas profissionais dos professores de matemática. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014.

PONTE, J. P. Lesson studies in initial mathematics teacher education. International Journal for Lesson and Learning Studies, [s. l.], v. 6, n. 2, p. 169-181, 2017.

SILVA, A. D. R. M. Contribuições da Jugyou Kenkyuu e da engenharia didática para a formação e o desenvolvimento profissional de professores de matemática no âmbito do estágio curricular supervisionado. 2020. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.

SOUZA C. F.; SOUZA JUNIOR A. J. O desenvolvimento do conhecimento didático de futuros professores de matemática com o estudo de aula e robótica educacional. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LESSON STUDY NO ENSINO DE MATEMÁTICA - (SILSEM), 1. Anais [...]. Vitória: Edifes Parceria, 2022.

VIEIRA, R. S. A.; MATA-PEREIRA, J. O estudo de aula na formação inicial: aprendizagens de duas futuras professoras no campo do conhecimento matemático. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LESSON STUDY NO ENSINO DE MATEMÁTICA - (SILSEM), 1. Anais [...]. Vitória: Edifes Parceria, 2022.

YOSHIDA, M. Lesson study: A case study of a Japanese approach to improving instruction through school-based teacher development. Ph.D. Dissertation, The University of Chicago, Illinois, Chicago, 1999.

ZEICHNER, K. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Educação, Santa Maria, v. 35, n. 3, p. 479-504. 2010.

Publicado

2023-12-19

Cómo citar

Nascimento, A. M. P. ., Honorato, A. H. A. ., Pina Neves, R. da S. ., & Macedo, A. D. R. de . (2023). Contribuições do Lesson Study para a formação inicial do professor que ensina Matemática: : uma metanálise dos trabalhos apresentados no I SILSEM. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(29), 250–271. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.29.250-271