Identidade Profissional de Futuros Professores de Matemática:
panorâmica das dissertações e teses brasileiras de 2013-2022
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.1-26Resumen
Este artigo tem como objetivo descrever e analisar como a Identidade Profissional Docente (IPD) de futuros professores de matemática (FPM) vem sendo abordada nos diferentes contextos formativos discutida em pesquisas brasileiras (Dissertações e teses) e quais contribuições são evidenciadas para a formação inicial. Para isso fizemos uma revisão da literatura do tipo estado do conhecimento dos últimos 10 anos (2013 a 2022) disponíveis na Biblioteca Nacional de Teses e Dissertações (BDTD) e no catálogo de teses e dissertações da CAPES que discutem acerca da identidade profissional docente do futuro professor de matemática. Essas pesquisas mostram uma grande variedade de abordagens teóricas, objetivos e resultados, dentre os quais foram associados aos seus contextos de investigação, a saber: IPD de futuros professores de matemática no contexto do Estágio Supervisionado; IPD de futuros professores de matemática no contexto do PIBID; IPD de futuros professores de matemática no contexto do Programa de Residência Pedagógica (PRP); IPD de futuros professores de matemática no contexto da educação a distância e IDP de futuros professores de matemática em outros contextos. A partir do estudo realizado, considera-se que a IPD de futuros professores de matemática se apresenta como um campo de investigação promissor para área de formação inicial de futuros professores de matemática.
Descargas
Citas
BARBOSA, Cirléia Pereira. A identidade profissional na formação inicial de professores de Matemática: um estudo no Estágio Curricular Supervisionado. . 2021. 241f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2021.
ANDRUCHAK, Ana Lúcia. Os sentidos formativos dos estudantes de licenciatura: socialização, aprendizagens e identidade docente. 2016. 241f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
ARAÚJO, Roberta Negrãi de. A formação da identidade docente no contexto do PIBID: um estudo à luz das relações com o saber. 2017. 165f. Tese de Doutorado. ( Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática do Centro de Ciências Exatas) Universidade Estadual de Londrina, 2017.
CAPORALE, Silvia Maria Medeiros. Escrever e compartilhar histórias de vida como práticas de (auto) formação de futuros professores e professoras de matemática. 2016. 241 p. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. Universidade São Francisco, Itatiba/SP.
CONCEIÇÃO, Eressiely Batista Oliveira. Singularidades e subjetividades de um grupo do PIBID na área de matemática: contribuições para o processo de formação de identidade professoral. 2019. 186 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.
COSTA, Priscila Kabbaz Alves da. Tensões e contribuições do estágio curricular na constituição da identidade profissional do licenciando em Matemática na EaD: Tensions and contributions of the curricular internship in the constitution of the professional identify of the future mathematics teacher in distance learning courses. 2018. 1 recurso online (307 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP.
DARRAGH, L. Identity research in mathematics education. Educational Studies in Mathematics, New York, v. 93, n. 1, p. 19-33, 2016.
De Paula, E. F., & Cyrino, M.C.C.T. (2017a). Identidade Profissional de professores que ensinam matemática: panorama de pesquisas brasileiras entre 2001-2012. Zetetiké, 25(1), 27-45.
DE PAULA, E.F.; CYRINO, M.C.C.T. Polos teórico e epistemológico presentes em pesquisas brasileiras sobre Identidade Profissional de Professores que Ensinam Matemática. Imagens da Educação, v. 8, n. 2, p. 1-23, 2017.
FREITAS, Bruno Miranda. A construção da identidade profissional docente a partir das histórias de vida de licenciandos em Matemática participantes do Programa Residência Pedagógica da UNILAB. 2020. 191f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza, 2020.
KOHLS-SANTOS, P.; MOROSINI, M. C. O REVISITAR DA METODOLOGIA DO ESTADO DO CONHECIMENTO PARA ALÉM DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Revista Panorâmica online, [S. l.], v. 33, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1318. Acesso em: 18 ago. 2023.
Lima, Paloma Freitas da Silva de. O estágio supervisionado na construção da identidade dos docentes em formação: um estudo de caso dos licenciados do IFRN Campus Natal-Central. 2019. 111f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Natal, 2019.
LOSANO, A. L. FIORENTINI, D. A constituição identitária de professores de matemática no Contexto dos mestrados profissionais. Educação em Revista. Belo Horizonte. v.34. 2018.
LOSANO, L.; FIORENTINI, D.; VILLARREAL, M. The development of a mathematics teacher’s professional identity during her first year teaching. Journal of Mathematics Teacher Education, v. 21, p. 287–315, 2018.
LUTOVAC, S.; KAASILA, R. Future Directions in Research on Mathematics-Related Teacher Identity. International Journal of Science and Mathematics Education, v. 16, p. 759–776, 2018.
MEYER, C.; LOSANO, A. L.; FIORENTINI, D. Modos de conceituar e investigar a identidade profissional docente nas revisões de literatura. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 48, 2022.
RODRIGUES, Paulo Henrique. Identidade profissional de futuros professores de Matemática no Contexto do estágio supervisionado. 195 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática). Universidade estadual de Londrina, 2019).
SEVERINO, Augusta Teresa Barbosa. Formação continuada em Matemática para professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental: construção de identidades autônomas e a problematização da realidade educacional. 2020. 210p. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2020.
SILVA, JOAIS MARTINS. As percepções dos/as estudantes-professores/ras de matemática do Agreste Pernambucano acerca da construção da identidade docente a partir da experiência antecipada na docência. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
TEIXEIRA, Bruno Rodrigo. O Estágio Supervisionado e o desenvolvimento profissional de futuros professores de Matemática: uma análise a respeito da identidade profissional docente. 2013. 184 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina: 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Paranaense de Educação Matemática
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.