Engenharia Didática Colaborativa Semiocognitiva

uma perspectiva teórico-metodológica de aprendizagem matemática para a formação de professores pedagogos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.47-74

Resumen

Este artigo apresenta uma possibilidade metodológica para o desenvolvimento de programas de formação continuada para professores pedagogos. Essa perspectiva metodológica, intitulada de Engenharia Didática Colaborativa Semiocognitiva, foi concebida mediante a seguinte problemática: como abordar a aprendizagem da geometria com um grupo de professores pedagogos, considerando a perspectiva Semiocognitiva da teoria dos Registros de Representação Semiótica? Procurando solucionar esse impasse, viu-se emergir uma nova perspectiva metodológica a partir de uma tessitura entre a Engenharia Didática, a pesquisa Colaborativa, a Engenharia Didática Colaborativa e a teoria Semiocognitiva de Duval para a aprendizagem da geometria. O desenvolvimento do programa de formação, por intermédio dessa nova perspectiva metodológica, com os professores pedagogos, apontou que houve uma percepção da importância dos temas discutidos e, como consequência disso, possibilidades de incorporação desses elementos semiocognitivos em suas práticas pedagógicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2024-05-09

Cómo citar

Hillesheim , S., & Thadeu Moretti, M. (2024). Engenharia Didática Colaborativa Semiocognitiva: uma perspectiva teórico-metodológica de aprendizagem matemática para a formação de professores pedagogos. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(30), 47–74. https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.47-74

Número

Sección

Artigos Científicos