Engenharia Didática Colaborativa Semiocognitiva
uma perspectiva teórico-metodológica de aprendizagem matemática para a formação de professores pedagogos
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.47-74Abstract
Este artigo apresenta uma possibilidade metodológica para o desenvolvimento de programas de formação continuada para professores pedagogos. Essa perspectiva metodológica, intitulada de Engenharia Didática Colaborativa Semiocognitiva, foi concebida mediante a seguinte problemática: como abordar a aprendizagem da geometria com um grupo de professores pedagogos, considerando a perspectiva Semiocognitiva da teoria dos Registros de Representação Semiótica? Procurando solucionar esse impasse, viu-se emergir uma nova perspectiva metodológica a partir de uma tessitura entre a Engenharia Didática, a pesquisa Colaborativa, a Engenharia Didática Colaborativa e a teoria Semiocognitiva de Duval para a aprendizagem da geometria. O desenvolvimento do programa de formação, por intermédio dessa nova perspectiva metodológica, com os professores pedagogos, apontou que houve uma percepção da importância dos temas discutidos e, como consequência disso, possibilidades de incorporação desses elementos semiocognitivos em suas práticas pedagógicas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Paranaense de Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.