O papel da Educação Matemática na abordagem da propagação da Dengue

um relato de experiência em Santa Catarina

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.450-470

Resumen

Este texto apresenta uma perspectiva de como uma atividade sobre função exponencial preparada no GeoGebra pode ser trabalhada em paralelo ao assunto progressão geométrica para superação das lacunas e defasagens em matemática, decorrentes de aulas não presenciais em uma turma de segundo ano do Ensino Médio. Tal atividade buscou fazer os alunos explorarem a representação de um mesmo objeto matemático nos registros de: língua natural, algébrico, numérico e gráfico. Analisamos as respostas armazenadas na plataforma Grupos do GeoGebra on-line a partir da perspectiva da Teoria de Registros de Representações Semióticas de Duval. Verificamos a dificuldade de os alunos transitarem de um registro para o outro, em especial na conversão das representações e a necessidade de estimular e orientar a recomposição das aprendizagens.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jeferson Moizés Lima, Universidade do Estado de Santa Catarina - UESC

Doutorando em Educação: linha de Educação Matemática pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/FAED. Possui mestrado em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Matemática e Tecnologias - PPGECMT da UDESC/CCT, Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Participa do Grupo de Pesquisa NEPesTEEM - Núcleo de Estudo e Pesquisa em Tecnologia Educacional e Educação Matemática.

Luciane Mulazani dos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina - UESC

Professora Associada da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) - Departamento de Pedagogia. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Educação Matemática. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UDESC, na linha de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT) da UDESC na área de concentração Ensino de Matemática. Professora do curso de Pedagogia. Licenciada em Matemática pela UFPR, mestra e doutora em Educação - linha de Educação Matemática - pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Áreas de trabalho e interesse em Educação Matemática: Formação de Professores que ensinam matemática, Tecnologia, Filosofia, História e Cultura. Membro do Grupo de Pesquisa NEPESTEEM - Núcleo de Estudo e Pesquisa em Tecnologia Educacional e Educação Matemática; Líder do Grupo de Pesquisa OPE - Observatório de Práticas Escolares. Editora-chefe do periódico BOEM (Boletim online de Educação Matemática) e Editora Associada da Revista Linhas. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Pedagogia e do Colegiado do PPGE.

Citas

CARIUS, A. C.; ROSA, T. L. C. P. da. A escola fechou. E agora? Discutindo as práticas pedagógicas em Matemática em tempos de COVID-19. Revista BOEM, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 143-162, 2021.

DUVAL, R.; THADEU, M. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento. REVEMAT: Revista Eletrônica de matemática, v. 7, n. 2, p. 266-297, 2012.

DUVAL, R.; THADEU, M. Questões epistemológicas e cognitivas para pensar antes de começar uma aula de matemática. REVEMAT: Revista Eletrônica de matemática, v. 11, n. 2, p. 1-78, 2016.

GOULART, J. S. S.; FARIAS, L. M. S.; GOULART, C. Algumas reflexões sobre os impactos sofridos pelos sistemas didáticos em tempos de pandemia. Revista BOEM, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 163-175, 2021.

SOUZA, J.; GARCIA, J. Contato matemática. São Paulo: FTD, v. 3, 2016.

ROLIM, R. C. Impactos do ensino tradicional durante a retomada das aulas presenciais. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar, v. 3, n. 4, p. e341363-e341363, 2022.

UNICEF. Fundo das Nações Unidas para a Infância. Disponível em: https://www.unicef.org/reports/where-are-we-education-recovery. Acesso em: 09 out. 2022.

Publicado

2024-05-09

Cómo citar

Lima, J. M., & Mulazani dos Santos, L. (2024). O papel da Educação Matemática na abordagem da propagação da Dengue: um relato de experiência em Santa Catarina. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(30), 450–470. https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.450-470

Número

Sección

Relatos de Experiência