O papel da Educação Matemática na abordagem da propagação da Dengue

um relato de experiência em Santa Catarina

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.450-470

Abstract

This text presents a perspective of how an activity on exponential function prepared in GeoGebra can be worked in parallel to the geometric progression subject to overcome gaps and lags in mathematics, resulting from non-face-to-face classes in a second-year high school class. This activity sought to make students explore the representation of the same mathematical object in the registers of: natural language, algebraic, numerical and graphic. We analyzed the responses stored in the online GeoGebra Groups platform from the perspective of Duval's Theory of Registers of Semiotic Representations. We verified the difficulty for students to move from one register to another, especially in the conversion of representations and the need to stimulate and guide the recomposition of learning.

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Author Biographies

Jeferson Moizés Lima, Universidade do Estado de Santa Catarina - UESC

Doutorando em Educação: linha de Educação Matemática pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/FAED. Possui mestrado em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Matemática e Tecnologias - PPGECMT da UDESC/CCT, Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Participa do Grupo de Pesquisa NEPesTEEM - Núcleo de Estudo e Pesquisa em Tecnologia Educacional e Educação Matemática.

Luciane Mulazani dos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina - UESC

Professora Associada da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) - Departamento de Pedagogia. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Educação Matemática. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UDESC, na linha de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT) da UDESC na área de concentração Ensino de Matemática. Professora do curso de Pedagogia. Licenciada em Matemática pela UFPR, mestra e doutora em Educação - linha de Educação Matemática - pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Áreas de trabalho e interesse em Educação Matemática: Formação de Professores que ensinam matemática, Tecnologia, Filosofia, História e Cultura. Membro do Grupo de Pesquisa NEPESTEEM - Núcleo de Estudo e Pesquisa em Tecnologia Educacional e Educação Matemática; Líder do Grupo de Pesquisa OPE - Observatório de Práticas Escolares. Editora-chefe do periódico BOEM (Boletim online de Educação Matemática) e Editora Associada da Revista Linhas. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Pedagogia e do Colegiado do PPGE.

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Published

2024-05-09

How to Cite

Lima, J. M., & Mulazani dos Santos, L. (2024). O papel da Educação Matemática na abordagem da propagação da Dengue: um relato de experiência em Santa Catarina. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(30), 450–470. https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.450-470

Issue

Section

Relatos de Experiência