Experiências Lúdicas para a Aprendizagem em Operações Matemáticas:

compreensões da prática de um professor da Ilha do Marajó

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.435-449

Resumen

Nesta investigação, buscamos compreender as práticas pedagógicas lúdicas desenvolvidas por um professor ao ensinar operações matemáticas ao tempo em que propicia a aprendizagem dos estudantes. Desta forma, a pesquisa é constituída pelos caminhos metodológicos da pesquisa qualitativa e de pesquisa de campo, na modalidade narrativa, com um professor que atua junto ao 3º ano do Ensino Fundamental na rede municipal de educação do município de Ponta de Pedras, Marajó, Pará, por meio de uma entrevista narrativa. Os dados obtidos na entrevista foram tratados à luz da Análise Textual Discursiva – ATD, da qual emergiu dois eixos de análise, que evidenciam que o professor possui consciência da importância do lúdico como estratégias pedagógica junto ao ensino de Matemática acerca da utilização dos jogos matemáticos como ferramenta pedagógica e, em seu trabalho, desenvolve atividades pedagógicas que buscam facilitar o processo ensino-aprendizagem para, assim, contribuir a melhor compreensão dos conceitos matemáticos.

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Publicado

2024-05-09

Cómo citar

Adson Martins Furtado, P., Serrão Ferreira, S., & Rodrigues-Moura, S. (2024). Experiências Lúdicas para a Aprendizagem em Operações Matemáticas:: compreensões da prática de um professor da Ilha do Marajó. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(30), 435–449. https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.435-449

Número

Sección

Relatos de Experiência