Experiências Lúdicas para a Aprendizagem em Operações Matemáticas:
compreensões da prática de um professor da Ilha do Marajó
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.435-449Abstract
Nesta investigação, buscamos compreender as práticas pedagógicas lúdicas desenvolvidas por um professor ao ensinar operações matemáticas ao tempo em que propicia a aprendizagem dos estudantes. Desta forma, a pesquisa é constituída pelos caminhos metodológicos da pesquisa qualitativa e de pesquisa de campo, na modalidade narrativa, com um professor que atua junto ao 3º ano do Ensino Fundamental na rede municipal de educação do município de Ponta de Pedras, Marajó, Pará, por meio de uma entrevista narrativa. Os dados obtidos na entrevista foram tratados à luz da Análise Textual Discursiva – ATD, da qual emergiu dois eixos de análise, que evidenciam que o professor possui consciência da importância do lúdico como estratégias pedagógica junto ao ensino de Matemática acerca da utilização dos jogos matemáticos como ferramenta pedagógica e, em seu trabalho, desenvolve atividades pedagógicas que buscam facilitar o processo ensino-aprendizagem para, assim, contribuir a melhor compreensão dos conceitos matemáticos.
Downloads
References
ALMEIDA, Paulo Nunes de. Língua Portuguesa e Ludicidade: ensinar brincando não é brincar de ensinar. 2007. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. PUC/SP. 2007. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/14465/1/Paulo%20Nunes%20de%20Almeida.pdf.
ANTUNES, Celso. Jogos para estimulação de múltiplas inteligências. 8ª edição Petrópolis: Vozes, 1998.
ASCOLI, C.C.B; BRANCHER, V.R. Jogos matemáticos; algumas reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem. 2006. Disponível em:< https://docplayer.com.ber/22860839 > Visto em 06/01/2019
ALBRECHT, Tatiana D’Ornellas. Atividades lúdicas no Ensino Fundamental: uma intervenção pedagógica. Campo Grande, 2009. 124 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Católica Dom Bosco.
BARBOSA, Ana Paula Montolezi. Ludoteca um espaço lúdico. 2010. 39fls.
BRASIL, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), 2017. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br>. Visto em 02/01/2023
D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: Da teoria à prática. Campinas, SP: Papirus. 17ª edição, 2009.
D’AMBROSIO, Ubiratan. EtnoMatemática: Elo entre as tradições e a modernidade. 2ª ed. Belo Horizonte: Autentica, 2005.
DUARTE, R. Entrevista em pesquisa qualitativa. Educar em Revista, Curitiba, v,2004.
DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-41.
ELKANI, D. B. Psicologia do Jogo. São Paulo: Martins Fontes, 1998. Disponível em: https://efedpontes>efd151. Acesso: 21 jul. 2022.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 4.ª ed. São Paulo: Cortez, 2000.
FIGUEREDO, Milene da Silva. A importância do lúdico no ensino de Matemática: Uma amostra da concepção de professores do Ensino Fundamental II na cidade de Pombal-PB. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Federal da Paraíba João Pessoa, 2011. 63 p. : il.
FENSKE, André Luiz. DORNELES, Priscila Silva SUAVE, Janete Teresa Paula. A Matemática na reciclagem. APAE – PANAMBI/RS.2021.
FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: O jogo como elemento da cultura. São Paulo: Ed. Perspectiva. 2010
KISHIMOTO, Tizuco Morchida. O jogo, brinquedos e a educação . São Paulo: 2ª edição Cortez, 1997.
MODESTO, Roberta de Lima. O lúdico como processo de influência na aprendizagem da Educação Física infantil. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.
MARTINHAGO, Laiza. A Formação Inicial dos Professores de Matemática. Monografia apresentada à Diretoria de Pós-graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense para a obtenção do título de especialista em Educação Matemática. Criciúma 2009.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 3. ed. rev. e ampl. – Ijuí: Ed. Unijuí, 2016. 264 p.
MUNIZ, C. A. Brincar e jogar: enlaces teóricos e metodológicos no campo da educação Matemática. Belorizonte : Autentica editora, 2010
OLIVEIRA, Maria de Fátima Cassiano. O ensino de Matemática através dos jogos. Encontro de educadores, Rio de Janeiro.2018
ORTIZ, Renato. Mundialização e Cultura. São Paulo: Brasiliense, 2000.
PORTO, Adriana Silva; LOPES, Lailson dos Reis Pereira. Utilizando o lúdico na resolução de problemas matemáticos: Um estudo nas séries iniciais de uma escola parceira do PIBID. In: Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Anais... Curitiba, 2013, p. 1-8. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/anais/XIENEM/pdf/1262_289_ID.pdf.
RIBEIRO, M. S. M. e SOUZA, S. A Importância do Lúdico no Processo de Ensino Aprendizagem no Desenvolvimento da Infância. Psicologado, 2013. Disponível em: https://psicologado.com.br/atuacao/psicologia-escolar/a-importancia-do-ludico-no-processode-ensino-aprendizagem-no-desenvolvimento-da-infancia.
SOBRINHA, Terezinha Beserra; SANTOS, José Ozildo dos. O lúdico na aprendizagem: promovendo a educação Matemática. Revista Brasileira de Educação e Saúde, [S.L.], v. 6, n. 1, p. 50, 5 abr. 2016. Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas. http://dx.doi.org/10.18378/rebes.v6i1.4124. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4124?articlesBySameAuthor
SANTOS, R. C.; GONÇALVES, M. M.; SILVA, Ederson Antônio da e LIMA, Jose Milton. Brincadeira e Jogo, a Teoria Historico-Cultural na Pratica do Educador. FCT/UNESP de Presidente Prudente, PPG/Educação. (2007).
SOLOMÃO, Marlene. O ensino-aprendizagem de Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: os jogos como auxiliadores no processo. Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Especialista na Pós Graduação em Ensino de Ciências, Modalidade de Ensino a Distância, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Campus Medianeira. 2021.
SOUZA, V. A. da S. O lúdico: A sua importância para aquisição da aprendizagem significativa. Disponível em: < http://www.webartigos.com/articles/13894/1/O-LUDICO-A-SUA-IMPORTANCIAPARA-AQUISICAO-DA-APRENDIZAGEM-SIGNIFICATIVA/pagina1.html>. Acesso em: 10 jan. 2023.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Cientifico. 24. Ed. São Paulo: Cortez, 2016.
SERAFIM, Amanda. A visão de educadores infantis sobre o Lúdico. Monografia apresentada ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, da Universidade Presbiteriana Makenzie, como parte dos requisitos exigidos para a conclusão do Curso de Ciências Biológicas, modalidade Licenciatura. São Paulo 2010.
SOUZA, Antônia Silva de. O LÚDICO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: O Desenvolvimento e Aprendizagem das Crianças das Escolas Públicas do Município de São Luís Gonzaga - Maranhão – Brasil. Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação João de Deus, como requesito para a obtenção do título de mestre em Ciências da Educação – Supervisão Pedagógica.2021
SOUZA, Estela do Nascimento. A Matemática nos jogos e brincadeiras na educação infantil: uma construção de aprendizagem.Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Banca Examinadora do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium São Paulo 2012.
UNESCO (Organização das Naçõs unidas para educação ciência e cultura). Educação: um tesouro a descobrir, relatório para a UNESCO, da comissão internacional sobre educação para o século XXI. Disponível em:
Visto em 25/08/2019.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Plano de Ensino Aprendizagem e Projeto Educativo. 3. ed. São Paulo: Liberdad, 1995.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Paranaense de Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.