A Conversão das Representações Semióticas da Função Afim e a Linear:

um estudo diagnóstico com estudantes do Ensino Médio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.212-233

Resumen

Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar o desempenho e a competência de conversão do registro de representação, da linguagem natural para o numérico, frente a questões de Funções Afim e Linear de estudantes do Ensino Médio. O aporte teórico baseia-se na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval. Trata-se de pesquisa diagnóstica de caráter descritivo, realizada com 85 estudantes da 1º série do Ensino Médio, que responderam dois questionários com seis questões cada que, para efeito deste estudo, foram analisadas e discutidas duas delas. De acordo com os resultados da análise dos dados, foi possível observar que os estudantes têm bom domínio na conversão da linguagem natural para o registro numérico, tanto do ponto de vista do desempenho quanto do ponto de vista da competência da conversão de registro.

Palavras-chave: Registro na linguagem natural. Registro numérico. Diagnóstico. Desempenho. Níveis de conversão.

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Publicado

2024-05-09

Cómo citar

Batista, N., & Lucia Merlini, V. . (2024). A Conversão das Representações Semióticas da Função Afim e a Linear: : um estudo diagnóstico com estudantes do Ensino Médio. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(30), 212–233. https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.212-233

Número

Sección

Artigos Científicos