A Conversão das Representações Semióticas da Função Afim e a Linear:
um estudo diagnóstico com estudantes do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.212-233Resumen
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar o desempenho e a competência de conversão do registro de representação, da linguagem natural para o numérico, frente a questões de Funções Afim e Linear de estudantes do Ensino Médio. O aporte teórico baseia-se na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval. Trata-se de pesquisa diagnóstica de caráter descritivo, realizada com 85 estudantes da 1º série do Ensino Médio, que responderam dois questionários com seis questões cada que, para efeito deste estudo, foram analisadas e discutidas duas delas. De acordo com os resultados da análise dos dados, foi possível observar que os estudantes têm bom domínio na conversão da linguagem natural para o registro numérico, tanto do ponto de vista do desempenho quanto do ponto de vista da competência da conversão de registro.
Palavras-chave: Registro na linguagem natural. Registro numérico. Diagnóstico. Desempenho. Níveis de conversão.
Descargas
Citas
AMPLATZ, L. C. O estudo da função afim a partir da interpretação global de propriedades figurais: uma investigação com estudantes do ensino médio. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. Cascavel,2020.
BRANDÃO, Raimundo J. Barbosa. Registro de representação semiótica e o ensino de função Afim. Pesquisa em Foco, São Luís, vol. 24, n. 1, p. 103-120. Jan./Jul. 2019. ISSN: 2176-0136.
DAMM, F. D. Registros de Representação. In: MACHADO, S. D -et al. Educação Matemática: Uma introdução. São Paulo: EDUC, 1999. p. (135-153).
DUVAL,R.Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo da compreesão matemática. In MACHADO, S.D.A (Org). Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica. Campinas: Papirus, 2003a.
DUVAL,R. Comment analyser le fonctionnement représentationnel des tableaux et leur diversité? SPIRALE - Revue de Recherches en Éducation - N° 32,2003b.
DUVAL,R. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento. Tradução: Méricles Thadeu Moretti. Revemat: R. Eletr. de Edu. Matem. eISSN 1981-1322. Florianópolis, v. 07, n. 2, p.266-297, 2012.
DUVAL,R. Entrevista: Raymond Duval E A Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Freitas, José Luiz Magalhães De; Rezende, Veridiana. RPEM, Campo Mourão, Pr, v.2, n.3, jul-dez. 2013.
DUVAL,R.Como Analisar A Questão Crucial Da Compreensão Em Matemática? Trad. Méricles T. Moretti .REVEMAT, ISSN 1981-1322. Florianópolis (SC), v.13, n.2, p.1-27, 2018. Disponível em: Acesso em : 02 de jan. 2023.
IEZZI, G. Fundamentos de Matemática Elementar, 1: conjuntos e funções. Atual Editora. 1997.
MAGINA, S.; MERLINI, V.; SANTOS, A. dos. A estrutura multiplicativa sob a ótica da teoria dos campos conceituais: uma visão do ponto de vista da aprendizagem. In Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 3., 2012, Fortaleza, Brasil. Anais... Fortaleza: Brasil, p. 1-12, 2012.
LIMA, Elon Lages; CARVALHO, Paulo Cezar Pinto; WAGNER, Eduardo; MORGADO, Augusto César Morgado. A Matemática do Ensino Médio. 11. Ed. Rio de Janeiro: SBM, 2016.
RUDIO, F. V. Introdução ao projeto de pesquisa cientifica. 43º.ed. Petrópolis: Vozes, 2015.
SALGUEIRO, N. C. G. Como estudante do Ensino Médio lidam com registros de representação semiótica de funções. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Londrina. Londrina, 2011.
SILGEL,S. CASTELLAN, N.J. Estatística não-paramétrica para ciências do comportamento. Tradução: Sara Ianda Correa Carmona, 2ª edição Porto alegre: Artmed, 2006.
STEWART, James. Cálculo. 7.ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
TOZO, F. L. D. Tarefas exploratórias-investigativas para a aprendizagem de Função Afim. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de São Carlos. Sorocaba, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Paranaense de Educação Matemática
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.