A Conversão das Representações Semióticas da Função Afim e a Linear:
um estudo diagnóstico com estudantes do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.212-233Resumen
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar o desempenho e a competência de conversão do registro de representação, da linguagem natural para o numérico, frente a questões de Funções Afim e Linear de estudantes do Ensino Médio. O aporte teórico baseia-se na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval. Trata-se de pesquisa diagnóstica de caráter descritivo, realizada com 85 estudantes da 1º série do Ensino Médio, que responderam dois questionários com seis questões cada que, para efeito deste estudo, foram analisadas e discutidas duas delas. De acordo com os resultados da análise dos dados, foi possível observar que os estudantes têm bom domínio na conversão da linguagem natural para o registro numérico, tanto do ponto de vista do desempenho quanto do ponto de vista da competência da conversão de registro.
Palavras-chave: Registro na linguagem natural. Registro numérico. Diagnóstico. Desempenho. Níveis de conversão.
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