O CONTRATO DIDÁTICO NA UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM VOLTADOS PARA PERCEPÇÃO ESPACIAL: UMA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NUM AMBIENTE VIRTUAL
Resumen
Apresentamos neste artigo uma discussão acerca do Contrato Didático, analisando as relações contratuais estabelecidas em um ambiente virtual de formação continuada de professoras da Educação Infantil, voltada para o uso de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) relacionados à percepção espacial. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de Doutorado desenvolvida no campo da Didática da Matemática. Para tanto, abordamos essa problemática por meio da noção de Contrato Didático, proposta por Brousseau (1986), no âmbito da Teoria das Situações Didáticas, investigando-o em um contexto de ensino diferente dos comumente explorados quando da pesquisa sobre esse fenômeno didático. Participaram do estudo onze professoras da Educação Infantil. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, de modo virtual, além de um curso de formação continuada virtual sobre a utilização de Objetos Digitais de Aprendizagem, desenvolvidos pelo OBAMA (Objetos de Aprendizagem para Matemática – repositório criado pela UFRN), que abordam a percepção espacial na Educação Infantil. Os resultados apontaram que a relação contratual estabelecida entre os atores envolvidos apresentou particularidades próprias de uma relação didática pouco vivenciada pelas professoras: o contexto virtual e o domínio de Objetos Digitais de Aprendizagem, sobretudo para utilização na Educação Infantil. Por outro lado, o estudo também revelou que há elementos contratuais observados em contextos ordinários, que caracterizam o núcleo duro do contrato, que também foram identificados no ambiente virtual, inclusive com a interferência da realização ou não, por parte dos envolvidos, de acordos previstos também no Contrato Pedagógico.
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