AULAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA EM TEMPO DE PANDEMIA: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA VIVIDA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.23.352-371Palabras clave:
Modelagem Matemática, Ensino remoto, Experiência vivida, Educação MatemáticaResumen
Este relato busca apresentar reflexões sobre a experiência vivida ao ministrarmos a disciplina Resolução de Problemas e Modelagem Matemática alocada no terceiro ano do curso de Licenciatura em Matemática. As aulas foram realizadas no período de isolamento social devido à pandemia ocasionada pela COVID-19, de forma remota por meio da plataforma Teams. No texto, descrevemos um modo de trabalho que, partindo de tarefas de Modelagem explora aspectos teóricos da produção acadêmica da área da Modelagem, prática já realizada em aulas presenciais e que foi transposta para o ensino remoto, bem como os procedimentos de condução das aulas, as tarefas de Modelagem realizadas e algumas reflexões sobre como a prática foi realizada. Com isso, compreendemos que a abordagem adotada na disciplina se mostrou como um importante modo de proporcionar aos estudantes uma visão e uma vivência da articulação entre a teoria produzida pela comunidade acadêmica da área da Modelagem Matemática na Educação Matemática e a implementação de tarefas de Modelagem. Por outro lado, apresentamos os anseios e as dificuldades ao ministrar uma disciplina de Modelagem em aulas remotas.