A PRODUÇÃO DO RELATÓRIO DE UM PROJETO DE MODELAGEM

Autores/as

  • Ilaine da Silva Campos Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.23.171-191

Palabras clave:

Roteiro, Avaliação, Artefato, Educação Matemática

Resumen

Este artigo propõe-se a compreender como um grupo de estudantes produziu o relatório de um projeto de Modelagem com base em um roteiro, como esse roteiro foi interpretado pelos estudantes e como orientou suas ações em relação a essa tarefa. O roteiro é entendido como artefato que é reconhecido pelos estudantes como o parâmetro para o que será avaliado pela professora, explicitando a tensão entre a proposta de ambientes de aprendizagem de Modelagem e a Educação Matemática escolar. Os sujeitos desta pesquisa são estudantes de uma turma de terceiro ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Meio Ambiente do Instituto Federal de Minas Gerais, campus de Governador Valadares. Este estudo se fundamenta na Teoria Histórico-Cultural da Atividade. Os dados discutidos neste artigo são de natureza qualitativa e são oriundos de observações participantes. A partir da análise dos dados, foi possível compreender que a natureza dos artefatos pode fazer prevalecer as relações de poder historicamente construídas sobre a Educação Matemática escolar, dentre as quais o poder exercido pelas avaliações em Matemática

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Publicado

2021-12-14

Cómo citar

Campos, I. da S. (2021). A PRODUÇÃO DO RELATÓRIO DE UM PROJETO DE MODELAGEM. Revista Paranaense De Educação Matemática, 10(23), 171–191. https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.23.171-191