UMA ANÁLISE QUANTITATIVA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores/as

  • Lucas Gabriel Silva Perseguin Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Cristiane de Fatima Budek Dias Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Guataçara dos Santos Junior Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.20.204-218

Resumen

A Estatística passou a fazer parte dos currículos educacionais internacionalmente a partir da década de 1970 e, desde então, muitos estudos se concretizaram sobre seu ensino e aprendizagem. Um dos pontos da pesquisa em Educação Estatística está no processo de formação de professores. Desta forma, este artigo tem como objetivo avaliar quantitativamente o contexto mundial das pesquisas sobre a formação de professores para o ensino de Estatística na Educação Básica. Para tanto, foi utilizada a
metodologia de revisão sistemática Methodi Ordinatio, a qual permite classificar e ordenar produções científicas de acordo com sua relevância para o campo de estudo. Para a busca das produções, foram consideradas as bases Science Direct, Scopus, Scielo e Web of Science. Observou-se que o estudo
sobre o tema é algo recente no panorama global e em constante crescente, principalmente impulsionado pelas pesquisas realizadas no Brasil e Estados Unidos e pelas mudanças curriculares
ocorridas no contexto mundial. 

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Publicado

2021-01-22

Cómo citar

Perseguin, L. G. S., Dias, C. de F. B., & Junior, G. dos S. (2021). UMA ANÁLISE QUANTITATIVA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 9(20), 204–218. https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.20.204-218

Número

Sección

Artigos Científicos