UMA ANÁLISE QUANTITATIVA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.20.204-218Abstract
A Estatística passou a fazer parte dos currículos educacionais internacionalmente a partir da década de 1970 e, desde então, muitos estudos se concretizaram sobre seu ensino e aprendizagem. Um dos pontos da pesquisa em Educação Estatística está no processo de formação de professores. Desta forma, este artigo tem como objetivo avaliar quantitativamente o contexto mundial das pesquisas sobre a formação de professores para o ensino de Estatística na Educação Básica. Para tanto, foi utilizada a
metodologia de revisão sistemática Methodi Ordinatio, a qual permite classificar e ordenar produções científicas de acordo com sua relevância para o campo de estudo. Para a busca das produções, foram consideradas as bases Science Direct, Scopus, Scielo e Web of Science. Observou-se que o estudo
sobre o tema é algo recente no panorama global e em constante crescente, principalmente impulsionado pelas pesquisas realizadas no Brasil e Estados Unidos e pelas mudanças curriculares
ocorridas no contexto mundial.