TECNOLOGIAS NA MATEMÁTICA: UMA REVISÃO ACERCA DE TRABALHOS COM O USO DO GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA

Autores/as

  • Adriano Dias de Sousa
  • Rogerio Ribeiro Martins
  • Raylson dos Santos Carneiro Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Kattia Ferreira da Silva Universidade de Gurupi (UNIRG)
  • Rogerio dos Santos Carneiro Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Resumen

O objetivo do trabalho é apresentar a importância da utilização do software GeoGebra como forma de auxílio a professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem, evidenciando as contribuições da inserção de tecnologias da informação e comunicação na educação, em especial, o uso do GeoGebra no ensino de geometria plana. Para tratar sobre o uso desse software no ensino de geometria plana, realizou-se uma revisão sistemática de trabalhos, por meio de uma pesquisa bibliográfica em plataformas digitais e, com isso, foram selecionados quatorze trabalhos para a etapa de análise. A maior parte dos trabalhos relaciona o uso do GeoGebra ao ensino básico. Identifica-se que essa relação tem laços estreitos com o ensino de geometria plana, pois com o auxílio do software, propicia-se a representação das figuras geométricas de forma rápida e com diversificação de seus detalhes. Através da análise desses trabalhos, pode-se verificar que o uso desse programa no ensino da geometria plana é uma ferramenta que facilita o processo de ensino e aprendizagem de forma mais dinâmica e produtiva.

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Biografía del autor/a

Raylson dos Santos Carneiro, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutorando em Educação na Amazônia pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA / EDUCANORTE), Universidade Federal do Tocantins (UFT); Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins (UFT); Graduado em Licenciatura Plena em Matemática, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG); Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade de Gurupi (UNIRG); Possui Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação Matemática e Física, pela Faculdade Católica de Anápolis. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saberes e Fazeres em Contextos Socioculturais e Educacionais (GEPEFAZE). Integrante do Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade de Solos e Recursos Hídricos. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre as Perspectivas Históricas e Atuais da Educação Matemática e Matemática (PHEMAT). Professor Efetivo da Universidade Federal do Tocantins - UFT, curso de Engenharia Florestal e Matemática EaD. Atua nas áreas: Educação Matemática; Educação e Matemática.

Kattia Ferreira da Silva, Universidade de Gurupi (UNIRG)

Doutoranda em Ensino de Ciências Exatas, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES); Mestre em Matemática, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT); Possui Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação Matemática e Física, pela Faculdade Católica de Anápolis; Graduada em Licenciatura Plena em Matemática, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), e Curso Superior de Formação Específica em Gestão Publica, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre as Perspectivas Históricas e Atuais da Educação Matemática e Matemática (PHEMAT). Professora Efetiva da Universidade de Gurupi (UNIRG) e da Rede Municipal de Gurupi. Tem experiência nas áreas de Educação Matemática, Educação, Matemática e Estatística.

Rogerio dos Santos Carneiro, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Doutor em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/REAMEC); Mestre em Educação Matemática, Universidade Severino Sombra (USS); Licenciado em Matemática, Universidade Estadual de Goiás (UEG); possui Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação Matemática e Física, Faculdade Católica de Anápolis; Pós-Graduação Lato Sensu em Educação em Direitos Humanos, Universidade Federal do Tocantins (UFT), e Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Produção, Universidade Cândido Mendes (UCAM). Integrante do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT-Brasil) e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre as Perspectivas Históricas e Atuais da Educação Matemática e Matemática (PHEMAT). Professor Adjunto da Universidade Federal do Norte Tocantins - UFNT, docente da Licenciatura em Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim) e do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Câmpus de Araguaína. Atua nas áreas: Educação Matemática; História da Educação Matemática e Matemática.

Citas

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Publicado

2022-12-01

Cómo citar

Sousa, A. D. de, Martins, R. R., Carneiro, R. dos S., Silva, K. F. da, & Carneiro, R. dos S. (2022). TECNOLOGIAS NA MATEMÁTICA: UMA REVISÃO ACERCA DE TRABALHOS COM O USO DO GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(26), 384–401. Recuperado a partir de https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/5201

Número

Sección

Artigos Científicos