TECNOLOGIAS NA MATEMÁTICA: UMA REVISÃO ACERCA DE TRABALHOS COM O USO DO GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA

Authors

  • Adriano Dias de Sousa
  • Rogerio Ribeiro Martins
  • Raylson dos Santos Carneiro Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Kattia Ferreira da Silva University of Gurupi (UNIRG)
  • Rogerio dos Santos Carneiro Federal University of Northern Tocantins (UFNT)

Abstract

The objective of this work is to demonstrate the importance of the insertion of information and communication technologies in education, in particular, the use of GeoGebra in the teaching of plane geometry, as the teaching of this ends up developing creative skills both on the part of teachers and students. To deal with the use of this software in the teaching of plane geometry, a bibliographic review was carried out on digital platforms and, with that, several works related to the subject were found, being selected fourteen for the literature review. Most of the works relate the use of GeoGebra to basic education. It is identified that this relationship has close links with the teaching of functions, which is one of the pillars of mathematics, because, with the help of the software, the graphic representation of functions is provided quickly and with diversification of the details contained in the curves. In general, these works cite that GeoGebra is a resource that makes classes more dynamic, improving student performance in studies. Through their analysis, it can be seen that the use of this program in the teaching of plane geometry is a tool that facilitates learning in a more dynamic and productive way.

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Author Biographies

Raylson dos Santos Carneiro, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutorando em Educação na Amazônia pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA / EDUCANORTE), Universidade Federal do Tocantins (UFT); Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins (UFT); Graduado em Licenciatura Plena em Matemática, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG); Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade de Gurupi (UNIRG); Possui Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação Matemática e Física, pela Faculdade Católica de Anápolis. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saberes e Fazeres em Contextos Socioculturais e Educacionais (GEPEFAZE). Integrante do Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade de Solos e Recursos Hídricos. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre as Perspectivas Históricas e Atuais da Educação Matemática e Matemática (PHEMAT). Professor Efetivo da Universidade Federal do Tocantins - UFT, curso de Engenharia Florestal e Matemática EaD. Atua nas áreas: Educação Matemática; Educação e Matemática.

Kattia Ferreira da Silva, University of Gurupi (UNIRG)

Doutoranda em Ensino de Ciências Exatas, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES); Mestre em Matemática, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT); Possui Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação Matemática e Física, pela Faculdade Católica de Anápolis; Graduada em Licenciatura Plena em Matemática, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), e Curso Superior de Formação Específica em Gestão Publica, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre as Perspectivas Históricas e Atuais da Educação Matemática e Matemática (PHEMAT). Professora Efetiva da Universidade de Gurupi (UNIRG) e da Rede Municipal de Gurupi. Tem experiência nas áreas de Educação Matemática, Educação, Matemática e Estatística.

Rogerio dos Santos Carneiro, Federal University of Northern Tocantins (UFNT)

Doutor em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/REAMEC); Mestre em Educação Matemática, Universidade Severino Sombra (USS); Licenciado em Matemática, Universidade Estadual de Goiás (UEG); possui Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação Matemática e Física, Faculdade Católica de Anápolis; Pós-Graduação Lato Sensu em Educação em Direitos Humanos, Universidade Federal do Tocantins (UFT), e Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Produção, Universidade Cândido Mendes (UCAM). Integrante do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT-Brasil) e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre as Perspectivas Históricas e Atuais da Educação Matemática e Matemática (PHEMAT). Professor Adjunto da Universidade Federal do Norte Tocantins - UFNT, docente da Licenciatura em Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim) e do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Câmpus de Araguaína. Atua nas áreas: Educação Matemática; História da Educação Matemática e Matemática.

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Published

2022-12-01

How to Cite

Sousa, A. D. de, Martins, R. R., Carneiro, R. dos S., Silva, K. F. da, & Carneiro, R. dos S. (2022). TECNOLOGIAS NA MATEMÁTICA: UMA REVISÃO ACERCA DE TRABALHOS COM O USO DO GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(26), 384–401. Retrieved from https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/5201

Issue

Section

Artigos Científicos