AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DE FORMANDOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
PERCEPTIONS OF GRADUATING STUDENTS OF THE FEDERAL UNIVERSITY OF PARÁ
Resumen
As tecnologias digitais da informação e comunicação estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, sendo ferramentas indispensáveis para nossa sobrevivência e apresentando avanços que promovem a possibilidade de mudança em diversos setores da sociedade, incluindo a educação. Entretanto, um dos principais desafios para a integração desses recursos nos ambientes de ensino e aprendizagem é a falta de formação docente adequada, justificando a necessidade de trabalhos que visem explorar aspectos acerca da formação docente quanto a utilização dos meios digitais. Portanto, neste trabalho, buscamos analisar se, na opinião de discentes concluintes, o curso de Licenciatura em matemática do campus de Belém da Universidade Federal do Pará (UFPA) os capacitou para a utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação em sua atuação profissional. Para tal, o projeto pedagógico do curso foi analisado a fim de observar, na formação inicial, os aspectos relacionados aos meios digitais e embasar a construção de um questionário eletrônico para analisar a opinião dos formandos acerca de sua formação inicial quanto a utilização dos meios digitais. Os resultados apontam que, na UFPA, o projeto pedagógico do curso de licenciatura em matemática, campus Belém, apresenta poucos incentivos no que se refere a utilização de recursos digitais nas práticas profissionais. Além disso, a maioria dos discentes concluintes relatou, no questionário aplicado, descontentamento com sua formação inicial na parte de manejo das tecnologias digitais, deixando reflexões sobre a eficiência da formação inicial na perspectiva de uso desses recursos.
Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 1,
de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de
Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena.
Diário Oficial da União, Brasília, DF, 09 de abril de 2002e, Seção 1, p. 31. Republicada por
ter saído com incorreção do original no D.O.U. de 4 de março de 2002, Seção 1, p. 8. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf. Acesso em: 11 ago. 2021.
CAMARGOS JUNIOR, Artur. Formação docente e competências para o uso de TDIC em sala de aula. In: Ferreira; Gabriella Rosseti. Educação e Tecnologias, Experiencias, Desafios e Perspectivas 2. Local: Editora Atena, 2019. p.8-16.
CIBOTTO, Rosefran Adriano Gonçales; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato. O Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK) na Formação Inicial do Professor de Matemática. In: VIII EPCT - Encontro de Produção Científica e Tecnológica, 2013, Campo Mourão - PR.
CORRÊA, João Nazareno Pantoja; BRANDEMBERG, João Cláudio. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no Ensino De Matemática em Tempos de Pandemia: Desafios e Possibilidades. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 8, n. 22, p. 34–54, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4176. Acesso em: 15 jan. 2022.
COSTA, Nielce Meneguelo Lobo; PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. A Integração das Tecnologias Digitais ao Ensino de Matemática: desafio constante no cotidiano escolar do professor. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, n. 16, 6 nov. 2015.
GESTRADO. Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente. Relatório Técnico. Trabalho Docente em Tempos de Pandemia. Belo Horizonte: UFMG, 2020.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª. ed.São Paulo: Atlas, 2008.
GOULART, Marceli Behm; DA COSTA, Priscila Kabbaz Alves; PEREIRA, Ana Lúcia. A integração das TDIC na formação inicial de professores de matemática no Brasil: uma análise a partir dos projetos pedagógicos. Olhar de Professor, v. 21, n. 2, p. 351-367, 2018.
GUTIERREZ-FALLAS, Luis Fabián; HENRIQUES, Ana. O TPACK de futuros professores de matemática numa experiência de formação. Relime, Cidade do México, v. 23, n. 2, p. 175-202, 2020. Disponível em: O TPACK de futuros professores de matemática numa experiência de formação (scielo.org.mx). Acesso em: 15 jan. 2022.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 9. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
LIMA, Luciana de; LOUREIRO, Robson Carlos. A Aprendizagem Significativa do Conceito de Tecnodocência: integração entre Docência e Tecnologias Digitais. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 14, n. 1, p. 1-10, julho, 2016.
LOUREIRO, Robson Carlos; LIMA, Luciana de. Tecnodocência: integração entre tecnologias digitais da informação e comunicação e docência na formação do professor. Fortaleza: Amazon, 2018.
MACIEL, Kayque Henrique; CIBOTTO, Rosefran Adriano Gonçales; CEOLIM, Amauri Jersi. Uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (tic): formação inicial e percepções de licenciandos em matemática da UNESPAR. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, PR, Brasil, v.09, n.19, p. 308-329, jul-out, 2020
MAZON, Michelle Juliana Savio. TPACK (Conhecimento pedagógico de conteúdo tecnológico): relação com as diferentes gerações de professores de matemática. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciência, 2012.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MISKULIN, Rosana Giarreta Sguerra. As possibilidades didático-pedagógicas de ambientes computacionais na formação colaborativa de professores de matemática. In: FIORENTINI, Dario. (Org.). Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado de Letras, 2003. p. 217-248.
RIBEIRO, Flávia Martins; PAZ, Maria Goretti. O ensino da matemática por meio de novas tecnologias. Revista Modelos, Osório, Ano 2 – Vol. 2 – N º 2 – AGO/2012.
SHULMAN, Lee S. Knowledge an Teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review. v. 57, n.1, p. 1- 22, fev, 1987.
SILVA, Elieudo Nogueira; LIMA, Francisco José. Tecnologias digitais na formação de professores: um panorama de pesquisas apresentadas no encontro nacional de educação matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 892–905, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4868. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4868. Acesso em 10 jan 2021.
SILVA, Juarez Bento da; BILESSIMO, Simone Meister Sommer; MACHADO, Leticia Rocha. Integração de tecnologia na educação: proposta de modelo para capacitação docente inspirada no TPACK. Educação em Revista [online]. 2021, v. 37, e232757. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698232757. Acesso 15 Jan 2022.
SOUZA, Liliane de Oliveira. As TIC na formação docente: fundamentos para design de objetos virtuais de aprendizagem. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
ULIANO, Kelly. Tecnologia Digital da Informação e Comunicação (TDIC) na educação: aplicativos e o mundo tecnológico no contexto escolar. 49f, Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Cultura Digital), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
VALENTE, José Armando. (2003). Formação de Educadores para o uso da informática na escola. Campinas: Núcleo de Informática Aplicada à Educação/UNICAMP, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Paranaense de Educação Matemática
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.