DIGITAL INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES IN THE INITIAL TRAINING OF MATHEMATICS TEACHERS:

PERCEPTIONS OF GRADUATING STUDENTS OF THE FEDERAL UNIVERSITY OF PARÁ

Authors

Abstract

Digital Information and Communication Technologies are increasingly present in our daily lives, being indispensable tools for our survival and presenting advances that promote the possibility of change in various sectors of society, including education. In this work, we seek to analyze whether, in the opinion of graduating students, the Mathematics Degree course at the Federal University of Pará capacitated them to use digital technologies of Information and Communication in their professional performance. To this end, the pedagogical project of the course was analyzed in order to observe aspects related to the digital environment in initial training. In addition, a survey, through a form, was carried out with graduating students in order to obtain their opinion on their initial training process. The results indicate that the formation of the Mathematics teacher has weaknesses, in the opinion of the participants, and the pedagogical project presents few incentives regarding the use of digital resources in professional practices, leaving reflections on the efficiency of initial training in the techno-teaching perspective.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marlon Augusto das Chagas Barros, Universidade Federal do Pará

Graduando em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) e realiza pesquisas na área de Educação Matemática com ênfase nos temas: Tecnologias digitais no ensino-aprendizagem de matemática, tecnologias digitais na formação do professor de matemática, interdisciplinariedade no ensino-aprendizagem de matemática e materiais e jogos no ensino-aprendizagem de matemática.

Paulo Vilhena da Silva, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 2016), é
professor da Faculdade de Matemática do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da
UFPA (FACMAT/ICEN/UFPA), do Programa de Pós-Graduação em Matemática em
Rede Nacional (PROFMAT/UFPA),  do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
(PPGECM/UFPA) e do Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática
(PPGECEM/REAMEC/UFPA)

Cristiane Ruiz Gomes, Universidade Federal do Pará

Licenciada em Matemática (2004), doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade
Federal do Pará (2015). É professora da Faculdade de Matemática da Universidade
Federal do Pará desde 2007. Atualmente, está lotada provisoriamente no
Departamento de Integração Acadêmica e Tecnológica da Universidade Federal do
Ceará. É líder do grupo de pesquisa Ensino e Educação Matemática.

References

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 1,

de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de

Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena.

Diário Oficial da União, Brasília, DF, 09 de abril de 2002e, Seção 1, p. 31. Republicada por

ter saído com incorreção do original no D.O.U. de 4 de março de 2002, Seção 1, p. 8. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf. Acesso em: 11 ago. 2021.

CAMARGOS JUNIOR, Artur. Formação docente e competências para o uso de TDIC em sala de aula. In: Ferreira; Gabriella Rosseti. Educação e Tecnologias, Experiencias, Desafios e Perspectivas 2. Local: Editora Atena, 2019. p.8-16.

CIBOTTO, Rosefran Adriano Gonçales; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato. O Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK) na Formação Inicial do Professor de Matemática. In: VIII EPCT - Encontro de Produção Científica e Tecnológica, 2013, Campo Mourão - PR.

CORRÊA, João Nazareno Pantoja; BRANDEMBERG, João Cláudio. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no Ensino De Matemática em Tempos de Pandemia: Desafios e Possibilidades. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 8, n. 22, p. 34–54, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4176. Acesso em: 15 jan. 2022.

COSTA, Nielce Meneguelo Lobo; PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. A Integração das Tecnologias Digitais ao Ensino de Matemática: desafio constante no cotidiano escolar do professor. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, n. 16, 6 nov. 2015.

GESTRADO. Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente. Relatório Técnico. Trabalho Docente em Tempos de Pandemia. Belo Horizonte: UFMG, 2020.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª. ed.São Paulo: Atlas, 2008.

GOULART, Marceli Behm; DA COSTA, Priscila Kabbaz Alves; PEREIRA, Ana Lúcia. A integração das TDIC na formação inicial de professores de matemática no Brasil: uma análise a partir dos projetos pedagógicos. Olhar de Professor, v. 21, n. 2, p. 351-367, 2018.

GUTIERREZ-FALLAS, Luis Fabián; HENRIQUES, Ana. O TPACK de futuros professores de matemática numa experiência de formação. Relime, Cidade do México, v. 23, n. 2, p. 175-202, 2020. Disponível em: O TPACK de futuros professores de matemática numa experiência de formação (scielo.org.mx). Acesso em: 15 jan. 2022.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 9. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

LIMA, Luciana de; LOUREIRO, Robson Carlos. A Aprendizagem Significativa do Conceito de Tecnodocência: integração entre Docência e Tecnologias Digitais. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 14, n. 1, p. 1-10, julho, 2016.

LOUREIRO, Robson Carlos; LIMA, Luciana de. Tecnodocência: integração entre tecnologias digitais da informação e comunicação e docência na formação do professor. Fortaleza: Amazon, 2018.

MACIEL, Kayque Henrique; CIBOTTO, Rosefran Adriano Gonçales; CEOLIM, Amauri Jersi. Uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (tic): formação inicial e percepções de licenciandos em matemática da UNESPAR. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, PR, Brasil, v.09, n.19, p. 308-329, jul-out, 2020

MAZON, Michelle Juliana Savio. TPACK (Conhecimento pedagógico de conteúdo tecnológico): relação com as diferentes gerações de professores de matemática. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciência, 2012.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MISKULIN, Rosana Giarreta Sguerra. As possibilidades didático-pedagógicas de ambientes computacionais na formação colaborativa de professores de matemática. In: FIORENTINI, Dario. (Org.). Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado de Letras, 2003. p. 217-248.

RIBEIRO, Flávia Martins; PAZ, Maria Goretti. O ensino da matemática por meio de novas tecnologias. Revista Modelos, Osório, Ano 2 – Vol. 2 – N º 2 – AGO/2012.

SHULMAN, Lee S. Knowledge an Teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review. v. 57, n.1, p. 1- 22, fev, 1987.

SILVA, Elieudo Nogueira; LIMA, Francisco José. Tecnologias digitais na formação de professores: um panorama de pesquisas apresentadas no encontro nacional de educação matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 892–905, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4868. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4868. Acesso em 10 jan 2021.

SILVA, Juarez Bento da; BILESSIMO, Simone Meister Sommer; MACHADO, Leticia Rocha. Integração de tecnologia na educação: proposta de modelo para capacitação docente inspirada no TPACK. Educação em Revista [online]. 2021, v. 37, e232757. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698232757. Acesso 15 Jan 2022.

SOUZA, Liliane de Oliveira. As TIC na formação docente: fundamentos para design de objetos virtuais de aprendizagem. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.

ULIANO, Kelly. Tecnologia Digital da Informação e Comunicação (TDIC) na educação: aplicativos e o mundo tecnológico no contexto escolar. 49f, Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Cultura Digital), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

VALENTE, José Armando. (2003). Formação de Educadores para o uso da informática na escola. Campinas: Núcleo de Informática Aplicada à Educação/UNICAMP, 2003.

Published

2022-12-01

How to Cite

das Chagas Barros, M. A., da Silva, P. V., & Gomes, C. R. (2022). DIGITAL INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES IN THE INITIAL TRAINING OF MATHEMATICS TEACHERS:: PERCEPTIONS OF GRADUATING STUDENTS OF THE FEDERAL UNIVERSITY OF PARÁ. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(26), 446–468. Retrieved from https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/5176

Issue

Section

Artigos Científicos