TRAÇOS DOS EQUIPAMENTOS PRAXEOLÓGICOS DE ALGUNS ESTUDANTES A PARTIR DE REPRESENTAÇÕES GEOMÉTRICAS NAS RESOLUÇÕES DE UMA TAREFA

Autores/as

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar uma tarefa envolvendo a representação de pontos em
um sistema de coordenadas cartesianas no espaço euclidiano tridimensional à luz da Teoria
Antropológica do Didático – TAD. A escolha da questão ocorreu após a correção de uma das avaliações
de Geometria Analítica, pertencente à grade curricular do Curso de Licenciatura em Matemática de uma
Universidade Brasileira. A partir de distintos esboços ostensivos, foi possível promover inferências
acerca dos equipamentos praxeológicos de alguns estudantes por meio das variações apresentadas
enquanto soluções. Como via metodológica, optou-se por uma análise praxeológica, a qual viabilizou
mapear as técnicas, tecnologias e teorias evocadas no processo representacional. Os resultados apontam
para a emergência de um olhar mais atento para o trânsito entre representações no plano e espaço.

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Biografía del autor/a

Jany Santos Souza Goulart, UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/UEFS).

Claudiano Goulart, UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana

Professor Titular do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Doutor em Matemática pela Universidade de Brasília (UnB).

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Publicado

2022-09-14

Cómo citar

Goulart, J. S. S., & Goulart, C. (2022). TRAÇOS DOS EQUIPAMENTOS PRAXEOLÓGICOS DE ALGUNS ESTUDANTES A PARTIR DE REPRESENTAÇÕES GEOMÉTRICAS NAS RESOLUÇÕES DE UMA TAREFA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(25), 345–362. Recuperado a partir de https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/5162

Número

Sección

Número Temático: Didática da Matemática