UMA VISÃO CRÍTICA DE PROBLEMAS DO CAMPO CONCEITUAL ADITIVO PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DISPONIBILIZADOS NA INTERNET

Autores/as

Resumen

Resultados de pesquisas têm evidenciado que estudantes, mesmo os que já completaram os
Anos Iniciais, apresentam dificuldades em resolver problemas de estruturas aditivas mais complexas.
Essa dificuldade também é relatada por docentes, principalmente os que trabalham nesta etapa escolar
e que apresentam seus depoimentos em cursos de formação continuada, particularmente depois de
observarem que desde o 1º ano do Ensino Fundamental, a Base Nacional Curricular Comum, BNCC,
apresenta habilidades nas quais o estudante deve “resolver e elaborar problemas”. Tal situação se
agravou com a necessidade de preparar aulas para ensino remoto. Muitos passaram a consultar a internet
na busca por apoio teórico e didático. O objetivo desse texto é apresentar o estudo decorrente da análise
de situações-problema presentes em livros didáticos disponibilizados gratuitamente pela internet. Nosso
caminho teórico-metodológico está embasado nos referenciais teóricos de campo conceitual aditivo de
Vergnaud e de ambientes de aprendizagem investigativa e crítica de Skovsmose. Os resultados da nossa
análise apontam caminhos diversificados para a reelaboração de problemas do campo aditivo, a fim de
orientar professor e aluno a desenvolver cenários de investigação em sala de aula. Esse estudo concluiu
que tal encaminhamento traz uma dimensão crítica e significativa para a prática pedagógica.

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Biografía del autor/a

Silene Pereira Madalena, INES/UFRJ

Doutora em Psicologia com Estágio Pós-doutoral no Instituto de Matemática- UFRJ. Mestrado e Graduação em Fonoaudiologia. Professora com Especialização em Educação Infantil e Educação Especial, Especialista em Psicopedagogia na Educação. Atuou por 40 anos com alunos surdos e ouvintes, da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, e na formação continuada de professores destes mesmos segmentos, com foco no ensino de Matemática para estudantes surdos. Atualmente é colaboradora do Projeto Fundão/ Ensino de Matemática para alunos com deficiência visual e alunos surdos/UFRJ.

Ana Maria Carneiro Abrahão, UNIRIO/UFRJ

Doutora em Educação, bacharel, licenciada e mestre em Matemática; professora dos anos iniciais, EF e Médio por mais de 20 anos. Foi coordenadora dos Polos Ciências-Matemática pela diretoria de ensino da SMERJ, supervisora pela 7ª CRE/SMERJ, professora do CFP do ISERJ e do CCH/DID/Unirio. Atualmente é coordenadora de disciplina pelo CEDERJ/CECIERJ, colaboradora do Projeto Fundão/Anos Iniciais/UFRJ, membro do GT1/SBEM, líder do grupo de pesquisas EDMAT/Unirio  https://edmatunirio.wordpress.com e do canal EDMAT https://www.youtube.com/channel/UCo4QjmkymcnNFyrZFhT5llw

 

Silvia Andrade da Costa Arantes, UFRJ

Especialista em Gestão Escolar pela UNINTER, licenciada em Matemática pela Universidade Castelo Branco e Pedagogia Federações de Escolas Faculdades Integradas Simonsen; professora dos anos iniciais, EF e Médio há 13 anos. Foi Analista de Ensino pelo SENAI/CETIQT - Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil, membro do SBEM, atualmente é colaboradora do Projeto Fundão/Anos Iniciais/UFRJ e do EDMAT/Unirio.

Citas

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Publicado

2022-09-14

Cómo citar

Madalena, S. P., Abrahão, A. M. C., Arantes, S. A. da C., & Silva, L. A. da. (2022). UMA VISÃO CRÍTICA DE PROBLEMAS DO CAMPO CONCEITUAL ADITIVO PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DISPONIBILIZADOS NA INTERNET. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(25), 459–483. Recuperado a partir de https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/5153

Número

Sección

Número Temático: Didática da Matemática