UMA VISÃO CRÍTICA DE PROBLEMAS DO CAMPO CONCEITUAL ADITIVO PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DISPONIBILIZADOS NA INTERNET

Authors

Abstract

Research results have shown that students, even those who have already completed Elementary School, have difficulties in solving problems of more complex additive structures. This difficulty is also reported by teachers, especially those who work with the Elementary Schools and who present their testimonies in continuing education courses, particularly after observing that the Brazilian National Common Curriculum Base, BNCC, presents many skills in which the student must "solve and elaborate problems". This situation worsened with the need to prepare remote teaching classes. Many began to consult the internet in the search for theoretical and didactic support. The aim of this text is to present the study resulting from the analysis of problems present in available textbooks, free of charge, on the Internet. Our studies are based on Vergnaud's theoretical references of additive conceptual fields and Skovsmose's investigative and critical learning environments. The results of our analysis point to diversified ways to rework problems of the additive field in order to guide teacher and student to develop research scenarios in the classroom. This study concluded that such referral brings a critical and significant dimension to pedagogical practice.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Silene Pereira Madalena, INES/UFRJ

Doutora em Psicologia com Estágio Pós-doutoral no Instituto de Matemática- UFRJ. Mestrado e Graduação em Fonoaudiologia. Professora com Especialização em Educação Infantil e Educação Especial, Especialista em Psicopedagogia na Educação. Atuou por 40 anos com alunos surdos e ouvintes, da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, e na formação continuada de professores destes mesmos segmentos, com foco no ensino de Matemática para estudantes surdos. Atualmente é colaboradora do Projeto Fundão/ Ensino de Matemática para alunos com deficiência visual e alunos surdos/UFRJ.

Ana Maria Carneiro Abrahão, UNIRIO/UFRJ

Doutora em Educação, bacharel, licenciada e mestre em Matemática; professora dos anos iniciais, EF e Médio por mais de 20 anos. Foi coordenadora dos Polos Ciências-Matemática pela diretoria de ensino da SMERJ, supervisora pela 7ª CRE/SMERJ, professora do CFP do ISERJ e do CCH/DID/Unirio. Atualmente é coordenadora de disciplina pelo CEDERJ/CECIERJ, colaboradora do Projeto Fundão/Anos Iniciais/UFRJ, membro do GT1/SBEM, líder do grupo de pesquisas EDMAT/Unirio  https://edmatunirio.wordpress.com e do canal EDMAT https://www.youtube.com/channel/UCo4QjmkymcnNFyrZFhT5llw

 

Silvia Andrade da Costa Arantes, UFRJ

Especialista em Gestão Escolar pela UNINTER, licenciada em Matemática pela Universidade Castelo Branco e Pedagogia Federações de Escolas Faculdades Integradas Simonsen; professora dos anos iniciais, EF e Médio há 13 anos. Foi Analista de Ensino pelo SENAI/CETIQT - Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil, membro do SBEM, atualmente é colaboradora do Projeto Fundão/Anos Iniciais/UFRJ e do EDMAT/Unirio.

References

ABRAHÃO, A. M. C; SILVA, L. A.; MADALENA, S. P.; ARANTES, S. A. C. Problemas

de livros didáticos: campo conceitual aditivo em discussão. In: Encontro Nacional de

Educação Matemática (ENEM), 14., 2022, Edição Virtual: Sociedade Brasileira de

Educação Matemática (SBEM - RJ), 2022. Disponível em:

https://youtu.be/vSy3ZAV9xnM>. Acesso em: 20 jun. 2022.

ABRAHÃO, A. M. C; OGLIARI, E; SILVA, L. A.; MADALENA, S. P.; ARANTES, S. A.

C. Resolução de Problemas do Campo Aditivo. In: Encontro de Educação Matemática do

Estado do Rio de Janeiro (EEMAT), 8, 2021, Edição Virtual: Sociedade Brasileira de

Educação Matemática (SBEM), 2021. Disponível em:

<https://www.even3.com.br/eematrj2021/>. Acesso em: 20 jun. 2022.

ABRAHÃO, A. M. C., SERRA, A. F. V. Formação Do Pedagogo: Ensino E Aprendizagem

Do Campo Aditivo. In: Encontro de Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro

(EEMAT), 7, 2018, Rio de Janeiro. Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM -

RJ), 2018. Disponível em: <https://sbemriodejaneiro.org/anais/>. Acesso em: 20 jun. 2022.

ABRAHÃO, A. M. C.; VIEIRA, E. R. Formulação de Problemas do Campo Multiplicativo:

alternativa de uso do livro didático, Cap.2. In: Aplicações e reflexões da resolução de

problemas para o ensino e aprendizagem de matemática. Adnelson Jati Batista, Rafael

Filipe Novôa Vaz, Solange Almeida Santos (org.). Boa Vista: Ed. EDUCITEC, p.43-77,

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Base Curricular Nacional Comum:

Matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 2017. Disponível

em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#fundamental/a-area-de-matematica>. Acesso

em: 09 ago. 2021.

GIOVANNI JÚNIOR, J. R. A conquista da matemática, obra em 5 v. do 1º ao 5º ano. São Paulo: FTD, 2018. Disponível em: <https://www.leonardoportal.com/p/acervo-dematematica.html>. Acesso em: 14 dez. 2021.

MAGINA, S.; CAMPOS, T. M. M.; GITIRANA, V.; NUNES, T. Repensando Adição e

Subtração: contribuições da Teoria dos Campos Conceituais. 3. ed. São Paulo: PROEM,

MENDONÇA, T. M.; PINTO, S. M.; CAZORLA, I. M.; RIBEIRO, E. As estruturas aditivas

nas séries iniciais do ensino fundamental: um estudo diagnóstico em contextos diferentes.

Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, México, v. 10, n. 2,

p. 219-239, jul. 2007.

PASSOS, C. M. C.; SILVA, Z. A. I. Caderno do Futuro: matemática - obra em 5 v. do 1º

ao 5º ano. São Paulo: IBEP, 2013. Disponível em:

<https://www.leonardoportal.com/p/acervo-de-matematica.html>. Acesso em: 14 dez. 2021.

PIAGET, J. SZEMINSKA, A. A gênese do número na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.

PROF. LEONARDO PORTAL. Prof. Leonardo Portal, c2021. Página inicial. Disponível

em: < https://www.leonardoportal.com/>. Acesso em: 14 dez. 2021.

SCARPELLI, R.T. Um estudo sobre o ensino de multiplicação em uma escola bilíngue de

surdos. 2022. 285 p. Tese (Doutorado em Ensino da Matemática) - Programa de Pósgraduação em Ensino de Matemática. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,

SKOVSMOSE, O. Cenários para investigação. Bolema, Rio Claro, nº 14, p. 66-91, 2000.

TOLEDO, C. M. (ed.). Buriti mais: matemática - obra em 5 v. para alunos do 1° ao 5º ano.

São Paulo: Moderna, 2017. Disponível em: <https://www.leonardoportal.com/p/acervo-dematematica.html>. Acesso em: 14 dez. 2021.

VERGNAUD, G. A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da

matemática na escola elementar. Tradução de: MORO, M. L. F. Curitiba: Editora UFPR,

VERGNAUD, G. A psicologia da educação. In: PLAISANCE, E.; VERGNAUD, G. As

ciências da educação. São Paulo: Loyola, 2003.

VIEIRA, E. R.; ABRAHÃO, A. M. C. Conceitos do campo multiplicativo e a metodologia de

resolução de problemas In - Articulações entre Ensino e Pesquisa em Educação Matemática

nos Anos Iniciais. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana (EM

TEIA), Pernambuco, v. 12, n. 3, p. 1-21, 2021.

Published

2022-09-14

How to Cite

Madalena, S. P., Abrahão, A. M. C., Arantes, S. A. da C., & Silva, L. A. da. (2022). UMA VISÃO CRÍTICA DE PROBLEMAS DO CAMPO CONCEITUAL ADITIVO PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DISPONIBILIZADOS NA INTERNET. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(25), 459–483. Retrieved from https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/5153

Issue

Section

Número Temático: Didática da Matemática