UM OLHAR TEÓRICO-METODOLÓGICO SOBRE O CONCEITO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM TEMPO DE PANDEMIA

Autores/as

Resumen

A pandemia da Covid-19 descortinou uma série de questões intrínsecas em relação ao cenário
da educação. Neste artigo, apresentamos as questões que se referem à avaliação de aprendizagem.
Discutimos estas questões a partir de um olhar teórico-metodológico à luz dos constructos teóricos da
Teoria Antropológica do Didático e da dimensão epistemológica do conceito de avaliação. Diante destas
reflexões, análises e discussões, propomos um modelo de avaliação. Em um processo de investigação
da viabilidade deste modelo avaliativo, atestamos o mesmo em uma fase de experimentação em um
curso de licenciatura e bacharelado em Química da Universidade Tecnológica Federal de Paraná,
campus Pato Branco. Os resultados desta experimentação apresentaram elementos que viabilizam a
continuidade da nossa investigação, como por exemplo, o estreitamento da relação aluno-professorsaber durante a fase de experimentação, bem como a necessidade de estudo e pesquisa de forma a
otimizar o tempo de aplicação.

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Biografía del autor/a

Teodora Pinheiro Figueroa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco, (UTFPR)

Doutorado em Engenharia Mecânica e Pós-doutorado em Educação Matemática pela PUC-SP

Saddo Ag Almouloud, UFBA

Doutorado em Matemática e Aplicações pela Universidade de Renns I - França

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LUCKESI, C.C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. Editora

Cortez, 1ª. Edição, 2014 (versão Kindle).

Publicado

2022-09-14

Cómo citar

Figueroa, T. P., & Almouloud, S. A. (2022). UM OLHAR TEÓRICO-METODOLÓGICO SOBRE O CONCEITO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM TEMPO DE PANDEMIA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(25), 261–287. Recuperado a partir de https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/5141

Número

Sección

Número Temático: Didática da Matemática