AS PESSOAS IDOSAS SOB PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores/as

  • jheferson Feitosa de Sousa Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)
  • Jose Milton Lopes Pinheiro Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Resumen

Este trabalho visa compreender: como a Educação Matemática, no âmbito das temáticas que a constitui, se direciona reflexivamente aos idosos? Para tanto, realiza-se um levantamento bibliográfico que legou vinte e oito textos, junto aos quais realiza-se uma análise fenomenológica. Tal análise permitiu constituir três ideias nucleares a partir das quais pode-se tecer compreensões sobre o interrogado, quais sejam: a educação matemática de idosos sob perspectiva da inclusão; práticas pedagógicas voltadas ao ensino de idosos; o olhar ao idoso a partir da Etnomatemática. A articulação sobre cada Ideia Nuclear possibilitou destacar aqueles que a investigação mostrou como olhares da Educação Matemática ao público idoso, dentre eles, o olhar da Modelagem Matemática, da Educação Financeira, da formação de professores de Matemática, das tecnologias da informação e da comunicação, da Etnomatemática, das práticas pedagógicas e atividades de Ensino e da inclusão social. Constata-se a ausência do olhar da Filosofia da Educação Matemática, este que pode à posteriori ser direcionado pelos autores deste texto, ou por pesquisadores que o leem.

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Publicado

2022-12-01

Cómo citar

Sousa, jheferson F. de, & Pinheiro, J. M. L. (2022). AS PESSOAS IDOSAS SOB PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(26), 402–421. Recuperado a partir de https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/5138

Número

Sección

Artigos Científicos