CONHECIMENTO REVELADO NA ESCRITA REFLEXIVA DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DECORRENTE DE PLANEJAMENTOS DE AULAS EM UMA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO

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Resumen

Neste artigo, tem-se por objetivo identificar subdomínios do Conhecimento especializado do Professor de Matemática relevados na escrita reflexiva de futuros professores, decorrente de planejamentos de aulas em uma disciplina de Prática e Metodologia do Ensino de Matemática, e evidenciar componentes desse contexto formativo que, possivelmente, colaboraram para a mobilização de tais conhecimentos. A fim de atingi-lo, foram analisadas escritas reflexivas a respeito das aulas destinadas a estudo e elaboração de planos de aula de três estudantes do quarto ano da Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina no ano letivo de 2019. Como resultados, evidenciaram-se mobilizações de subdomínios do Conhecimento especializado do Professor de Matemática e componentes do contexto formativo que possivelmente foram potenciais para isso, como a antecipação de possíveis dúvidas, erros e resoluções de alunos, estudo do conteúdo em livros didáticos, discussões com colegas de turma e com o formador. Além disso, os resultados obtidos revelam potencialidades da utilização da escrita reflexiva por parte de futuros professores de Matemática e da dinâmica de condução da disciplina para propiciar um ambiente oportuno à mobilização de conhecimentos profissionais docentes e ao seu desenvolvimento profissional. Tais resultados também podem orientar professores formadores em suas práticas e evidenciam a necessidade de valorização do conhecimento profissional docente, que é especializado e construído a partir de uma formação que assim o considere.

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Biografía del autor/a

Bruno Rodrigo Teixeira, Universidade Estadual de Londrina

Professor do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Londrina. 

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Publicado

2022-12-01

Cómo citar

Rodrigues, A. L., & Teixeira, B. R. (2022). CONHECIMENTO REVELADO NA ESCRITA REFLEXIVA DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DECORRENTE DE PLANEJAMENTOS DE AULAS EM UMA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(26), 149–171. Recuperado a partir de https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/5133

Número

Sección

Artigos Científicos