SOBRE UM MATERIAL CURRICULAR EDUCATIVO INTEGRADOR E SUA RELAÇÃO COM OS CONHECIMENTOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MATEMÁTICA
Resumen
As relações que os professores têm com os materiais curriculares educativos e os conhecimentos docentes nos direcionaram neste estudo cujo objetivo é discutir os conhecimentos mobilizados por professores de Educação Física e Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ao interagirem com um material curricular educativo integrador. Para tanto, utilizamos as ideias de integração curricular, visando uma conexão entre as duas disciplinas, numa perspectiva metodológica que se enquadra dentro da pesquisa qualitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas guiadas por um roteiro semiestruturado, realizadas em campo com um professor de Educação Física e duas professoras que ensinam Matemática nos Anos Iniciais, após analisarem um material curricular educativo integrador. Os resultados apontam que os conhecimentos que esses professores mobilizaram podem contribuir para o seu desenvolvimento profissional, ensejando novos estudos e reflexões sobre o conhecimento docente e sua relação com os materiais curriculares diante de outras possibilidades de organização do currículo escolar.
Palavras-chave: Material Curricular Educativo. Integração Curricular. Educação Física. Matemática.
Descargas
Citas
BALL, Deborah Loewenberg; HILL, Heather C.; BASS, Hyman. Knowing mathematics for teaching: Who knows Mathematics well enough to teach third grade, and how can we decide? American Educator, v. 29, p. 14-22, 2005.
BALL, Deborah Loewenberg; THAMES, Mark Hoover; PHELPS, Geoffrey. Content knowledge for teaching: what makes it special? Journal of Teacher Education, American Association of Colleges for Teacher Education, Washington, v. 59, n. 5, p. 389-407, nov./dez. 2008.
BEANE, James A. Integração curricular: a essência de uma escola democrática. Currículo sem Fronteiras, v. 3, n. 2, pp. 91-110, jul./dez. 2003.
BETTI, Mauro; GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando. Corporeidade, jogo, linguagem: a Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 1.ed. São Paulo: Cortez, 2018.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação, 2017.
BROWN, Matthew William. The Teacher-Tool Relationship: Theorizing the Design and Use of Curriculum Materials. In: REMILLARD, Janine. T; HERBEL-EISENMANN, Beth A.; LLOYD, Gwendolyn Monica. (Ed.). Mathematics Teachers at Work: connecting curriculum materials and classroom instruction. New York: Taylor & Francis, 2009. p. 17-36.
DAVIS, Elizabeth; KRAJCIK, Joseph. Designing Educative Curriculum Materials to Promote Teacher Learning. Educational Researcher, v. 34, n. 3, 2005.
HILL, Heacher C.; BALL, Deborah Loewenberg; SCHILLING, Stephen G. Unpacking Pedagogical Content Knowledge: Conceptualizing and Measuring Teachers’ Topic-Specific Knowledge of Students. Journal for Research in Mathematics Education, v. 39, n. 4. p. 372-400, 2008.
JANUARIO, Gilberto. Marco conceitual para estudar a relação entre materiais curriculares e professores de Matemática. 2017. 194f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) — Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.
LIMA, Katia. Relação professor-materiais curriculares em Educação Matemática: uma análise a partir de elementos dos recursos do currículo e dos recursos dos professores. 2017. 163f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) — Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
LIMA, Kátia; MANRIQUE, Ana Lucia. Conhecimentos mobilizados por professores ao interagirem com materiais curriculares de Matemática. Ensino em Re-Vista, Uberlândia. v. 27, n. 3. p. 783-811. 2020.
MUNIZ, Cristiano Alberto. Brincar e Jogar: enlaces teóricos e metodológicos no campo da educação matemática. - 2. ed. ;1. Reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.
REMILLARD, Janine T. Examining key concepts in research on teachers’use of Mathematics Curricula. Review of Educational Research, Washington, American Educational Research Association, v. 75, n. 2, p. 211–246, jun. 2005. DOI: 10.3102/00346543075002211.
RIBEIRO, Rogério Marques. Modelagem Matemática e mobilização de conhecimentos didático-matemáticos na formação continuada de professores dos anos iniciais. 2016. 262f. Tese (Doutorado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.
SHULMAN, Lee S.; SHULMAN, Judith H. Como e o que os professores aprendem: uma perspectiva em transformação. In: Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 120-142, jan./jun. 2016.
SHULMAN, Lee S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, Cambridge: Harvard University, v. 57, n. 4, p. 1-22, 1987.
SHULMAN, Lee S. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher, American Educational Research Association, Washington, v. 15, n. 2. p. 4-14. fev. 1986.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Paranaense de Educação Matemática
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.