Interlocuções da Matemática com a Literatura em artigos disponíveis no Portal de Periódicos da Capes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.34.10389

Resumen

O artigo tem como objetivo oferecer um panorama das pesquisas acadêmicas que abordam interlocuções da Matemática com a Literatura e os usos de histórias literárias no ensino de Matemática. Para isso, optamos por realizar um trabalho de revisão sistemática de artigos publicados entre 2014 e 2023 no Portal de Periódicos da CAPES, em português, acerca dessa temática. Como resultado, observamos um aumento de publicações ao longo desse período e uma concentração de artigos escritos por pesquisadores estabelecidos na região Sul do Brasil. Além disso, notamos uma predominância de atividades desenvolvidas para a Educação Infantil e para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Também constatamos que a Literatura ora é utilizada como pretexto para o ensino de conceitos matemáticos ora como meio para tal ensino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pedro Lucchesi Loures, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Mestrando em Ensino de Matemática (CEFET-MG). Professor de matemática com experiência na rede municipal de Educação Básica do Município de Contagem, Minas Gerais.

Davidson Paulo Azevedo Oliveira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Rio Claro). Professor do Departamento de Matemática do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Membro do GPHM (Grupo de Pesquisa em História da Matemática).

Marcela Richele Ferreira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutora em Modelagem Matemática e Computacional pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Professora no Departamento de Matemática do CEFET-MG.

Citas

ANDRADE, Mário de. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter. Rio de Janeiro: Agir, 2008.

ANDRADE, Mário de. Amar, verbo intransitivo. São Paulo: Ática, 1995.

ARNOLD, Denise Soares; DALCIN, Andréia. Matemática e literatura infantil: um livro, um jogo e o desafio de “desenhar” o tempo. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 10, n. 2, p. 167-181, 1 maio 2020. DOI: 10.37001/ripem.v10i2.2169. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/ripem/article/view/2169. Acesso em: 28 out. 2024.

ASSIS, Adryanne Barreto de; PESSOA, Cristiane Azevêdo dos Santos. Os Três Porquinhos e o Lobo Mal: literatura infantil e o ensino de combinatória. Educação Online, Rio de Janeiro, Brasil, v. 13, n. 28, p. 60–82, 2018. DOI: 10.36556/eol.v13i28.435. Disponível em: https://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/435. Acesso em: 27 ago. 2024.

AUGUSTO FERRARI, Fernanda Aparecida; SCHLÜNZEN, Elisa Tomoe Moriya. Revisão Sistemática da literatura: formação colaborativa: Systematic Literature Review: collaborative training. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8472. Acesso em: 28 out. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria CAPES Nº 207, de 4 de julho de 2024. Regulamenta o Programa de Pós-Graduação stricto sensu para Qualificação de Professores da Rede Pública da Educação Básica (PROEB). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 133, p. 86, 12 jul. 2024. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-capes-n-207-de-4-de-julho-de-2024-571716951. Acesso em: 29 out. 2024.

BRUM, Aline de Lima; PEREIRA, Elaine Corrêa. A linguagem da Matemática no contexto escolar: um mapeamento das produções científicas brasileiras. REVEMAT, v. 15, p. 1-19, 2020. DOI: 10.5007/1981-1322.2020.e70978. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2020.e70978. Acesso em: 27 ago. 2024.

BRUM, Aline de Lima; PEREIRA, Elaine Corrêa. Dispositivos Móveis, Matemática e Literatura: uma combinação diabólica. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 4, 2019. DOI: 10.23899/relacult.v5i4.1226. Disponível em: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1226. Acesso em: 27 ago. 2024.

CAMARGO, Milton. As centopeias e seus sapatinhos. 22. ed. São Paulo: Ática, 2010.

CANTO, Cecília Bobsin; WANDERER, Fernanda. Educação Matemática e Literatura: possibilidades de ressignificações. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 26, p. 1-13, 2021. DOI: https://doi.org/10.18316/recc.v26i1.7636. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7636. Acesso em: 27 ago. 2024.

CARROLL, Lewis. Alice no País do Espelho. Porto Alegre: L&PM, 2004.

CHAMBERLIN, Mary; CHAMBERLIN, Rich. As panquecas de Mama Panya. São Paulo: Edições SM, 2005.

CIDREIRA, Amanda Correia; FAUSTINO, Ana Carolina. Vamos além no "era uma vez": literatura infantil, matemática e questões étnico-raciais nos anos iniciais. Em Teia | Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, [S. l.], v. 12, n. 3, 2021. DOI: 10.51359/2177-9309.2021.250559. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/emteia/article/view/250559. Acesso em: 24 ago. 2024.

CUNHA, Aline Vieira da; MONTOITO, Rafael. Uma revisão sobre pesquisas brasileiras que investigam as inter-relações entre Literatura Infantil e Matemática. Research, Society and Development, v. 9, p. e462997496, 2020. DOI: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7496. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7496. Acesso em: 28 out. 2024.

ENZENSBERGER, Hans Magnus. O diabo dos números: um livro de cabeceira para todos que têm medo da Matemática. Porto: Asa, 1998.

ESPÓSITO, Vitória. Eu, um quadrado? São Paulo: Arte & Ciência, 1999.

FERREIRA, Larissa Fernanda; FAUSTINO, Ana Carolina. Matemática e Ludicidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um mapeamento nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (Brasil). PARADIGMA, Maracay, v. 42, n. 2, p. 130–158, 2021. DOI: 10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p130-158.id994. Disponível em: https://revistaparadigma.com.br/index.php/paradigma/article/view/994. Acesso em: 2 set. 2024.

FERRO, Lussuede Luciana de Sousa; ARRAIS, Luciana Figueiredo Lacanallo; MORAES, Silvia Pereira Gonzaga de. Linguagem Matemática e Literatura Infantil: em foco a organização do ensino. Revista Paranaense de Educação Matemática, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 106–122, 2021. DOI: 10.33871/22385800.2021.10.22.106-122. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/6309. Acesso em: 24 ago. 2024.

FLÔR, Anildo Soares; ALENCAR, Edvonete Souza de; FURTADO, Alessandra Cristina. A Educação de Jovens e Adultos em Cordel: o sistema de numeração decimal. Pesquisa e Ensino, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 202106, 2021. DOI: 10.37853/202106. Disponível em: https://revistas.ufob.edu.br/index.php/pqe/article/view/763. Acesso em: 28 ago. 2024.

FURNARI, Eva. Os problemas da família Gorgonzola. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2015.

GIORDANO, Cassio Cristiano; MIYAJI, Roberta Guim. Estatística e Literatura: um projeto interdisciplinar sobre migrações e diversidade cultural. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 28, n. 2, 2018. DOI: 10.5216/rp.v28i2.52771. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/52771. Acesso em: 2 set. 2024.

GUIMARÃES, Douglas Ribeiro; PEROVANO, Ana Paula; MAZZI, Lucas Carato; AMARAL, Rúbia Barcelos. Retratos de um mosaico em construção: Revisão de literatura via mapeamento de pesquisas sobre livros didáticos de matemática. Cenas Educacionais, [S. l.], v. 6, p. e17459, 2023. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/17459. Acesso em: 28 out. 2024.

HEINE, Helme. Amigos. São Paulo: Ática, 2021.

KOZMINSKI, Edson Luiz. As três partes. 12. ed. São Paulo: Ática, 2019.

MACHADO, Antônio de Alcântara. Brás, Bexiga e Barra Funda. Rio de Janeiro: José Olympio, 1982.

MACHADO, Ana Maria. Cabe na mala. Rio de Janeiro: Salamandra, 2012.

MONTOITO, Rafael. Entrelugares: pequeno inventário inventado sobre matemática e literatura. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA, v. 33, p. 892-915, 2019. DOI: 10.1590/1980-4415v33n64a22. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/VRtzcRJtLW3Q4btg8VWS5Dy/?lang=pt. Acesso em: 27 ago. 2024.

NICOLELIS, Giselda Laporta. De passo em passo. São Paulo: Moderna, 1995

NORONHA, Teresa. Fofinho. 13. ed. São Paulo: Ática, 2019.

PETROU, Christos. Scientific Output in the Year of COVID, An Update. The Scholarly Kitchen, 2021. Disponível em: https://scholarlykitchen.sspnet.org/2021/02/23/guest-post-scientific-output-in-the-year-of-covid-an-update/. Acesso em: 21 out. 2024.

POMMER, Wagner Marcelo. Contribuições da literatura infantil para mediar a compreensão da noção de medida nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Ensino da Matemática em Debate, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 67–84, 2022. DOI: 10.23925/2358-4122.2022v9i155800. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/55800. Acesso em: 2 set. 2024.

RAMOS, Danúbia Carvalho de Freitas.; GOMES, Adriana Aparecida Molina. Resolvendo problemas nos anos iniciais por meio da literatura infantil / Problem solving on the early grades through children’s literature. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 5, n. 12, p. 28512–28517, 2019. DOI: 10.34117/bjdv5n12-032. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5127. Acesso em: 28 oct. 2024.

RAMOS, Luzia Faraco. Doces Frações. 5. ed. São Paulo: Ática, 2004.

RAMOS, Luzia Faraco. Frações sem mistérios. 19. ed. São Paulo: Ática, 2019.

SALLUT, Elza Cesar. Sabe de quem era aquele rabinho? 4. ed. São Paulo: Scipione, 2016.

SANTOS, Suelen Assunção; MOURA, Josaine de. Restrições matemáticas e criação literária: o paradoxo do pensamento da diferença na Literatura Potencial. Revista BOEM, Florianópolis, v. 8, n. 17, p. 90–107, 2020. DOI: 10.5965/2357724X08172020090. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/18206. Acesso em: 24 ago. 2024.

SILVA, Erica Dantas da; PACHECO, Willyan Ramon de Souza. A literatura infantil como recurso potencializador da aprendizagem matemática no Ensino Fundamental. Revista Valore, [S. l.], v. 5, p. 344–361, 2022. DOI: 10.22408/reva5020201058344-361. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1058. Acesso em: 28 out. 2024.

SILVA, Fabio Colins; MACHADO JÚNIOR, Arthur Gonçalves; GONÇALVES, Tadeu Oliver. Alfabetização matemática e literatura infantil: possibilidades para uma prática pedagógica integrada. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 13, n. 25, p. 75-84, dez. 2016. ISSN 2317-5125. Disponível em: <https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/3721/4044>. Acesso em: 24 ago. 2024. doi: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v13i25.3721.

SILVA, Fabio Colins; MORAES, Patrícia Pena; MACHADO JÚNIOR, Arthur Gonçalves. Prática pedagógica integrada de alfabetização matemática e literatura infantil. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 84-98, 2019. DOI: 10.5335/rbecm.v2i1.9153. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/9153. Acesso em: 28 out. 2024.

SILVA, Tarcízio. O que se esconde por trás de uma nuvem de palavras. Blog Pesquisa, Métodos Digitais, Raça e Tecnologia, 21 out. 2013. Disponível em: https://tarciziosilva.com.br/blog/o-que-se-esconde-por-tras-de-uma-nuvem-de-palavras/. Acesso em: 30 set. 2024.

SOUSA, Angélica Silva de; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; ALVES, Laís Hilário. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. FUCAMP Cadernos, v. 20, p. 64-83, 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2336. Acesso em: 27 ago. 2024.

SOUZA, Antonio Carlos de; ASSUNÇÃO, Daiane Silva. Histórias, trajetórias e Insubordinação Criativa. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 8, n. 4, p. 120–132, 2017. DOI: 10.26843/rencima.v8i4.1498. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1498. Acesso em: 2 set. 2024.

SOUZA, Maurício de. O pastorzinho mentiroso.São Paulo: Girassol, 2014.

SOUZA, Nílson José Machado. O Pirulito do Pato. 5. ed. São Paulo: Scipione, 2003.

STACHELSKI, Alessandra Heckler; DALCIN, Andreia; MONTOITO, Rafael. Clube de Literatura e Matemática: um espaço freiriano de aprendizagem interdisciplinar na/para a formação de professores. Revista Paranaense de Educação Matemática, [S. l.], v. 13, n. 32, 2024. DOI: 10.33871/rpem.2024.13.32.9498. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/9498. Acesso em: 19 fev. 2025.

TRAMONTIN, Luana Eveline; PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; COSTA, Jaqueline de Morais. Literatura infantil e o ensino de Matemática: uma prática para o 2º ano do Ensino Fundamental I. VIDYA, Santa Maria (RS, Brasil), v. 42, n. 1, p. 1–20, 2022. DOI: 10.37781/vidya.v42i1.3272. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/3272. Acesso em: 27 ago. 2024.

VALVERDE, Clodoaldo; SOUSA, Priscila Batista de; SANTOS, Eliane Pereira dos. Ensino de números naturais associado à literatura infantil e jogos para alunos com síndrome de Down. Revista Paranaense de Educação Matemática, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 233–258, 2020. DOI: 10.33871/22385800.2017.6.11.233-258. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/6058. Acesso em: 2 set. 2024.

WEYH, Luana Reichert; MOURA, Josaine de. Oficina MATELI como possibilidade para ensinar relações matemáticas. Cadernos de Aplicação, Porto Alegre, v. 35, 2022. DOI: 10.22456/2595-4377.120005. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/120005. Acesso em: 24 ago. 2024.

WOODWARD, Kay. Contagem regressiva. São Paulo: Girafinha, 2007.

XAVIER, Marcelo. Se criança governasse o mundo.7. ed. Belo Horiz

Publicado

2025-08-31

Cómo citar

Lucchesi Loures, P., Azevedo Oliveira, D. P., & Richele Ferreira, M. (2025). Interlocuções da Matemática com a Literatura em artigos disponíveis no Portal de Periódicos da Capes. Revista Paranaense De Educação Matemática, 14(34), 01–22. https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.34.10389

Número

Sección

Artigos Científicos