Interlocuções da Matemática com a Literatura em artigos disponíveis no Portal de Periódicos da Capes
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.34.10389Resumen
O artigo tem como objetivo oferecer um panorama das pesquisas acadêmicas que abordam interlocuções da Matemática com a Literatura e os usos de histórias literárias no ensino de Matemática. Para isso, optamos por realizar um trabalho de revisão sistemática de artigos publicados entre 2014 e 2023 no Portal de Periódicos da CAPES, em português, acerca dessa temática. Como resultado, observamos um aumento de publicações ao longo desse período e uma concentração de artigos escritos por pesquisadores estabelecidos na região Sul do Brasil. Além disso, notamos uma predominância de atividades desenvolvidas para a Educação Infantil e para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Também constatamos que a Literatura ora é utilizada como pretexto para o ensino de conceitos matemáticos ora como meio para tal ensino.
Descargas
Citas
ANDRADE, Mário de. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter. Rio de Janeiro: Agir, 2008.
ANDRADE, Mário de. Amar, verbo intransitivo. São Paulo: Ática, 1995.
ARNOLD, Denise Soares; DALCIN, Andréia. Matemática e literatura infantil: um livro, um jogo e o desafio de “desenhar” o tempo. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 10, n. 2, p. 167-181, 1 maio 2020. DOI: 10.37001/ripem.v10i2.2169. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/ripem/article/view/2169. Acesso em: 28 out. 2024.
ASSIS, Adryanne Barreto de; PESSOA, Cristiane Azevêdo dos Santos. Os Três Porquinhos e o Lobo Mal: literatura infantil e o ensino de combinatória. Educação Online, Rio de Janeiro, Brasil, v. 13, n. 28, p. 60–82, 2018. DOI: 10.36556/eol.v13i28.435. Disponível em: https://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/435. Acesso em: 27 ago. 2024.
AUGUSTO FERRARI, Fernanda Aparecida; SCHLÜNZEN, Elisa Tomoe Moriya. Revisão Sistemática da literatura: formação colaborativa: Systematic Literature Review: collaborative training. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8472. Acesso em: 28 out. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria CAPES Nº 207, de 4 de julho de 2024. Regulamenta o Programa de Pós-Graduação stricto sensu para Qualificação de Professores da Rede Pública da Educação Básica (PROEB). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 133, p. 86, 12 jul. 2024. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-capes-n-207-de-4-de-julho-de-2024-571716951. Acesso em: 29 out. 2024.
BRUM, Aline de Lima; PEREIRA, Elaine Corrêa. A linguagem da Matemática no contexto escolar: um mapeamento das produções científicas brasileiras. REVEMAT, v. 15, p. 1-19, 2020. DOI: 10.5007/1981-1322.2020.e70978. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2020.e70978. Acesso em: 27 ago. 2024.
BRUM, Aline de Lima; PEREIRA, Elaine Corrêa. Dispositivos Móveis, Matemática e Literatura: uma combinação diabólica. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 4, 2019. DOI: 10.23899/relacult.v5i4.1226. Disponível em: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1226. Acesso em: 27 ago. 2024.
CAMARGO, Milton. As centopeias e seus sapatinhos. 22. ed. São Paulo: Ática, 2010.
CANTO, Cecília Bobsin; WANDERER, Fernanda. Educação Matemática e Literatura: possibilidades de ressignificações. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 26, p. 1-13, 2021. DOI: https://doi.org/10.18316/recc.v26i1.7636. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7636. Acesso em: 27 ago. 2024.
CARROLL, Lewis. Alice no País do Espelho. Porto Alegre: L&PM, 2004.
CHAMBERLIN, Mary; CHAMBERLIN, Rich. As panquecas de Mama Panya. São Paulo: Edições SM, 2005.
CIDREIRA, Amanda Correia; FAUSTINO, Ana Carolina. Vamos além no "era uma vez": literatura infantil, matemática e questões étnico-raciais nos anos iniciais. Em Teia | Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, [S. l.], v. 12, n. 3, 2021. DOI: 10.51359/2177-9309.2021.250559. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/emteia/article/view/250559. Acesso em: 24 ago. 2024.
CUNHA, Aline Vieira da; MONTOITO, Rafael. Uma revisão sobre pesquisas brasileiras que investigam as inter-relações entre Literatura Infantil e Matemática. Research, Society and Development, v. 9, p. e462997496, 2020. DOI: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7496. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7496. Acesso em: 28 out. 2024.
ENZENSBERGER, Hans Magnus. O diabo dos números: um livro de cabeceira para todos que têm medo da Matemática. Porto: Asa, 1998.
ESPÓSITO, Vitória. Eu, um quadrado? São Paulo: Arte & Ciência, 1999.
FERREIRA, Larissa Fernanda; FAUSTINO, Ana Carolina. Matemática e Ludicidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um mapeamento nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (Brasil). PARADIGMA, Maracay, v. 42, n. 2, p. 130–158, 2021. DOI: 10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p130-158.id994. Disponível em: https://revistaparadigma.com.br/index.php/paradigma/article/view/994. Acesso em: 2 set. 2024.
FERRO, Lussuede Luciana de Sousa; ARRAIS, Luciana Figueiredo Lacanallo; MORAES, Silvia Pereira Gonzaga de. Linguagem Matemática e Literatura Infantil: em foco a organização do ensino. Revista Paranaense de Educação Matemática, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 106–122, 2021. DOI: 10.33871/22385800.2021.10.22.106-122. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/6309. Acesso em: 24 ago. 2024.
FLÔR, Anildo Soares; ALENCAR, Edvonete Souza de; FURTADO, Alessandra Cristina. A Educação de Jovens e Adultos em Cordel: o sistema de numeração decimal. Pesquisa e Ensino, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 202106, 2021. DOI: 10.37853/202106. Disponível em: https://revistas.ufob.edu.br/index.php/pqe/article/view/763. Acesso em: 28 ago. 2024.
FURNARI, Eva. Os problemas da família Gorgonzola. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2015.
GIORDANO, Cassio Cristiano; MIYAJI, Roberta Guim. Estatística e Literatura: um projeto interdisciplinar sobre migrações e diversidade cultural. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 28, n. 2, 2018. DOI: 10.5216/rp.v28i2.52771. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/52771. Acesso em: 2 set. 2024.
GUIMARÃES, Douglas Ribeiro; PEROVANO, Ana Paula; MAZZI, Lucas Carato; AMARAL, Rúbia Barcelos. Retratos de um mosaico em construção: Revisão de literatura via mapeamento de pesquisas sobre livros didáticos de matemática. Cenas Educacionais, [S. l.], v. 6, p. e17459, 2023. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/17459. Acesso em: 28 out. 2024.
HEINE, Helme. Amigos. São Paulo: Ática, 2021.
KOZMINSKI, Edson Luiz. As três partes. 12. ed. São Paulo: Ática, 2019.
MACHADO, Antônio de Alcântara. Brás, Bexiga e Barra Funda. Rio de Janeiro: José Olympio, 1982.
MACHADO, Ana Maria. Cabe na mala. Rio de Janeiro: Salamandra, 2012.
MONTOITO, Rafael. Entrelugares: pequeno inventário inventado sobre matemática e literatura. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA, v. 33, p. 892-915, 2019. DOI: 10.1590/1980-4415v33n64a22. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/VRtzcRJtLW3Q4btg8VWS5Dy/?lang=pt. Acesso em: 27 ago. 2024.
NICOLELIS, Giselda Laporta. De passo em passo. São Paulo: Moderna, 1995
NORONHA, Teresa. Fofinho. 13. ed. São Paulo: Ática, 2019.
PETROU, Christos. Scientific Output in the Year of COVID, An Update. The Scholarly Kitchen, 2021. Disponível em: https://scholarlykitchen.sspnet.org/2021/02/23/guest-post-scientific-output-in-the-year-of-covid-an-update/. Acesso em: 21 out. 2024.
POMMER, Wagner Marcelo. Contribuições da literatura infantil para mediar a compreensão da noção de medida nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Ensino da Matemática em Debate, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 67–84, 2022. DOI: 10.23925/2358-4122.2022v9i155800. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/55800. Acesso em: 2 set. 2024.
RAMOS, Danúbia Carvalho de Freitas.; GOMES, Adriana Aparecida Molina. Resolvendo problemas nos anos iniciais por meio da literatura infantil / Problem solving on the early grades through children’s literature. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 5, n. 12, p. 28512–28517, 2019. DOI: 10.34117/bjdv5n12-032. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5127. Acesso em: 28 oct. 2024.
RAMOS, Luzia Faraco. Doces Frações. 5. ed. São Paulo: Ática, 2004.
RAMOS, Luzia Faraco. Frações sem mistérios. 19. ed. São Paulo: Ática, 2019.
SALLUT, Elza Cesar. Sabe de quem era aquele rabinho? 4. ed. São Paulo: Scipione, 2016.
SANTOS, Suelen Assunção; MOURA, Josaine de. Restrições matemáticas e criação literária: o paradoxo do pensamento da diferença na Literatura Potencial. Revista BOEM, Florianópolis, v. 8, n. 17, p. 90–107, 2020. DOI: 10.5965/2357724X08172020090. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/18206. Acesso em: 24 ago. 2024.
SILVA, Erica Dantas da; PACHECO, Willyan Ramon de Souza. A literatura infantil como recurso potencializador da aprendizagem matemática no Ensino Fundamental. Revista Valore, [S. l.], v. 5, p. 344–361, 2022. DOI: 10.22408/reva5020201058344-361. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1058. Acesso em: 28 out. 2024.
SILVA, Fabio Colins; MACHADO JÚNIOR, Arthur Gonçalves; GONÇALVES, Tadeu Oliver. Alfabetização matemática e literatura infantil: possibilidades para uma prática pedagógica integrada. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 13, n. 25, p. 75-84, dez. 2016. ISSN 2317-5125. Disponível em: <https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/3721/4044>. Acesso em: 24 ago. 2024. doi: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v13i25.3721.
SILVA, Fabio Colins; MORAES, Patrícia Pena; MACHADO JÚNIOR, Arthur Gonçalves. Prática pedagógica integrada de alfabetização matemática e literatura infantil. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 84-98, 2019. DOI: 10.5335/rbecm.v2i1.9153. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/9153. Acesso em: 28 out. 2024.
SILVA, Tarcízio. O que se esconde por trás de uma nuvem de palavras. Blog Pesquisa, Métodos Digitais, Raça e Tecnologia, 21 out. 2013. Disponível em: https://tarciziosilva.com.br/blog/o-que-se-esconde-por-tras-de-uma-nuvem-de-palavras/. Acesso em: 30 set. 2024.
SOUSA, Angélica Silva de; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; ALVES, Laís Hilário. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. FUCAMP Cadernos, v. 20, p. 64-83, 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2336. Acesso em: 27 ago. 2024.
SOUZA, Antonio Carlos de; ASSUNÇÃO, Daiane Silva. Histórias, trajetórias e Insubordinação Criativa. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 8, n. 4, p. 120–132, 2017. DOI: 10.26843/rencima.v8i4.1498. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1498. Acesso em: 2 set. 2024.
SOUZA, Maurício de. O pastorzinho mentiroso.São Paulo: Girassol, 2014.
SOUZA, Nílson José Machado. O Pirulito do Pato. 5. ed. São Paulo: Scipione, 2003.
STACHELSKI, Alessandra Heckler; DALCIN, Andreia; MONTOITO, Rafael. Clube de Literatura e Matemática: um espaço freiriano de aprendizagem interdisciplinar na/para a formação de professores. Revista Paranaense de Educação Matemática, [S. l.], v. 13, n. 32, 2024. DOI: 10.33871/rpem.2024.13.32.9498. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/9498. Acesso em: 19 fev. 2025.
TRAMONTIN, Luana Eveline; PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; COSTA, Jaqueline de Morais. Literatura infantil e o ensino de Matemática: uma prática para o 2º ano do Ensino Fundamental I. VIDYA, Santa Maria (RS, Brasil), v. 42, n. 1, p. 1–20, 2022. DOI: 10.37781/vidya.v42i1.3272. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/3272. Acesso em: 27 ago. 2024.
VALVERDE, Clodoaldo; SOUSA, Priscila Batista de; SANTOS, Eliane Pereira dos. Ensino de números naturais associado à literatura infantil e jogos para alunos com síndrome de Down. Revista Paranaense de Educação Matemática, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 233–258, 2020. DOI: 10.33871/22385800.2017.6.11.233-258. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/6058. Acesso em: 2 set. 2024.
WEYH, Luana Reichert; MOURA, Josaine de. Oficina MATELI como possibilidade para ensinar relações matemáticas. Cadernos de Aplicação, Porto Alegre, v. 35, 2022. DOI: 10.22456/2595-4377.120005. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/120005. Acesso em: 24 ago. 2024.
WOODWARD, Kay. Contagem regressiva. São Paulo: Girafinha, 2007.
XAVIER, Marcelo. Se criança governasse o mundo.7. ed. Belo Horiz
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Paranaense de Educação Matemática

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.







