LINGUAGEM MATEMÁTICA E LITERATURA INFANTIL: EM FOCO A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.106-122Resumo
Este texto tem por objetivo refletir sobre a organização do ensino de matemática na educação infantil articulado com a literatura. Para isso desenvolvemos uma pesquisa de caráter bibliográfico embasada nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural (THC) e da Atividade Orientadora de Ensino (AOE), em que refletimos a articulação entre a matemática e a literatura infantil na atividade pedagógica. Assim, buscamos conceituar a matemática como linguagem dialeticamente relacionada com o pensamento e a literatura como conteúdo e recurso didático nas intervenções junto às crianças. Trazemos a síntese de pesquisas e práticas pedagógicas produzidas na Oficina Pedagógica de Matemática, pertencente ao Grupo de Pesquisa e Ensino “Trabalho Educativo e Escolarização”, da Universidade Estadual de Maringá (OPM/GENTEE-UEM), que tratam da relação entre matemática e literatura na educação infantil. Como resultado deste trabalho, temos a materialização de alguns princípios teórico-metodológicos fundamentais para a organização do ensino que possibilita a formação plena das crianças.