THE ORGANIZATION OF MATHEMATICS TEACHING IN CHILDHOOD EDUCATION IN A FORMATIVE CONTEXT

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.106-122

Abstract

This text purpose is to think about the organization of mathematics teaching in early childhood education intertwined with literature. Thereto, we conducted bibliographical research in which, based on both Cultural-Historical Activity Theory and Teaching Orienteering Activity, we will discuss the link between mathematics and children’s literature in the pedagogical practice. Thus, it was intended to define mathematics as a language dialectically related with the thought, as well as define literature as a subject and teaching resource in interventions with mathematics. For that matter, a synthesis of researches and pedagogical practices that approaches the mathematics and literature connection in the early childhood education, led by Mathematics’ Pedagogical Workshop of “Educational Work and Schooling” Research Group from Maringá State University (known by the portuguese acronyms OPM/GENTEE-UEM, respectively), are addressed in this paper’s length. The substantiation of some fundamental methodological-theorical principles to teaching organization is perceived as this work results, hence it enables children's full training.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lussuede Luciana de Sousa Ferro, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista (2001), Especialização em Teoria Histórico-Cultural (2009), Psicopedagogia Clínica e Institucional (2010), Mestrado em Educação e doutoranda pela Universidade Estadual de Maringá. Trabalhou como professora e supervisora pedagógica de Educação Infantil (1995-2016) no Colégio Regina Mundi em Maringá. Tem experiência em docência na área da Educação, com ênfase na organização do ensino, formação de professores e orientação do trabalho escolar, em especial na educação Infantil. Membro do Grupo de Pesquisa e Ensino "Trabalho Educativo e Escolarização" (GENTEE-UEM), da Oficina Pedagógica de Matemática (OPM-UEM) e do Grupo de Pesquisa "Estudos das Teorias e Práticas Pedagógicas na Perspectiva Crítica da Educação Escolar (GTPEC-Unespar/Pvai). Atualmente trabalha como docente em tempo parcial na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR-Campus Paranavaí/Pr) e Universidade Estadual de Maringá (UEM-Maringá/Pr).

Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM)

Possui graduação em Pedagogia (1996), Mestrado (2005) e Doutorado (2011) em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora adjunta do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP/UEM) na área de Prática de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM), na linha de pesquisa: Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores. Representante docente do conselho acadêmico do PPE/UEM. Membro do conselho municipal de educação de Maringá, PR.Membro da comissão de reestruturação de estágio da Universidade Estadual de Maringá. Coordenadora da Oficina Pedagógica de Matemática (OPM/UEM) que é uma das ações do Grupo de Pesquisa e Ensino Trabalho Educativo e Escolarização (GENTEE/UEM/CNPq). Coordenadora do PIBID projeto Pedagogia Núcleo: Alfabetização. Diretora Auxiliar do Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP/UEM). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem; Formação de Professores; Organização do Ensino de Matemática; Metodologia do Ensino de Matemática; e Estágio Supervisionado.

Silvia Pereira Gonzaga de Moraes, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM)

Professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2008). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Graduada em Ciências pela Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul (1986), com complementação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (1987). Graduada em Pedagogia pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul (1991). Professora da Educação Básica na rede pública de ensino do Paraná (1986-1996). Líder do Grupo de Pesquisa e Ensino "Trabalho Educativo e Escolarização" (GENTEE-UEM), membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe-USP). Atua no ensino, pesquisa e extensão com foco na formação de professores e organização do ensino de matemática. Os subtemas de maior concentração são: Desenvolvimento Humano e Educação Escolar. 

Published

2021-09-30

How to Cite

Ferro, L. L. de S., Lacanallo Arrais, L. F., & Moraes, S. P. G. de. (2021). THE ORGANIZATION OF MATHEMATICS TEACHING IN CHILDHOOD EDUCATION IN A FORMATIVE CONTEXT. Revista Paranaense De Educação Matemática, 10(22), 106–122. https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.106-122

Issue

Section

Artigos Científicos