Clube de Literatura e Matemática
um espaço freiriano de aprendizagem interdisciplinar na/para a formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.32.9498Resumo
O artigo retoma alguns dos dados produzidos na ação de extensão intitulada Clube de Literatura e Matemática, que teve professores e licenciandos como participantes, e que integrou uma dissertação de mestrado que investigou o potencial da articulação entre literatura e matemática na formação de professores. O objetivo principal nesse momento é aprofundar as discussões num viés freiriano, de um dos encontros do Clube que explorou conexões entre matemática e poemas. Além disso, temos o intuito de discutir e incentivar a criação de clubes de literatura e matemática como espaços freirianos de aprendizagem interdisciplinar na/para a formação de professores. Por meio de exposições, diálogos e poemas trazidos e elaborados pelos participantes, evidenciou-se que um clube de literatura e matemática se constitui como um espaço propício para o exercício da dialogicidade freiriana, na medida em que os participantes foram convidados e responderam ao convite, estabelecendo conexões entre matemática e literatura, algo novo e desafiador, que exigiu pesquisa, estudo e autonomia. Os participantes exploraram em suas produções as categorias: poema com viés matemático, poema com termos matemáticos e poemas com estrutura matemática. Por fim, as discussões no clube suscitaram a consciência sobre o inacabamento que caracteriza a ação docente e a necessidade de espaços sistemáticos de construção e partilha de conhecimentos, ideias e experiências interdisciplinares, a exemplo do Clube de Matemática e Literatura.
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