Clube de Literatura e Matemática

um espaço freiriano de aprendizagem interdisciplinar na/para a formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.32.9498

Resumo

O artigo retoma alguns dos dados produzidos na ação de extensão intitulada Clube de Literatura e Matemática, que teve professores e licenciandos como participantes, e que integrou uma dissertação de mestrado que investigou o potencial da articulação entre literatura e matemática na formação de professores. O objetivo principal nesse momento é aprofundar as discussões num viés freiriano, de um dos encontros do Clube que explorou conexões entre matemática e poemas. Além disso, temos o intuito de discutir e incentivar a criação de clubes de literatura e matemática como espaços freirianos de aprendizagem interdisciplinar na/para a formação de professores. Por meio de exposições, diálogos e poemas trazidos e elaborados pelos participantes, evidenciou-se que um clube de literatura e matemática se constitui como um espaço propício para o exercício da dialogicidade freiriana, na medida em que os participantes foram convidados e responderam ao convite, estabelecendo conexões entre matemática e literatura, algo novo e desafiador, que exigiu pesquisa, estudo e autonomia. Os participantes exploraram em suas produções as categorias: poema com viés matemático, poema com termos matemáticos e poemas com estrutura matemática. Por fim, as discussões no clube suscitaram a consciência sobre o inacabamento que caracteriza a ação docente e a necessidade de espaços sistemáticos de construção e partilha de conhecimentos, ideias e experiências interdisciplinares, a exemplo do Clube de Matemática e Literatura.

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Biografia do Autor

Alessandra Heckler Stachelski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra em Ensino de Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRGS, com bolsa FAPERGS / CAPES por meio do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG). Possui graduação sanduíche em Licenciatura em Matemática pela UFRGS, com intercâmbio realizado na Universidade de Évora (Portugal), como bolsista da CAPES/BRASIL (Programa Ciência Sem Fronteiras) durante dois semestres letivos pelo Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI). Atualmente realiza pesquisa sobre possíveis relações entre Matemática e Literatura e suas potencialidades na Educação e na Formação de Professores.

Andreia Dalcin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui Doutorado (2008) e Mestrado (2002) em Educação área de Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas; graduação em Licenciatura em Ciências: Habilitação Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (1996). Desenvolve pesquisas nos campos da História da Educação Matemática e Formação de Professores. Atualmente atua como professora Associada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - FACED/ Departamento de Ensino e Currículo. Atua como docente e pesquisadora permanente no Programa de Pós Graduação em Ensino de Matemática do Instituto de Matemática e Estatística UFRGS e como colaboradora no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática REAMEC. Líder do Grupo de Pesquisa História, Filosofia e Educação Matemática - HIFEM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, pesquisando e orientado principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática, educação, história e filosofia da matemática e da educação matemática, formação de professores de matemática e ciências, formação de professores para Educação do Campo e conexões entre a Matemática e as Artes. Coordenou o Subprojeto Matemática do PIBID/UFRGS de 2013 a 2017. Coordena o Projeto de extensão Laboratórios de Matemática em escolas públicas desde 2017.

Rafael Montoito, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Foi professor substituto na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e na Universidade Estadual Paulista (UNESP - Campus Bauru). Concluiu o mestrado na área de Educação Matemática, na UFRN (sua dissertação analisa as características matemáticas das obras de Lewis Carroll, grande escritor e matemático inglês que se utilizava de uma linguagem literária para ensinar conteúdos matemáticos, sobretudo lógica e geometria euclidiana) e o doutorado em Educação para a Ciência (sua tese compreende a tradução de um livro de Carroll, até então inédito em português, e outros capítulos que comentam esta obra). Posteriormente, fez pós-doutorado na University of Birmingham (Inglaterra), analisando os diários e correspondências de Carroll. Atualmente segue investigando as inter-relações entre a literatura e a matemática, o lógico e o imaginário no ambiente de aprendizagem, trabalhando com a ideia de que ensinar a ler e a escrever é um compromisso de todas as disciplinas. Também se interessa por outras inter-relações com a matemática, tais como as que se pode perceber/apreender em outras manifestações artísticas, tais como a pintura, o cinema, a confecção de mapas etc. É professor no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL - Campus Pelotas), e orienta mestrandos no Mestrado em Educação Matemática (UFPel) e no Mestrado e Doutorado Profissional em Educação e Tecnologia (no qual investiga aspectos intra e extraescolares relativos ao ensino, à aprendizagem e à formação de professores). Num âmbito mais geral, estuda como os diferentes tipos de narrativas (literatura, vídeos, cinema, imagens, fotos, jornais etc) podem ser potencializados para a discussão de assuntos relativos à educação no cenário da pós-modernidade.

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Publicado

30-12-2024

Como Citar

Heckler Stachelski, A., Dalcin, A., & Montoito, R. (2024). Clube de Literatura e Matemática: um espaço freiriano de aprendizagem interdisciplinar na/para a formação de professores. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(32). https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.32.9498

Edição

Seção

Artigos Científicos