Aprendizagens e aprendizados de um professor-pesquisador ao participar de uma experiência de Lesson Study sobre o sentido de zero

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.29.386-405

Resumen

A partir de 2018, o primeiro autor iniciou sua participação no Grupo de Sábado (GdS) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), que estava desenvolvendo um processo formativo e investigativo de desenvolvimento profissional denominado de Lesson Study Híbrido (LSH). Envolto de todos os contextos e relações que ali se entrecruzavam, percebeu as potencialidades deste processo formativo, não só para as professoras que ensinam matemática nos anos iniciais da Educação Básica, mas também para si. Diante disso, este estudo tem por objetivo analisar narrativamente a experiência de participação do primeiro autor, enquanto professor-pesquisador, em um contexto de LSH sobre o ensino-aprendizagem do sentido de zero, destacando suas aprendizagens e seus aprendizados. Esta análise pauta-se, teoricamente, na Teoria da Aprendizagem Situada e na Análise Narrativa Dialógica. Ao analisar os dados, as aprendizagens e seus aprendizados foram organizados em três grandes eixos: aprendizagem como fazer; aprendizagem como pertencimento; e aprendizagem como transformação. Os resultados revelam que, ao participar do LSH, o professor-pesquisador aprendeu, em relação à aprendizagem como fazer, a explorar, por exemplo, dados de diferentes fontes de evidência (gravações em áudio e em vídeo, narrativas escritas, entrevistas, entre outras) com destaque para o sentido de zero e triangulá-las em análise. Em relação à aprendizagem como pertencimento, aprendeu a ter maior responsabilidade na Comunidade de Prática Colaborativa, tendo organizado um evento e assumido, esporadicamente, a posição de formador. Em relação à aprendizagem como transformação, aprendeu a se compreender e se reconhecer como um pesquisador-formador em transformação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANGELINO, R. R. D. S.; FERNANDES, S. H. A. Saberes evidenciados no desenvolvimento da numeracia: vivências com o número zero na Educação Infantil. Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 27, n. 71, p.17-30, 2021.

BABA, T. “How is Lesson Study Implemented?”. In: ISODA, M.; STEPHENS, M.; OHARA, Y.; MIYAKAWA, T. (ed.). Japanese lesson study in mathematics: its Impact, diversity and potential for educational improvement. Singapore City: World Scientific Publishing, p. 2-7, 2007.

BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content knowledge for teaching: What makes it special? Journal of Teacher Education, v. 59, n. 5, p. 389–407, 2008.

BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João, 2017.

BARTON, N. Percepção de ausência e a filosofia do zero. Synthese, v. 197, p. 3823-3850, 2020.

CARRILLO, J.; CLIMENT, N.; CONTRERAS, L. C.; RIBEIRO, M. Determining Specialized Knowledge for Mathematics Teaching. Congress of European Research I Mathematics Education –Cerme 8.Manavgat-Side, Antalya –Turkey: Middle East Technical Universit, p. 2985-2994, 2013.

CASTRO, J. F. Um estudo sobre a própria prática em um contexto de aulas investigativas de Matemática. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) ¬Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Educação, Campinas, 2004.

COCHRAN-SMITH, M.; LYTLE, S. L. Relationships of Knowledge and Practice: teacher learning in communities. Review of Research in Education. v. 24, p. 249-305, 1999. Tradução: GEPFPM (Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores de Matemática - FE/Unicamp).

COCKBURN, A. D.; PARSLOW-WILLIAMS, P. Zero: understanding an apparently paradoxical number. In: COCKBURN, A. D; LITTLER, G. (ed.). Mathematical Misconceptions. London: Sage Publications, p. 7-22, 2008.

CRECCI, V. M; DE PAULA, A. P; FIORENTINI, D. (2019). Desenvolvimento profissional de uma professora dos anos iniciais que participa de um lesson study híbrido. Revista Educere et Educare, v. 14, n. 32, p. 1-21, 2019.

DE PAULA, A. P. M. Aprendizagens e aprendizados de professoras que ensinam matemática mediante participação em um Lesson Study Híbrido. 2023. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2023.

DE PAULA, A. P. M; FIORENTINI, D. Aprendizagem e aprendizados de uma professora dos anos iniciais em um contexto de Lesson Study Híbrido. In: COSTA, S. C. et al. (org.). Pesquisas interdisciplinares na Amazônia Tocantina: saberes e fazeres em diálogos, 2021, p. 91-109..

ELLIOTT, J. What is Lesson Study?. European Jornal of Education, v. 54, n. 2, p. 175-188, 2019.

FERNANDEZ, C.; YOSHIDA, M. Lesson Study: a japanese approach to improving mathematics teaching and learning. New Jersey, EUA: Lawrence Erlbaum Associates, 2004.

FIORENTINI, D. Grupo de sábado: uma história de reflexão, investigação e escrita sobre a prática escolar em matemática. In: FIORENTINI, D.; CRISTÓVÃO, E. M. (org.). Histórias de investigação de/em aulas de matemática. Campinas, SP: Alínea, 2006, p. 13-36.

FIORENTINI, D. Quando acadêmicos da universidade e professores da escola básica constituem uma comunidade de prática reflexiva e investigativa. In: FIORENTINI, D.; GRANDO, R. C.; MISKULIN, R. G. S. (org.). Práticas de formação e de pesquisa de professores que ensinam matemática. Campinas: Mercado de Letras, 2009, p. 233-255.

FIORENTINI, D. Formação de professores a partir da vivência e da análise de práticas exploratório-investigativas e problematizadoras de ensinar e aprender matemática. Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática. v. 7, n. 10, p. 63-78, 2012.

FIORENTINI, D.; CARVALHO, D. L. O GdS como lócus de experiências de formação e aprendizagem docente. In: FIORENTINI, D.; FERNANDES, F. L. P.; CARVALHO, D. L. (org.). Narrativas de Práticas de Aprendizagem Docente em Matemática. São Carlos: Pedro & João Editores, p. 15-37, 2015.

FIORENTINI, D.; RIBEIRO, C. M. S.; LOSANO, A. L.; CRECCI, V. M.; OLIVEIRA, T.; VIDAL, C. P. Estudo de uma experiência de Lesson Study Híbrido na formação docente em matemática: contribuições de/para uma didática em ação. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 19., 2018, Salvador. Anais […]. Salvador, BA: UFBA, 2018. p. 1-38.

FIORENTINI, D.; HONORATO, A. H. A.; DE PAULA, A. P. M. Experiências de aprendizagem docente na gestão colaborativa do ensino-aprendizagem de matemática baseado em tarefas exploratórias. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 42, p. 1-30, 2023.

GONÇALVES, K. V.; FIORENTINI, D. Origens e traduções culturais do lesson study como processo formative e investigativo do professor que ensina matemática. SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LESSON STUDY NO ENSINO DE MATEMÁTICA, 2., 2023. Anais […]. Editora da Universidade Federal da Fronteira Sul, 2023.

LAVE, J.; WENGER, E. Situated learning: Legitimate peripheral participation. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

LEWIS, C. How does lesson study improve mathematics instruction?. ZDM - Mathematics Education, v. 48, n. 4, p. 571-580, 2016.

LOSANO, A. L.; FERRASSO, T. O.; DE PAULA, A. P. M.; FIORENTINI, D. Experiência de Lesson Study Híbrido na formação continuada de professores que ensinam matemática: o caso do Grupo de Sábado/Unicamp. In: PINA NEVEZ, R.; FIORENTINI, D. (org.). Seminário Internacional de Lesson Study. Vitória: Edifes Parceria, 2022,p. 203-210.

OLIVER, A.; SMILEY, T. What are sets and what are they for? Philosophical Perspectives, v. 20, p. 123-155, 2006.

PONTE, J. P.; BAPTISTA, M.; VELEZ, I.; COSTA, E. Aprendizagens profissionais dos professores através dos estudos de aula. Perspectivas da Educação Matemática, v. 5, p. 7-24, 2012.

PONTE, J. P.; BROCADO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas na sala de aula. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

QUARESMA, M.; PONTE, J. P. Comunicação, tarefas e raciocínio: aprendizagens profissionais proporcionadas por um estudo de aula. Zetetiké, Campinas, v. 23, n. 2, p. 297-310, 2015.

RIESSMAN, C. K. Narrative méthodos for the human/Sciences. California (EUA): SAGE Publications, 2008.

STEWART, I. Professor Stewart’s incredible numbers. Great Britain: Profile Books LTD, 2015.

XU, H.; PEDDER, D. Lesson Study e an international review of the research. In: DUDLEY. P. (Ed.), Lesson Study: Professional learning for our time. London: Routledge, p. 29-58, 2014.

YUVAL-DAVIS, N. Belonging and the politics of belonging. Patterns of Prejudice, v. 40, n. 3, p. 197-214, 2006.

Publicado

2023-12-19

Cómo citar

de Paula, A. P. M., & Fiorentini, D. (2023). Aprendizagens e aprendizados de um professor-pesquisador ao participar de uma experiência de Lesson Study sobre o sentido de zero. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(29), 386–405. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.29.386-405