TEMÁTICAS NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.17.45-60Abstract
Este artigo refere-se à investigação sobre temáticas no Currículo de Matemática. Ao propor o trabalho com temas de interesse, busca-se desenvolver assuntos importantes tanto para a formação
dos estudantes, quanto para o desenvolvimento dos conteúdos matemáticos do Ensino Médio. Para auxiliar na escolha de tais temas, foi realizada uma pesquisa de base qualitativa, a qual possibilitou estabelecer um conjunto de critérios que teve como fundamentação teórica as pesquisas de
Skovsmose, Doll Jr. e Silva. O objetivo deste artigo é apresentar os possíveis temas que podem ser explorados no Ensino Médio, na disciplina de Matemática, visando revisar, aprofundar ou construir conceitos matemáticos. O estudo permitiu elaborar uma classificação para os temas, buscando auxiliar no planejamento do professor que se propõe a utilizar essa estratégia em sala de aula. Como resultado da pesquisa, indica-se um caminho para prática docente, por meio de uma exemplificação, com a
temática Político-Social.