Verificação da autenticidade de uma situação-problema vivenciada no âmbito da Modelagem Matemática
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.33.9940Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar a autenticidade de uma atividade de Modelagem Matemática proposta em uma turma do curso de Licenciatura em Matemática na disciplina “Modelagem Matemática” ofertada no Instituto Federal Campus São Raimundo Nonato – PI. O trabalho organizou-se em três etapas, a saber: (1) realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre as definições da Modelagem Matemática de acordo com diferentes autores da área, o planejamento de atividades dessa natureza, suas fases/etapas, bem como um estudo sobre o que é autenticidade e como avaliar o nível de autenticidade no âmbito da Modelagem Matemática; (2) elaborou-se a metodologia com base na pesquisa qualitativa, para investigar, por meio de uma situação-problema, vivenciada em sala de aula concomitantemente com os alunos e o professor e o nível de autenticidade da atividade desenvolvida; (3) discutiu-se a experiência vivenciada e avaliou-se o nível de autenticidade da atividade. Com isso, percebeu-se que, de acordo com o design proposto por Almeida e Omodei (2022), alcançou-se um nível 2 (intermediário) de autenticidade. No entanto, os discentes poderiam ter alcançado um nível maior, caso tivessem utilizado ferramentas matemáticas, empíricas e tecnológicas (softwares) que tinham a disposição, bem como se houvessem extrapolado a situação-problema para contextos externos. Portanto, percebe-se que a investigação, além do interesse e questionamentos oportunizados aos discentes (professores em formação), tem o fito de fomentar, por parte de professores, um melhor planejamento de atividades dessa natureza.
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