Verificação da autenticidade de uma situação-problema vivenciada no âmbito da Modelagem Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.33.9940

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar a autenticidade de uma atividade de Modelagem Matemática proposta em uma turma do curso de Licenciatura em Matemática na disciplina “Modelagem Matemática” ofertada no Instituto Federal Campus São Raimundo Nonato – PI. O trabalho organizou-se em três etapas, a saber: (1) realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre as definições da Modelagem Matemática de acordo com diferentes autores da área, o planejamento de atividades dessa natureza, suas fases/etapas,  bem como um estudo sobre o que é autenticidade e como avaliar o nível de autenticidade no âmbito da Modelagem Matemática; (2) elaborou-se a metodologia com base na pesquisa qualitativa, para investigar, por meio de uma situação-problema, vivenciada em sala de aula concomitantemente com os alunos e o professor e o nível de autenticidade da atividade desenvolvida; (3)  discutiu-se a experiência vivenciada e avaliou-se o nível de autenticidade da atividade. Com isso, percebeu-se que, de acordo com o design proposto por Almeida e Omodei (2022), alcançou-se um nível 2 (intermediário) de autenticidade. No entanto, os discentes poderiam ter alcançado um nível maior, caso tivessem utilizado ferramentas matemáticas, empíricas e tecnológicas (softwares) que tinham a disposição, bem como se houvessem extrapolado a situação-problema para contextos externos. Portanto, percebe-se que a investigação, além do interesse e questionamentos oportunizados aos discentes (professores em formação), tem o fito de fomentar, por parte de professores, um melhor planejamento de atividades dessa natureza.

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Biografia do Autor

Yasmim Paes Landim de Oliveira, Instituto Federal do Piauí

Discente do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal campus São Raimundo Nonato.

Mateus Souza Galvão, Instituto Federal do Piauí

Docente do curso de Licenciatura em Matemática. Instituto Federal do Piauí, campus São Raimundo Nonato. E-mail: mateus.galvao@ifpi.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0009-0002-3064-3288

Lucília Batista Dantas Pereira, Universidade de Pernambuco

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal da Paraíba (1992), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Embora tenha formação na área de Engenharia, sempre lecionou disciplinas na área de matemática. Começou como professora substituta na UERJ, lecionando a disciplina Equações Diferenciais para os cursos de Matemática e física. Em seguida, como professora efetiva da Universidade do Vale do Paraiba - UNIVAP, lecionou as disciplinas matemática básica, cálculo diferencial e integral I e II, cálculo numérico, álgebra linear e Equações diferenciais, para os cursos de Engenharia da UNIVAP. Atualmente, é professora Adjunta da Universidade de Pernambuco - UPE do curso de Licenciatura em Matemática, lecionando disciplinas também na área de matemática. Tendo participado efetivamente das orientações de Trabalho de Conclusão de Curso, a maioria, na área de matemática. Líder do Grupo de Pesquisa Estudos Matemáticos e suas tendências. Professora e Orientadora do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT-UNIVASF.

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Publicado

30-04-2025

Como Citar

Paes Landim de Oliveira, Y., Souza Galvão, M., & Batista Dantas Pereira, L. (2025). Verificação da autenticidade de uma situação-problema vivenciada no âmbito da Modelagem Matemática. Revista Paranaense De Educação Matemática, 14(33), 01–24. https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.33.9940

Edição

Seção

Artigos Científicos