Desafios docentes ao ensinar figuras geométricas planas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.32.9588

Resumo

Este artigo faz parte de uma dissertação em andamento, intitulada “Inovação da literatura por meio da tecnologia: um e-book animado e interativo para o ensino de figuras geométricas planas”. O objetivo deste trabalho é de identificar o conhecimento dos professores sobre o ensino de figuras geométricas planas, os recursos pedagógicos que utilizam e as dificuldades enfrentadas nesse contexto. A pesquisa adota a metodologia de pesquisa-ação prática e utiliza um questionário semiaberto aplicado a professores egressos de diferentes cursos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). A análise descritiva e parte fundamentada no MTSK, revelou que os professores participantes da pesquisa utilizam parcialmente de recursos pedagógicos, com a maioria empregando tecnologias como vídeos e jogos educativos, enquanto uma minoria usa literatura infantil devido à falta de recursos ou conhecimento interdisciplinar. Eles enfrentam algumas dificuldades no ensino de figuras geométricas planas, especialmente no Conhecimento das Características de Aprendizagem de Matemática (Knowledge of Features of Learning Mathematics–KFLM) e no Conhecimento de Tópicos Matemáticos (Knowledge of Topics–KoT), o que pode afetar a compreensão dos alunos quanto o ensino de figuras geométricas planas.

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Biografia do Autor

Anderson Ramirez, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestrando em Educação Científica e Matemática na UEMS (2023). Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário da Grande Dourados/UNIGRAN, em Matemática e Letras - habilitação em Português/Espanhol pelo Centro Universitário UNIFAVENI. Especialista em Educação Especial, Inclusiva e Libras pela Faculdade Estratego, em Gestão Escolar e em Novas Tecnologias Educacionais pela Faculdade Venda Nova Imigrante/FAVENI e em Educação Ambiental pela Faculdade Intervale. Atualmente é professor de Matemática e RA - Matemática da rede estadual de ensino da Escola Estadual Eufrazia Fagundes Marques da Cidade de Aral Moreira - MS e membro do grupo TeiaMat- Teia de Pesquisas em Educação Matemática - UFGD.

Edvonete Souza de Alencar, Universidade de Brasília- Faculdade de Educação

Pós-doutora em Educação pela Universidade de Sevilha (2024). Doutora em Educação Matemática pela PUC-SP (2016). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2012) , licenciada em Pedagogia pela Universidade Braz Cubas (2005) e em Matemática pela Universidade Metropolitana de Santos (2013). Atualmente é Professora Adjunta ( nível III ) do Magistério Superior na Universidade de Brasília -Faculdade de Educação(2024). Trabalhou na Universidade Federal de Grande Dourados-UFGD - na Faculdade de Educação - FAED. (2015-2024) É professora permanente do Programa de Mestrado Educação Científica e Matemática - UEMS e do Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática - UFGD. Atuou por 12 anos no ensino fundamental do Governo do Estado de São Paulo e por 9 anos como professora de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de São Paulo. Foi professora do Curso Clarentiano para concurso e do Grupo Censupeg de Pos graduação. Especialista em Direito Educacional, em Educação Infantil e em Formação de Professores para o Ensino Superior. Vice-líder do grupo TeiaMat- Teia de Pesquisas em Educação Matemática - UFGD. Pesquisadora integrante do grupo de trabalho - GT01- Educação Matemática na Educação Infantil e anos iniciais da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM. Membro da Diretoria Nacional da SBEM. Membro do Observatório Internacional de Inclusão , Interculturalidade e Inovação Pedagógica. Membro da Red Iberoamericana MTSK. Diretora Brasil da Rede MTSK. Membro da Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia. Foi chefe de investigações na diretoria Brasil na Rede Iberoamericana de Educação Positiva Inclusiva (2020-2021) Foi bolsista pesquisador iniciante da UFGD no segundo semestre de 2017. Foi editora chefe da Tangram Revista de Educação Matemática (2018 -2023). É editora chefe da Educação Matemática em Revista (2022) . Atua principalmente nos seguintes temas: educação matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil,educação estatística, geometria, educação inclusiva, campo conceitual multiplicativo, formação de professores , ensino de ciências , divulgação científica, modelagem matemática e educação.

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Publicado

30-12-2024

Como Citar

Ramirez, A., & Souza de Alencar, E. (2024). Desafios docentes ao ensinar figuras geométricas planas . Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(32), 1–20. https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.32.9588

Edição

Seção

Artigos Científicos