Desafios docentes ao ensinar figuras geométricas planas
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.32.9588Resumo
Este artigo faz parte de uma dissertação em andamento, intitulada “Inovação da literatura por meio da tecnologia: um e-book animado e interativo para o ensino de figuras geométricas planas”. O objetivo deste trabalho é de identificar o conhecimento dos professores sobre o ensino de figuras geométricas planas, os recursos pedagógicos que utilizam e as dificuldades enfrentadas nesse contexto. A pesquisa adota a metodologia de pesquisa-ação prática e utiliza um questionário semiaberto aplicado a professores egressos de diferentes cursos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). A análise descritiva e parte fundamentada no MTSK, revelou que os professores participantes da pesquisa utilizam parcialmente de recursos pedagógicos, com a maioria empregando tecnologias como vídeos e jogos educativos, enquanto uma minoria usa literatura infantil devido à falta de recursos ou conhecimento interdisciplinar. Eles enfrentam algumas dificuldades no ensino de figuras geométricas planas, especialmente no Conhecimento das Características de Aprendizagem de Matemática (Knowledge of Features of Learning Mathematics–KFLM) e no Conhecimento de Tópicos Matemáticos (Knowledge of Topics–KoT), o que pode afetar a compreensão dos alunos quanto o ensino de figuras geométricas planas.
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