O ser-com tecnologias digitais manifestado por licenciandos em Matemática em uma atividade de Modelagem Matemática
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.33.9451Resumo
Este relato apresenta uma atividade de Modelagem Matemática desenvolvida com estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática habituados a realizar atividades de caráter investigativo. A atividade foi inspirada por um contexto real, não matemático, acerca de um assunto que vem causando impactos positivos na sociedade e no meio ambiente, a utilização de energia solar fotovoltaica. O intuito deste trabalho é descrever o desenvolvimento da atividade que se encaminhou para uma investigação matemática, bem como as estratégias utilizadas pelos estudantes e as discussões que emergiram nos grupos, tecendo reflexões. Constatamos de maneira significativa o papel desempenhado pelas tecnologias digitais, em especial pelos softwares de plotagem gráfica, no decorrer de todo o processo de investigação na atividade, bem como o modo natural como se desenhou sua utilização no decorrer da resolução do problema, denotando um ser-com tecnologias em sala de aula por parte dos modeladores. Destacamos, ainda, a importância da interação entre estudantes, professores mediadores e as tecnologias digitais que propiciou um ambiente de construção de conhecimentos, não só, mas principalmente, matemáticos.
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