O ser-com tecnologias digitais manifestado por licenciandos em Matemática em uma atividade de Modelagem Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.33.9451

Resumo

Este relato apresenta uma atividade de Modelagem Matemática desenvolvida com estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática habituados a realizar atividades de caráter investigativo. A atividade foi inspirada por um contexto real, não matemático, acerca de um assunto que vem causando impactos positivos na sociedade e no meio ambiente, a utilização de energia solar fotovoltaica. O intuito deste trabalho é descrever o desenvolvimento da atividade que se encaminhou para uma investigação matemática, bem como as estratégias utilizadas pelos estudantes e as discussões que emergiram nos grupos, tecendo reflexões. Constatamos de maneira significativa o papel desempenhado pelas tecnologias digitais, em especial pelos softwares de plotagem gráfica, no decorrer de todo o processo de investigação na atividade, bem como o modo natural como se desenhou sua utilização no decorrer da resolução do problema, denotando um ser-com tecnologias em sala de aula por parte dos modeladores. Destacamos, ainda, a importância da interação entre estudantes, professores mediadores e as tecnologias digitais que propiciou um ambiente de construção de conhecimentos, não só, mas principalmente, matemáticos.

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Biografia do Autor

Vitória Fenilli Vidaletti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda em Educação em Ciências e Educação Matemática, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste, campus Cascavel. E-mail: vitoria_fenilli@hotmail.com – ­ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2273-645X

Thalia Falquievicz Corassa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda em Educação em Ciências e Educação Matemática, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste, campus Cascavel. E-mail: thaliacorassa@gmail.com – ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5752-4871.

Rodolfo Eduardo Vertuan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Toledo, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UTFPR, campus Londrina e Cornélio Procópio, e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática da Unioeste, campus Cascavel. E-mail: rodolfovertuan@yahoo.com.br – ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0695-3086

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Publicado

30-04-2025

Como Citar

Fenilli Vidaletti, V., Corassa, T. F., & Eduardo Vertuan, R. (2025). O ser-com tecnologias digitais manifestado por licenciandos em Matemática em uma atividade de Modelagem Matemática. Revista Paranaense De Educação Matemática, 14(33), 01–22. https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.33.9451

Edição

Seção

Relatos de Experiência