Plataforma Genia

possibilidades de uso por estudantes de graduação de Licenciatura em Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.32.9421

Resumo

A busca por recursos tecnológicos que otimizem o ensino e a aprendizagem da matemática é constante. Nesse contexto, a plataforma GenIA surge como uma possibilidade na criação de Objetos de Aprendizagem (OA), sem a necessidade de conhecimento prévio em linguagens de programação. Esta pesquisa, com abordagem qualitativa, investigou as possibilidades da GenIA para estudantes do Curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), Campus Curitiba. A pesquisa se fundamentou em dois instrumentos:  acompanhamento detalhado da interação dos estudantes com a GenIA, observando suas experiências e evolução e coleta de dados aprofundados sobre as percepções e avaliações dos estudantes em relação à plataforma (questionário estruturado). Os resultados demonstraram que mesmo sem conhecimento prévio em linguagens de programação, os estudantes de licenciatura em matemática foram capazes de criar OA na plataforma. Eles reconheceram o potencial da ferramenta para tornar as aulas mais interativas e auxiliá-los na formação docente.

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Biografia do Autor

Rafael Strogenski Silva Soares, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestrando em Educação Matemática, possui graduação em Bacharelado em Segurança Pública pela Academia Policial Militar do Guatupê (2012). Licenciado em Letras Inglês e Matemática pela UFPR e Uninter respectivamente com experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas e ensino de Matemática.Participante do GPTEM (Grupo de Pesquisa Tecnologias na Educação Matemática)

Leticia Carla de Carvalho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Especialista em Neurociência do Desenvolvimento e Tecnologias Aplicadas à Educação pela Faculdade Descomplica (2022). Graduada em Matemática pela Faculdade Educacional da Lapa (2019). Na área tecnologica possui graduação em Tecnologia em Gestão da Manufatura pela UTFPR (2009) e especialização em Engenharia de Manutenção pela PUC-PR (2011). Membro do Grupo de Pesquisa sobre Tecnologias na Educação Matemática (GPTEM). Experiência em Matemática, mecânica, eletroeletrônica, pensamento computacional, programação e educação financeira, interesse de pesquisa concentrada nas tecnologias aplicadas à educação, incluindo áreas como Aprendizagem baseada em jogos, desenvolvimento de objetos de aprendizagem, inteligência artificial e pensamento computacional.

Anne Maiara Seidel Luciano, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda pelo PPGFCET na UTFPR sob a orientação do Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke

Marco Aurelio Kalinke, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP, tem pós-doutorado pela Universidade de Milão (Clínica del Lavoro Luigi Devoto), mestrado em Educação pela UFPR e graduação em Matemática pela UTP-PR. É professor Associado DE da UTFPR e membro do corpo docente do do Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da UTFPR. Foi professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da UFPR entre 2011 e 2023. Atuou como Coordenador Adjunto do PPGFCET, presidente da Comissão de Implantação do curso de doutorado no mesmo programa, presidente da comissão de Internacionalização, membro de diversas outas comissões e colegiados tanto na graduação quanto na pós-graduação. Foi membro da Comissão Central para Homologação dos Processos de Reconhecimento de Diplomas Stricto Sensu. Atualmente é presidente da comissão de Seleção do PPGFCET, professor responsável pelas atividades de internacionalização do Curso de Licenciatura em Matemática e membro do Conselho do Campus Curitiba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Matemática e Formação de Professores, atuando principalmente com: tecnologia educacional, internet e educação, tecnologias digitais em processos de ensino e aprendizagem de Matemática. É membro líder do GPTEM: Grupo de Pesquisa sobre Tecnologias na Educação Matemática e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores (GEForProf). Participa do Grupo de Pesquisa em Inovação e Tecnologias na Educação (GPINTEDUC). Contemplado no Edital Universal, Chamada CNPq/MCTI N 10/2023.

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Publicado

30-12-2024

Como Citar

Strogenski Silva Soares, R., Carla de Carvalho, L., Maiara Seidel Luciano, A., & Aurelio Kalinke, M. (2024). Plataforma Genia : possibilidades de uso por estudantes de graduação de Licenciatura em Matemática . Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(32), 1–18. https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.32.9421

Edição

Seção

Artigos Científicos