Conhecendo a Natureza
uma experiência didática baseada na pesquisa em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.9367Resumo
No presente artigo objetiva-se relatar uma experiência didática que utilizou como pressuposto teórico-metodológico a Pesquisa em Sala de Aula. As atividades foram desenvolvidas em um componente curricular denominado Iniciação Científica, com a participação de 25estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, localizada no estado do Rio Grande do Sul. Apresentaram-se as etapas de desenvolvimento da Pesquisa em Sala de Aula, detalhamento das atividades realizadas pelos participantes, discussão de pontos considerados essenciais e as considerações finais. Conclui-se que a Pesquisa em Sala de Aula é uma das formas de organização do trabalho pedagógico que pode contribuir para que os estudantes atinjam novo patamar de conhecimento sobre um determinado assunto, em particular, a natureza.
Downloads
Referências
ARAUJO, G. J. F. Pesquisa na sala de aula: uma alternativa aos desafios da educação contemporânea. Revista Brasileira do Ensino Médio. Ipojuca, v. 3, p. 33-44, 2020. Disponível em http://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/30
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília, 565 p. 2013. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192
BRASIL. Lei n º 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Institui alterações na lei 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília – DF, ano 154, n. 35, p. 208-223. 16 fev. 2017. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm
CARVALHO, A. M. P. Pesquisa em sala de aula: um importante fator na formação do professor. Perspectiva. Florianópolis, v. 10, n. 17, p. 47-57, 1992. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/9148
CAZZANELLI, P.; LIMA, V. M. R. Pesquisa em sala de aula: relato de estudo sobre vacinas desenvolvido com estudantes de 7º ano do Ensino Fundamental. Experiências em Ensino de Ciências. Cuiabá, v. 16; n. 1, p. 10-25, 2021. Disponível em https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/756
FURMAN, M. Educar mentes curiosas: la formación del pensamiento cintifico y tecnológico en la infancia: documento básico. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Santillana, 2016.
GALLE, L. A. V.; PAULETTI, F.; RAMOS, M. G. Pesquisa em sala de aula: os interesses dos estudantes manifestados por meio de perguntas sobre a queima da vela. Acta Scientiae. Canoas, v. 18, n. 2, p. 498-516, mai./ago. 2016. Disponível em https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/12088/2/Pesquisa_em_Sala_de_Aula_os_interesses_dos_estudantes_manifestados_por_meio_de_perguntas_sobre_a_queima_da_vela.pdf
GOULART, A. O. F. Avaliação da aprendizagem na pesquisa na sala de aula: um relato de experiência. Revista Amazônica de Ensino de Ciências. Manaus, v. 7, n. 14, p. 215-221, jul./dez. 2014. Disponível em http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/139
GOULART, A. O. F.; MAIA, E. Reflexões sobre a pesquisa na sala de aula: contribuições para o ensino de ciências. Revista Ciências e Ideias. Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 121-138, mai./ago. 2017. Disponível em https://revistascientificas.ifrj.edu.br/revista/index.php/reci/article/view/634
GRILLO, M.; ENRICONE, D.; MATTEI, P; FERREIRA, J.B. Ensino e pesquisa com pesquisa em sala de aula. Unirevista. Porto Alegre, v. 1, n. 2, p. 1-11, 2006. Disponível em https://faculdadebarretos.com.br/wp-content/uploads/2015/11/pesquisa-sala-de-aula2.pdf
GUIDOTTI, C. S.; ARAUJO, R. R. Mostras de Ciências na escola: aspectos teórico-práticos da pesquisa em sala de aula. Revista Insignare Scientia. Chapecó, v. 3, n. 3, p. 46-63, 2020. Disponível em https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11777
MORAES, Roque ; GALIAZZI, Maria Do Carmo ; RAMOS, Maurivan G. Pesquisa em sala de aula: fundamentos e pressupostos. In: MORAES, Roque; LIMA, Valderez Marina do Rosário. (Org.). Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. 3. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012, v. único, p. 11-20.
NININ, M. O. G. Pesquisa na escola: Que espaço é esse? O do conteúdo ou do pensamento crítico? Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 1, n. 48, p. 17-35, 2008. Disponível em https://www.scielo.br/j/edur/a/WDPY8vpBS4WhGyLK9n5cX3L/?format=pdf&lang=pt
REGINATO, A. E.; AMARAL-ROSA, M. P.; LIMA, V. M. R. Contribuições da pesquisa em sala de aula para a formação integral: percepções de egressos do Ensino Médio. Revista Insignare Scientia. Chapecó, v. 3, n. 3, p. 118-139, 2020. Disponível em https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/20623/2/Contribuies_da_pesquisa_em_sala_de_aula_para_formao_integral_percepes_de_egressos_do_Ensino_Mdio.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Paranaense de Educação Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.