Formação de Professores de Matemática e o Currículo de Inteligência Artificial da Educação Básica - Unesco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.9245

Resumo

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente no cotidiano de uma sociedade da informação e de conhecimentoe são inúmeras ferramentas noticiadas pelas mídias, voltadaspara diferentes áreas, dentre elas a Educação. Assim, iniciativas como a elaboração dorelatório da Unesco, que elenca, entre outros aspectos, o conteúdo curricular de IA, poderão contribuir para repensar as competências digitais necessárias aos docentes que irão atuar na Educação Básica. Diante disso, a pergunta que norteou esse estudo foi: quais competências digitais estão presentes na BNC-Formação, BNC-Formação Continuada, CNE/CP n.°1 e CNE/CES 1.302e como elas poderiam ser relacionadas com as categorias e áreas temáticas do Currículo de IA para Educação Básica proposto pela Unesco? E seu objetivo geral: analisar quais competências digitais para docentes estão presentes na BNCC-Formação, BNCC-Formação Continuada,CNE/CP n.°1 e CNE/CES 1.302de forma a relacioná-las com as categorias e áreas temáticas do Currículo de Inteligência Artificial para Educação Básica proposto pela Unesco. Ademais, caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e foi utilizada como estratégia de investigação a Teoria Fundamentada. Ao final, foi possível constatar que a competência digital com maior incidência na BNC-Formação e BNC-Formação Continuada foi a Pedagógica, que pode ser relacionada com a categoria Fundamentos de IA, e que há evidências de que a utilização do Pensamento Computacional associado ao currículo de matemática poderia contribuir para tratativa da IA na formação inicial e continuada do professor de matemática, porém, não apenas apresentada de forma básica.

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Biografia do Autor

Edna Duarte, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutora em Ensino de Ciências e Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, na área de concentração Tecnologias Digitais pela Universidade Cruzeiro do Sul. Pós-graduação em Tecnologias em Segurança de Sistemas e Ambientes pela FASP, Graduação em Gestão de Tecnologia da Informação pela Estácio e em Licenciatura em Matemática pela FAINAM. Atua como professora titular no Doutorado e Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências ofertado pela Universidade Cruzeiro do Sul, ademais é professora no Curso Superior Tecnológico em Segurança da Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Jogos Digitais na FATEC São Caetano do Sul. Realiza pesquisas, principalmente com os seguintes temas: ambientes virtuais colaborativos, TICs aplicadas à educação, objetos de aprendizagem, jogos digitais, enfoque histórico-cultural e as Tecnologias de Informação e Comunicação, Educação à distância, Ensino e Aprendizagem Mediados por Computador, Formulação de Problemas, Resolução de Problemas, Universidade Corporativa, Educação Profissional Tecnológica, Inteligência Artificial, Educação Científica e Divulgação utilizando as Tecnologias Digitais, Metodologias Ativas, Pensamento Computacional, entre outros assuntos.

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Publicado

30-08-2024

Como Citar

Duarte, E. (2024). Formação de Professores de Matemática e o Currículo de Inteligência Artificial da Educação Básica - Unesco. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(31), 1–25. https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.9245

Edição

Seção

Artigos Científicos