Pensamento Crítico e Criativo no contexto de uma oficina de Geometria
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.416-434Resumo
Este estudo de natureza qualitativa teve o objetivo de analisar possíveis indícios do Pensamento crítico e criativo em matemática nas resoluções de tarefas de Geometria. A coleta de dados foi realizada durante uma oficina no evento “VI Ágora Matemática”, promovido pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR. A oficina teve o intuito de explorar questões de Geometria referentes ao 5º e 6º anos da 1ª edição da Prova Paraná, no ano de 2022. Os participantes da oficina foram quinze estudantes do curso de Formação de Docentes de um colégio da cidade de Campo Mourão, PR. Neste estudo foram analisadas as resoluções das tarefas registradas por meio de imagens, relatos dos participantes e um questionário. Os resultados apontam indícios sobre a relevância de oportunizar espaços formativos com temáticas específicas da matemática, para que futuros professores tenham a possibilidade de explorar intervenções didáticas em que possam mobilizar o Pensamento crítico e criativo em suas aulas.
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