Pensamento Crítico e Criativo no contexto de uma oficina de Geometria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.416-434

Resumo

Este estudo de natureza qualitativa teve o objetivo de analisar possíveis indícios do Pensamento crítico e criativo em matemática nas resoluções de tarefas de Geometria. A coleta de dados foi realizada durante uma oficina no evento “VI Ágora Matemática”, promovido pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR. A oficina teve o intuito de explorar questões de Geometria referentes ao 5º e 6º anos da 1ª edição da Prova Paraná, no ano de 2022.  Os participantes da oficina foram quinze estudantes do curso de Formação de Docentes de um colégio da cidade de Campo Mourão, PR. Neste estudo foram analisadas as resoluções das tarefas registradas por meio de imagens, relatos dos participantes e um questionário. Os resultados apontam indícios sobre a relevância de oportunizar espaços formativos com temáticas específicas da matemática, para que futuros professores tenham a possibilidade de explorar intervenções didáticas em que possam mobilizar o Pensamento crítico e criativo em suas aulas.

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Biografia do Autor

Renata Camargo dos Passos Barros, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (1999) e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - Unespar - Campo Mourão (2021). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE-UEM). Membro do grupo de pesquisa Educação Escolar, Formação e Teoria Crítica. Possui experiência com o software GeoGebra e na produção de vídeos digitais em Educação Matemática. Atualmente professora da educação básica na rede privada de ensino.

Cristiane dos Santos Oliveira, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (2000). Doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidades Estadual de Londrina. Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual do Paraná (2021). Especialista em Psicopedagogia (2011), Atendimento Educacional Especializado (2018) e Metodologia do Ensino da Matemática (2019). Experiência em formação de professores na área da Educação Matemática. Atuou na coordenação pedagógica da área de Matemática desenvolvendo formação continuada com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Maringá. Tem experiência na área de Educação, Alfabetização, Educação Infantil, atendimento a alunos com transtornos de aprendizagem, Metodologia do Ensino da Matemática com ênfase em Educação, coordenação pedagógica e formação de professores. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Formação de Professores que Ensinam Matemática (GEPEFOPEM-UEL) (Texto informado pelo autor)

Luan Padilha dos Santos, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutorado em andamento em Educação para a Ciência e a Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM, da Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PRPGEM (Mestrado Acadêmico) da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Campus de União da Vitória. Especialista em Metodologias do Ensino de Matemática pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante. Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Campus de União da Vitória. É membro do Grupo de Estudos sobre Prática e Tecnologia na Educação Matemática e Estatística - GEPTEMatE, da Universidade Estadual do Paraná. É membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geometria - GPEG, da Universidade Estadual de Maringá. Membro do GT 14 - Didática da Matemática, da SBEM. Membro da equipe técnica da Revista Vitruvian Cogitationes. Professor do Curso Pensamento Computacional na Construção de Jogos com o Scratch. Integrante do projeto de robótica Lapidando Joias: um resgate ao futuro. (Texto informado pelo autor)

Mariana Moran, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em Matemática, Mestrado e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente, é Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá. Compõe o corpo docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática - PRPGEM da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR e também é professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Pós-doutorado em andamento pela Universidade de Grenoble Alpes (UGA) na França (2023/2024). É líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geometria - GPEG que estuda o ensino da Geometria e a Didática da Matemática. Membro fundadora e atual Coordenadora Adjunta (2021-2024) do GT14 - Didática da Matemática da SBEM; faz parte do Conselho Editorial da Revista Paranaense de Educação Matemática - RPEM (qualis B1); membro da Comissão de Ensino e Extensão do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá; atual Coordenadora de Estágios do curso de Matemática e atual chefe da Divisão de Estágios da Universidade Estadual de Maringá. Atualmente (2022-2025) é Primeira Secretária da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - regional Paraná (SBEM/PR). (Texto informado pelo autor)

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Publicado

09-05-2024

Como Citar

Barros, R. C. dos P., dos Santos Oliveira, C. ., Padilha dos Santos, L., & Moran, M. . (2024). Pensamento Crítico e Criativo no contexto de uma oficina de Geometria. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(30), 416–434. https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.416-434

Edição

Seção

Relatos de Experiência