Professores Iniciantes que Ensinam Matemática e seus dizeres sobre a Docência

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DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.75-92

Resumo

Este artigo problematiza os dizeres sobre a docência dos professores iniciantes que ensinam Matemática, egressos de um curso de licenciatura em Matemática.  A materialidade da pesquisa é constituída dos dados produzidos em um questionário organizado no Google Forms, respondido por catorze professores em início da docência. Os ditos descrevem sobre os desafios, as dificuldades, os sentimentos e as possibilidades do exercício profissional no ensino presencial e no ensino remoto, no que tange a (in)disciplina dos estudantes e interesse pela aprendizagem; os modos de comunicação produzidos na pandemia; a insatisfação, as preocupações e a esperança, que ultrapassam as dimensões do conhecimento, nos modos de ser e de se conduzir diante do contexto escolar, dos alunos e das aulas. Considera-se a impossibilidade de separação entre o professor e a pessoa, para que se produza movimentos de pensamento e compromisso com a docência.

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Biografia do Autor

Marta Cristina Pozzobon, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Pós-
-doutoramento em Educação pela Universidade de Lisboa, Portugal. Professora dos cursos de Licenciatura em Matemática e Mestrado em Educação Matemática, do Programa de Pós-
-graduação em Educação Matemática, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Líder do Grupo de Pesquisa: Grupo de Docências, Formação e Educação Matemática (GDFEM). Realiza pesquisa em Educação Matemática, formação e docência(s) de professores que ensinam Matemática na Educação Básica.

Gabriela Dutra Rodrigues Conrado, Instituto Federal da Paraíba - IFPB

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática (PPGEDUM-PUCRS). Mestra em Educação Matemática pela PPGEMAT-UFPel. Graduada em Licenciatura em Ciências Exatas – ênfase em Matemática (UNIPAMPA). Participa do projeto de pesquisa sobre A constituição da docência do professor iniciante que ensina Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Atualmente é docente de Ensino Básico Técnico e Tecnológico do IFPB – Campus Sousa.

Letiane Oliveira da Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutoranda em Educação em Ciências (PPGEC-FURG) atuando na linha de pesquisa Discursos, Culturas e Subjetividades na Educação em Ciências, participa do grupo de estudos Sexualidade e Escola (GESE). Mestra em Educação Matemática (PPGEMAT-UFPel), atuou na linha de Pesquisa História, Currículo e Cultura na Educação Matemática. Professora de Educação Básica nos níveis Fundamental e Médio, atuando na rede municipal de Pelotas/RS.

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Publicado

09-05-2024

Como Citar

Pozzobon, M. C., Dutra Rodrigues Conrado, G., & Oliveira da Fonseca, L. (2024). Professores Iniciantes que Ensinam Matemática e seus dizeres sobre a Docência. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(30), 75–92. https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.75-92

Edição

Seção

Artigos Científicos